CineBuzz
Cinema / Premiações / A MAIOR PREMIAÇÃO DO CINEMA MUNDIAL!

Oscar 2022: Quem vence o prêmio de Melhor Roteiro Original? Conheça os indicados e vote!

Cerimônia de entrega dos prêmios acontece no dia 27 de março e elege os melhores do ano

Redação Publicado em 20/02/2022, às 19h30 - Atualizado em 26/03/2022, às 19h30

Quem vence a categoria de Melhor Roteiro Original no Oscar 2022? Conheça os indicados e vote! - Divulgação
Quem vence a categoria de Melhor Roteiro Original no Oscar 2022? Conheça os indicados e vote! - Divulgação

No próximo domingo, dia 27 de março, conheceremos os vencedores da 94ª Cerimônia do Oscar, premiação criada e organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para homenagear as melhores produções e os melhores profissionais da indústria cinematográfico a cada ano.

Neste ano, dentre os cinco indicados à categoria de Melhor Roteiro Original, quatro concorrem ao Oscar de Melhor Filme, à exceção de "A Pior Pessoa do Mundo", que concorre na categoria de Melhor Filme Internacional. Dois filmes ainda aparecem na categoria de Melhor Direção: "Belfast" e "Licorice Pizza".

O favorito na categoria é o roteiro escrito por Paul Thomas Anderson para "Licorice Pizza". Esse é o quinto filme do cineasta indicado a alguma categoria de roteiro. Em 1998, ele foi indicado por "Boogie Nights" e, em 2000, por "Magnolia", ambos na categoria de Melhor Roteiro Original. Na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, Paul foi nomeado em 2008, por "Sangue Negro", e em 2015, pelo roteiro de "Vício Inerente". Não venceu em nenhuma. Chegou a hora?

Seu principal concorrente é o roteiro de "Belfast", escrito por Kenneth Branagh, com base nas memórias de sua infância. Essa é a primeira indicação de Kenneth a Melhor Roteiro, o que lhe fez alcançar um feito inédito. Com as indicações a Melhor Filme, Melhor Roteiro Original e Melhor Direção, ele atingiu a marca de sete indicações em sete categorias diferentes no Oscar, superando George Clooney e Walt Disney, então os recordistas com seis indicações em seis categorias diferentes. Resta saber se este recorde resultará em algum prêmio, já que o britânico ainda não tem nenhum Oscar.

Com menos chance, mas nem por isso menos celebrada, aparece dupla norueguesa Joachim Trier e Eskil Vogt, indicada pelo roteiro de "A Pior Pessoa do Mundo". O filme fez sua estreia mundial no Festival de Cannes de 2021, onde rendeu o prêmio de Melhor Atriz a Renate Reinsve.

Para fechar a categoria de Melhor Roteiro Original, aparecem dois candidatos indicados a Melhor Filme e que, mesmo também indicados ao prêmio do Sindicato dos Roteiristas, são considerados azarões na categoria: são os roteiros de Adam McKay e David Sirota por "Não Olhe Para Cima"; e o de Zach Baylin, por "King Richard: Criando Campeãs", baseado na história real do pai das irmãs Venus e Serena Williams, lendas do tênis.

O Oscar 2022 está vindo aí! Para quem vai a sua torcida na categoria de Melhor Roteiro Original?

  • “Não Olhe Para Cima”
  • “Belfast”
  • “King Richard: Criando Campeãs”
  • “The Worst Person in the World”
  • “Licorice Pizza”

 


+ Leia mais sobre o Oscar 2022:

 


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!