CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / Premiações / A MAIOR PREMIAÇÃO DO CINEMA MUNDIAL!

Oscar 2022: Quem vence o prêmio de Melhor Documentário? Conheça os indicados e vote!

Cerimônia de entrega dos prêmios acontece no próximo domingo (27)

Redação Publicado em 20/02/2022, às 18h30 - Atualizado em 26/03/2022, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quem vence a categoria de Melhor Documentário no Oscar 2022? Conheça os indicados e vote! - Divulgação
Quem vence a categoria de Melhor Documentário no Oscar 2022? Conheça os indicados e vote! - Divulgação

No próximo domingo, dia 27 de março, conheceremos os vencedores da 94ª Cerimônia do Oscar, premiação criada e organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para homenagear as melhores produções e os melhores profissionais da indústria cinematográfico a cada ano.

Dentre os cinco filmes que foram indicados à categoria de Melhor Documentário neste ano, quatro deles sequer foram lançados no Brasil ainda. O que aparece com maiores chances é "Summer of Soul (...ou, Quando a Revolução Não Pôde Ser Televisionada)", disponível no Globoplay.

Seu maior concorrente é "Flee", longa que conseguiu o feito histórico de ser indicado a três categorias no Oscar: além de Melhor Documentário, o filme dinamarquês aparece em Melhor Animação e Melhor Filme Internacional. Pelo número de indicações, o favoritismo é todo dele!

Na sequência, "Attica" conta a história do motim ocorrido na prisão em 1971, que ficou conhecido como "Massacre na prisão de Attica" ou "Rebelião de Attica". O documentário de Stanley Nelson e Traci Curry estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2021.

O quarto indicado é "Ascension", documentário de Jessica Kingdon, que foi premiado no Festibal de Tribeca de 2021 e mostra a busca do sonho chinês por meio das classes sociais, priorizando a produtividade e a inovação. 

Fechando a categoria, aparece o documentário indiano "Writing With Fire", dirigido pelos cineastas Sushmit Ghosh e Rintu Thomas, que mostra as jornalistas que dirigem o jornal liderado por mulheres, Dalit Khabar Lahariya, à medida que passam de 14 anos de impressão para o jornalismo digital por meio do uso de smartphones.

O Oscar 2022 está vindo aí! Para quem vai a sua torcida na categoria de Melhor Documentário?

  • “Ascension”
  • “Attica”
  • “Flee”
  • “Summer of Soul (...or, When the Revolution Could Not Be Televised)”
  • “Writing With Fire”


+ Leia mais sobre o Oscar 2022:


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!