CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / Premiações / PREMIAÇÃO

Oscar 2022: Quem vence o prêmio de Melhor Direção? Conheça os indicados e vote!

Cerimônia de entrega dos prêmios acontece no dia 27 de março e elege os melhores do ano

Redação Publicado em 20/02/2022, às 22h30 - Atualizado em 26/03/2022, às 22h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kenneth Branagh, Ryusuke Hamaguchi, Jane Campion, Paul Thomas Anderson e Steven Spielberg disputam a categoria de Melhor Direção no Oscar 2022 - Getty Images/Jason Kempin/Pascal Le Segretain/Marc Piasecki/Emma McIntyre/Kevin Winter
Kenneth Branagh, Ryusuke Hamaguchi, Jane Campion, Paul Thomas Anderson e Steven Spielberg disputam a categoria de Melhor Direção no Oscar 2022 - Getty Images/Jason Kempin/Pascal Le Segretain/Marc Piasecki/Emma McIntyre/Kevin Winter

No próximo domingo, dia 27 de março, conheceremos os vencedores da 94ª Cerimônia do Oscar, premiação criada e organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para homenagear as melhores produções e os melhores profissionais da indústria cinematográfico a cada ano.

Neste ano, quatro homens enfrentam uma mulher na categoria de Melhor Direção. Jane Campion, de "Ataque dos Cães", ainda se destaca por ser a primeira mulher a ser indicada duas vezes à categoria. A primeira foi em 1994, pelo filme "O Piano". É a favorita da categoria pois já vem colecionando alguns prêmios desde a estreia do longa no Festival de Veneza, onde ganhou o Leão de Prata de Melhor Direção. Se vencer, será a primeira vez que duas diretoras ganharão em dois anos seguidos, já que Chloé Zhao venceu a categoria no ano passado por "Nomadland".

Quem coleciona indicações a Melhor Direção é Steven Spielberg. Sua nomeação à categoria pelo musical "Amor, Sublime Amor" é a oitava da carreira e ele já venceu duas vezes: por "A Lista de Schindler", em 1993, e por "O Resgate do Soldado Ryan", em 1998. É um dos únicos dois norte-americanos indicados a Melhor Direção este ano. Vale lembrar que o último diretor nascido nos Estados Unidos a vencer a categoria foi Damien Chazelle, em 2017, por "La La Land".

Outro norte-americano que tenta levar o Oscar para casa é Paul Thomas Anderson, indicado à categoria pelo filme "Licorice Pizza". Esta é a sua terceira nomeação a Melhor Direção: sua primeira vez foi em 2008, pelo filme "Sangue Negro", e a segunda veio em 2018, pelo filme "Trama Fantasma". Um dos diretores mais respeitados da indústria e mais querido pelos cinéfilos ainda não tem nenhuma estatueta. Será que esse ano vem a primeira?

Enquanto alguns já estão acostumados a aparecer na categoria, Ryūsuke Hamaguchi é o estreante. O diretor de "Drive My Car" é apenas o terceiro diretor japonês a concorrer ao Oscar de Melhor Direção. Antes dele concorreram Hiroshi Teshigahara, em 1965, por "A Mulher da Areia". Ele foi o primeiro asiático indicado na categoria. E Akira Kurosawa, em 1985, por "Ran". Nenhum deles foi premiado. Ryūsuke pode fazer história.

Fechando a categoria, Kenneth Branagh conseguiu um recorde histórico por sua primeira indicação a Melhor Direção por "Belfast". Com as indicações a Melhor Filme, Melhor Roteiro Original e Melhor Direção, Kenneth Branagh atingiu a marca de sete indicações em sete categorias diferentes no Oscar, superando George Clooney e Walt Disney, então os recordistas com seis indicações em seis categorias diferentes. Resta saber se este recorde resultará em algum prêmio, já que o britânico ainda não tem nenhum Oscar.


O Oscar 2022 está vindo aí! Para quem vai a sua torcida na categoria de Melhor Direção?

  • Kenneth Branagh, por “Belfast”
  • Ryusuke Hamaguchi, por “Drive My Car”
  • Paul Thomas Anderson, por “Licorice Pizza”
  • Jane Campion, por “Ataque dos Cães”
  • Steven Spielberg, por “Amor, Sublime Amor”

+ Leia mais sobre o Oscar 2022:


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!