CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / Premiações / A MAIOR PREMIAÇÃO DO CINEMA MUNDIAL!

Oscar 2022: Quem vence o prêmio de Melhor Ator? Conheça os indicados e vote!

Cerimônia de entrega dos prêmios acontece no próximo domingo (27)

Redação Publicado em 20/02/2022, às 21h30 - Atualizado em 26/03/2022, às 21h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Benedict Cumberbatch, Andrew Garfield e Will Smith estão entre os indicados à categoria de Melhor Ator do Oscar 2022 - Divulgação
Benedict Cumberbatch, Andrew Garfield e Will Smith estão entre os indicados à categoria de Melhor Ator do Oscar 2022 - Divulgação

No próximo domingo, dia 27 de março, conheceremos os vencedores da 94ª Cerimônia do Oscar, premiação criada e organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para homenagear as melhores produções e os melhores profissionais da indústria cinematográfico a cada ano.

Neste ano, a categoria de Melhor Ator já aparece com um favorito desde o início da temporada: Will Smith, por sua atuação em "King Richard: Criando Campeãs". O ator venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator em Drama, o que não quer dizer muita coisa, já que a premiação está desprestigiada, mas por ser um queridinho da indústria e, por alguns acreditarem que sua hora finalmente chegou, Smith vem forte. Esta é a sua terceira indicação ao Oscar: a primeira aconteceu em 2001, pelo drama esportivo "Ali", e a segunda em 2006, pelo drama "À Procura da Felicidade".

Outro ator que também já tem prêmio na atual temporada é Andrew Garfield. O vencedor do Globo de Ouro de Melhor Ator em Musical/Comédia por sua atuação em "tick, tick... BOOM!" conseguiu sua segunda indicação ao Oscar em 2022. A primeira aconteceu em 2017, pelo drama de guerra "Até o Último Homem". Mesmo que não vença, o ator só tem o que comemorar o ano de 2021 graças ao sucesso de sua participação em "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa".

Benedict Cumberbatch também saiu do mundo dos heróis para pintar no Oscar. O intérprete do Doutor Estranho conseguiu sua segunda indicação ao Oscar de Melhor Ator por sua atuação em "Ataque dos Cães"; a primeira foi em 2015, pelo filme "O Jogo da Imitação". Para a crítica norte-americana, Cumberbatch é o favorito, onde vem colecionando prêmios, e nas casas de apostas é o grande adversário de Will Smith. Será que a Netflix vai conseguir emplacar sua vitória?

Enquanto alguns tentam levar sua primeira estatueta, o veterano Denzel Washington, indicado por "A Tragédia de Macbeth", já coleciona nove indicações ao Oscar, das quais venceu duas. A primeira foi em 1990, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, pelo filme "Tempo de Glória", e a segunda em 2002, como Melhor Ator por "Dia de Treinamento". Caso vença o seu terceiro Oscar, Denzel Washington se igualará aos atores Jack Nicholson, Daniel Day-Lewis e Walter Brennan, que também têm três estatuetas por atuação.

O quinto nome na categoria de Melhor Ator é o do espanhol Javier Bardem, indicado por sua interpretação como Desi Arnaz pelo filme "Apresentando os Ricardos". É a quarta indicação ao Oscar. O ator venceu em 2008, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, pelo filme "Onde Os Fracos Não Têm Vez". Apesar da chance mínima na categoria, uma certeza é que ele e Penélope Cruz chamarão a atenção dos fotógrafos no tapete vermelho. Que casal!

O Oscar 2022 está vindo aí! Para quem vai a sua torcida na categoria de Melhor Ator?

  • Javier Bardem, por “Apresentando os Ricardos”
  • Benedict Cumberbatch, por “Ataque dos Cães”
  • Andrew Garfield, por “tick, tick… BOOM!”
  • Will Smith, por “King Richard: Criando Campeãs”
  • Denzel Washington, por “A Tragédia de Macbeth”


+ Leia mais sobre o Oscar 2022:


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!