CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Troy Kotsur é o primeiro ator surdo a vencer um prêmio individual no SAG

Ator venceu na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em "No Ritmo do Coração"

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 28/02/2022, às 13h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Troy Kotsur é o primeiro ator surdo a vencer um prêmio individual no SAG - Divulgação/Getty Images: Rich Fury
Troy Kotsur é o primeiro ator surdo a vencer um prêmio individual no SAG - Divulgação/Getty Images: Rich Fury

O ator Troy Kotsur, de "No Ritmo do Coração", se tornou o primeiro ator surdo a conquistar um prêmio individual na história do SAG Awards.

Ele venceu a categoria de Melhor Ator Coadjuvante onde concorria com os atores Ben Affleck ("Bar, Doce Lar"), Bradley Cooper ("Licorice Pizza"), Jared Leto ("Casa Gucci") e Kodi Smit-McPhee ("Ataque dos Cães").

"Uau. Muito obrigado a todos os membros do SAG. Estou tão orgulhoso de ser um membro. Sou membro desde 2001 e agora sinto que finalmente faço parte da família”, disse Kotsur por meio de um intérprete de libras em seu discurso de aceitação.

Eu sei que todos vocês são artistas e sei que todos sabem como é ser um ator faminto. Naquela época, eu costumava dormir no meu carro. Eu dormia no meu camarim nos bastidores, no sofá, você me entendem, certo? Então, muito obrigado. Sou muito grato ao SAG [por proteger] nós atores.” declarou emocionado.

Kotsur declarou nos bastidores sobre o quão “impressionado” e “animado” ele estava com o reconhecimento na noite do SAG. “Eu não percebi o quão pesada esta [estatueta] é”, disse. “É minha primeira vez segurando algo assim, e acho que vou dormir com isso na cama esta noite.

Ele acrescentou que seu pai sempre se referiu a ele como um “assumidor de riscos” e que o prêmio demonstrou o quão correto ele estava em assumir os riscos de sua carreira. “Estou tão orgulhoso e isso mostra que sonhos podem se tornar realidade”, disse ele. “Você nunca sabe quando, apenas se joga. Mas [isso mostra a importância de] confiar em seu instinto.

Com a vitória de Kotsur, o ator solidifica suas chances de se tornar o segundo ator surdo a vencer um Oscar. A primeira foi sua colega de elenco de "No Ritmo de Coração", a atriz Marlee Matlin, que venceu o Oscar de Melhor Atriz em 1987, por "Filhos do Silêncio".

"No Ritmo do Coração" também venceu a principal categoria da noite, a de Melhor Elenco em Filme.