CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / LISTA

10 filmes que completam uma década em 2022

Lista vai do capítulo final da saga "Crepúsculo" ao primeiro filme da franquia "Jogos Vorazes"

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 12/01/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
10 filmes que completam dez anos em 2022 - Divulgação/Summit Entertainment/Sony Pictures/Lions Gate Entertainment
10 filmes que completam dez anos em 2022 - Divulgação/Summit Entertainment/Sony Pictures/Lions Gate Entertainment

Um dos exercícios favoritos de quem acompanha o cinema ano a ano é recordar, certo tempo depois, quais filmes que foram lançados há anos permaneceram com carinho - ou não - na nossa memória afetiva e também quais resistiram ao tempo.

Por isso, o CineBuzz preparou uma lista com dez filmes que comemoram aniversário de dez anos de lançamento em 2022. Todos foram lançados nos cinemas ou em festivais em 2012. E caso você não tenha assistido a algum deles ainda, não se preocupe: todos estão nos streamings.

Pela lista, podemos perceber que 2012 foi um ano forte para as franquias e, consequentemente, para os filmes blockbusters - tanto que "Titanic" foi relançado em 3D em vários cinemas mundo afora arrecadando mais de 350 milhões de dólares em bilheteria. Confira a lista a seguir:

  • CREPÚSCULO: AMANHECER - PARTE 2
Divulgação/Summit Entertainment

Começando a lista com um filme que encerrava uma saga. "Amanhecer - Parte 2" foi o capítulo final de uma franquia que fez muitas jovens suspirarem por Edward Cullen (Robert Pattinson) e torcerem pelo amor entre o vampiro e Isabella Swan (Kristen Stewart).

Dez anos depois, o filme ainda sobrevive com carinho na memória de muitos e o casal protagonista deu uma reviravolta em suas carreiras.

ONDE ASSISTIR: Netflix

  • BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE
Divulgação/Warner Bros.

Mais um filme de encerramento. E mais um filme de morcego. "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" foi a despedida de Christian Bale como o Homem-Morcego. O longa dirigido por Christopher Nolan tinha a missão quase impossível de superar o anterior, "Batman: O Cavaleiro das Trevas", de 2008.

Não conseguiu, mas deu um final digno à trilogia, que ainda hoje é uma referência dentro do gênero de super-heróis. O filme ainda fechou o ano como a terceira maior bilheteria mundial.

ONDE ASSISTIR: HBO Max

  • O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA
Divulgação/Sony Pictures

E por falar em super-heróis, enquanto o Homem-Morcego se despedia, quem dava as boas-vindas era o Homem-Aranha de Andrew Garfield. O personagem é mais quisto pelos fãs do que o filme em si, tanto que sua aparaição em "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa" fez com que muitos fãs pedissem um novo filme com o teioso de Garfield.

Apesar das críticas, o filme ainda conseguiu ir bem nas bilheterias, encerrando entre as dez maiores daquele ano.  

ONDE ASSISTIR: HBO Max

  • O SEGREDO DA CABANA
Divulgação/Lionsgate Films

2012 pode não ter sido um ano tão produtivo para o terror, mas ao menos parte dos entusiastas do gênero recordam com carinho de "O Segredo da Cabana", longa protagonizado por Chris Hemsworth, que mistura terror e comédia numa roupagem trash que dividiu opiniões. Você está de qual lado? Gosta ou odeia?

ONDE ASSISTIR: Amazon Prime Video

  • OS VINGADORES
Divulgação/Marvel Studios

Chris Hemsworth aparece em outro blockbuster de 2012: "Os Vingadores", a maior bilheteria daquele ano. O longa da Marvel dirigido por Joss Whedon arrecadou mais de 1 bilhão e meio de dólares no mundo todo e é celebrado, até hoje, como o filme que virou a página do Universo Cinematográfico da Marvel. 

ONDE ASSISTIR: Disney+

  • AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL
Divulgação/Summit Entertainment

Emma Watson já havia se despedido de sua Hermione quando estrelou "As Vantagens de Ser Invisível", um drama sobre as dificuldades de ser adolescente e que foi um dos precursores desse estilo de filmes. Depois dele vieram "A Culpa é das Estrelas", "Se Eu Ficar", "O Maravilhoso Agora" e muitos outros.

ONDE ASSISTIR: Netflix

  • 007 - OPERAÇÃO SKYFALL
Divulgação/MGM

Considerado por muitos como o melhor filme de Daniel Craig no papel de James Bond, "007 - Operação Skyfall" também foi um sucesso de bilheteria em 2012, ficando atrás apenas da arrecadação mundial de "Os Vingadores".

Em 2021, o ator se despediu do papel em "007 - Sem Tempo para Morrer". Quem será o próximo 007?

ONDE ASSISTIR: Telecine

  • A CAÇA
Divulgação/Nordisk Film

Mads Mikkelsen, atualmente está na franquia "Animais Fantásticos e Onde Habitam", mas em 2012 ele estrelava "A Caça", drama dinamarquês que lhe rendeu o prêmio de Melhor interpretação masculina no Festival de Cannes daquele ano.

ONDE ASSISTIR: Amazon Prime Video

  • O SOM AO REDOR
Divulgação/The Cinema Guild

Em 2012, "O Som ao Redor", de Kleber Mendonça Filho ("Bacurau" e "Aquarius"), fazia sua estreia no Festival de Roterdã. O filme foi o candidato do Brasil a uma vaga no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2014, mas ficou de fora da disputa.

Em 2015, o filme entrou na lista de "100 Melhores Filmes Brasileiros de Todos os Tempos" feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

ONDE ASSISTIR: Netflix

  • JOGOS VORAZES
Divulgação/Lions Gate Entertainment

E vamos encerrar a lista com o primeiro filme de "Jogos Vorazes", franquia protagonizada por Jennifer Lawrence ("Não Olhe para Cima"), que também encerrou 2012 como uma das dez maiores bilheterias do ano.

ONDE ASSISTIR: HBO Max