CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Santos Film Fest divulga programação completa de sua 8ª edição

Primeira edição presencial desde 2019 acontece entre os dias 21 e 29 de junho

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 10/06/2022, às 11h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Santos Film Fest divulga programação completa de sua 8ª edição - Divulgação/Santos Film Fest
Santos Film Fest divulga programação completa de sua 8ª edição - Divulgação/Santos Film Fest

O Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, organizado pelo Instituto Cinezen Cultural e dirigido pelos produtores Paula e André Azenha, chega à sua 8ª edição entre os dias 21 a 29 de junho.

Com os temas “Basta!” e “O Cinema Nosso de Cada Dia”, o mais importante evento do gênero do litoral paulista exibirá mais de 60 filmes, terá atividades formativas (palestras, bate-papos, minicursos) presenciais e virtuais, com os objetivos de oferecer uma programação vasta e completa, de curtas e longas-metragens, estimular a produção cinematográfica regional, não apenas de curtas, mas de longas, promover o intercâmbio entre artistas da Baixada e outras localidades, resgatar e promover a memória cinematográfica, democratizar o acesso à cultura e difundir o cinema como ferramenta de inclusão, educação e turismo.

Entre os espaços que receberão atividades estão o Cine Roxy, tradicional cinema de rua com 88 anos de existência, o Cine Arte Posto 4 (cinema público), Cinemateca de Santos, Associação Tia Egle, escolas públicas como a ETEC Aristóteles Ferreira e Olga Curi, Open House Idiomas, Novotel, Praça Abílio Rodrigues Paes (“Praça do BNH”), Instituto Arte no Dique. Toda a programação será gratuita.

Queremos dizer basta ao ódio, à intolerância, ao preconceito e à violência que têm crescido no país. E entendemos que a cultura e, consequentemente, a arte, são fundamentais neste processo de construirmos um país mais justo, inclusivo, que melhore socialmente, economicamente”, explica o idealizador e diretor geral do festival, André Azenha.

O Brasil é um país de muitas culturas, maneiras de viver, existir, pensar e, com o festival, temos tentado ser um retrato, no sentido audiovisual, dessa pluralidade. E por tudo isso também buscamos atingir de crianças a adultos e entendemos o cinema como algo que deve ser valorizado em todos os seus gêneros”, ressalta a diretora de produção Paula Azenha.

  • ABERTURA E HOMENAGENS

A abertura da 8ª edição está prevista para acontecer no Cine Roxy 5, com sessões de autógrafos de livros da Coleção Santos Film Fest, "Memórias de um Louco... por Cinema!", do jornalista e crítico de cinema santista Marcelo Reis, a autobiografia da designer gráfica e professora Marcia Okida e da 2ª edição de História do Santos Film Fest.

Também serão inauguradas exposições, no foyer: 20x50: "De Dom Corleone a Zé Pequeno" e "Feliz Aniversário: Filmes que Marcaram a Cultura Pop no Século XXI", do quadrinista Denis Dym Freitas

Às 20h30 tem início a cerimônia de abertura na sala de cinema do Roxy, com as homenagens à professora Márcia Okida e ao cineasta carioca Wagner de Assis. Em seguida haverá a avant-première de "Sexcore: A História do Carnal Desire", documentário em longa-metragem dirigido pelo santista Rodiney Assunção.

A entrada para a cerimônia de abertura é mediante um quilo de alimento não perecível em prol da Associação Tia Egle e do Instituto Arte no Dique.

  • MOSTRAS COMPETITIVAS 

As Mostras Competitivas nacionais de longas e curtas-metragens acontecerão no Cine Arte Posto 4, a partir de 23 de junho. Os horários das sessões (duplas, sempre com um curta seguido por um longa) serão sempre 16h, 18h30 e 21h. No cinema público também haverá a retrospectiva com filmes dirigidos por Wagner de Assis.

Já a Mostra Regional, com curtas-metragens produzidos na Baixada Santista, será realizada em 27 de junho, à noite, no Cine Roxy 5, e a Mostra de Curtas de animação será realizada nas sessões ao ar livre e nas escolas e ONGs.

Os júris foram formados por profissionais de carreiras extensas e respeitadas no meio audiovisual. O júri da Mostra Nacional foi composto pelas cineastas Andrea Pasquini, Julia Katharine, e os professores doutores Jamer Guterres de Mello e Rogério Ferraraz.

Já as mostras regional e de animação tiveram como jurados a atriz Ondina Clais, a designer gráfico e professora Márcia Okida e o professor e cineasta Wanderley Camargo. Foram mais de 600 obras inscritas de várias partes do Brasil durante um mês. Os filmes selecionados serão anunciados na segunda semana de junho.

  • SESSÕES ESPECIAIS 

O SFF realiza uma Retrospectiva dos filmes do diretor santista Wagner de Assis, no cinema público Cine Arte Posto 4, uma sessão especial do filme "Flores do Cárcere", dirigido por Paulo Caldas e Bárbara Cunha, no Cine Roxy 5.

O Festival traz ainda a já tradicional Virada Cinematográfica com Café da Manhã, na Cinemateca de Santos, com a exibição da trilogia "O Poderoso Chefão". Quem ficar até o final, pela manhã de 25 de junho, poderá desfrutar de café da manhã oferecido pela Padaria Nova Princesa.

Retomando a programação cultural em escolas estaduais, que décadas atrás foi muito forte em Santos, o festival terá uma programação voltada ao público adolescente na ETEC Aristóteles Ferreira, que recebe jovens das nove cidades da Baixada Santista, em sessões seguidas de bate-papos com os diretores dos filmes.

  • SESSÕES INFANTIS 

O Santos Film Fest promove também sessões para os pequenos, em sessões na Praça do BNH, no pátio da escola Olga Curi, na Associação Tia Egle e no Instituto Arte no Dique. Todas essas sessões terão distribuição de pipoca.

Na sexta-feira, 24 de junho, no Cine Roxy 5, o Santos Film Fest fará uma Sessão Azul para crianças autistas de entidades ligadas à APAE, ao Grupo Inclusão Para Todos, entre outras. A sessão tem características específicas, como meia luz, ar-condicionado ameno, som mais baixo, etc.

  • PALESTRAS, WORKSHOPS E BATE-PAPOS

Todos os dias pela manhã, a partir de 22 de junho, a partir das 9h, no canal do Santos Film Fest, serão disponibilizados vídeos com depoimentos dos diretores e diretoras dos filmes das mostras competitivas.

Antenado com o que acontece no mundo e nas redes sociais, o Santos Film Fest conta com palestra sobre Estereótipos com Rita von Hunty, que falará sobre como a estereotipação de grupos minorizados origina os preconceitos, discriminações e dinâmicas de exclusão em nossa sociedade.

Um bate-papo com o cineasta Wagner de Assis, workshop sobre roteiro para filmes de temática LGBTQIA+ com o cineasta Lufe Steffen, workshop de produção de micro documentários com Rodiney Assunção, palestra com Audrey Duarte sobre Marketing no Audiovisual e workshop de Criação de Cartazes para Filmes com Márcia Okida fazem parte da programação do SFF, que traz ainda um bate-papo virtual com o roteirista Bráulio Mantovani, de "Cidade de Deus" e muitos outros filmes de destaque do cinema nacional.

Todas essas atividades são gratuitas, mas possuem vagas limitadas mediante inscrição no site do festival.

  • ENCERRAMENTO E EXPOSIÇÃO

Na quarta-feira, 29 de junho, a partir das 18h, na Open House Idiomas, acontece bate-papo com Waldemar Lopes sobre os 40 anos do filme "Victor ou Vitória", de Blake Edwards. Às 19h, começa o vernissage da exposição À Luz da Sétima Arte, com pinturas de Waldemar que retratam cenas de filmes clássicos, estrangeiros e nacionais.

Durante o lançamento da exposição, serão anunciados os vencedores da Mostra Regional. Já os vencedores das mostras nacionais serão divulgados em live, no canal do festival no Youtube, mais cedo, 16h.

  • O FESTIVAL E OS PROJETOS ITINERANTES

Realizado em  2014 e 2015, ainda como Mostra Cine Brasil Cidadania, reunindo filmes de longa-metragem brasileiros contemporâneos inéditos na Baixada Santista, a partir de 2016, com a inclusão de produções estrangeiras e a necessidade de atender à demanda e aumentar a programação, passou a se chamar Santos Film Fest - Festival Internacional de Cinema de Santos.

Nestes anos, exibiu cerca de 500 filmes, nacionais e estrangeiros, promoveu mais de 120 atividades formativas gratuitas entre bate-papos, oficinas e masterclasses, além de exposições, lançamentos de livros e apresentações musicais com artistas regionais, envolvendo mais de 500 profissionais das mais diversas áreas culturais.

Para conferir a programação completa, acesse o site.


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!