CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / MOSTRA DE SP

45ª Mostra de São Paulo: 5 filmes diferentões para se surpreender

Seleção traz animação brasileira e polêmico vencedor da Palma de Ouro em Cannes

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 01/11/2021, às 12h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
45ª Mostra de São Paulo: 5 filmes diferentões para se surpreender - Divulgação/Vitrine Filmes/A24/NEON
45ª Mostra de São Paulo: 5 filmes diferentões para se surpreender - Divulgação/Vitrine Filmes/A24/NEON

A 45ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo reuniu uma seleção de 264 títulos de todo o mundo, e é claro que filmes diferentes dos que estamos acostumados a assistir nas salas de cinema fizeram parte desta seleção.

Nós de CineBuzz separamos 5 filmes diferentões da Mostra para você se surpreender quando assisti-los. E o melhor: todos têm lançamento garantido, seja nos cinemas ou no streaming. Confira:

  • BOB CUSPE - NÓS NÃO GOSTAMOS DE GENTE
Divulgação/Vitrine Filmes

Sinopse: Uma mistura de animação em stop-motion, documentário, comédia e road movie, que conta a história de Bob Cuspe, um velho punk tentando escapar de um deserto apocalíptico que, na verdade, é um purgatório dentro da mente do seu criador, Angeli, um cartunista passando por uma crise autoral. 

O QUE TEM DE DIFERENTE: A animação não é um estilo muito difundido no Brasil. Deixe a Pixar e a Disney um pouco de lado. "Bob Cuspe" venceu o Prêmio Contrechamp no Festival de Cinema de Animação de Annecy, e é uma animação criativa que mistura documentário e ficção em uma trama obrigatória para quem é fã do cartunista Angeli. Ver o ranzinza Bob Cuspe, um de seus personagens mais icônicos, indo atrás de seu criador é extasiante, principalmente quando ambos se encontram.

O filme deve ser lançado em breve nos cinemas.

  • LAMB
Divulgação/A24

Sinopse: María (Noomi Rapace) e Ingvar (Hilmir Snær Guðnason) são um casal de islandeses que mora com seu rebanho de ovelhas em uma fazenda isolada de tudo. Quando descobrem um misterioso recém-nascido na propriedade, decidem criá-lo. A perspectiva inesperada de formar uma família os deixa felizes, antes de finalmente destruí-los.

O QUE TEM DE DIFERENTE: Candidado da Islândia a uma vaga no Oscar de Melhor Filme Internacional em 2022, o longa da A24 dirigido por Valdimar Jóhannsson venceu o prêmio por originalidade da seção Um Certo Olhar do Festival de Cannes e tem uma trama bizarra por si só: um casal cria um ser com corpo humano e cabeça de cordeiro.

O filme será lançado na plataforma Mubi em fevereiro de 2022.

  • MÁ SORTE NO SEXO OU PORNÔ ACIDENTAL
Divulgação/Imovision

Sinopse: Emi trabalha como professora de história em uma respeitada escola conservadora de Bucareste, na Romênia. No entanto, quando um vídeo seu fazendo sexo com o marido vaza para todos os alunos, ela corre o risco de ser demitida. A instituição, então, organiza uma grande reunião com os pais dos estudantes, ocasião em que será decidido o destino de Emi. 

O QUE TEM DE DIFERENTE: Este longa do diretor romeno Radu Jude já começa bastante polêmico com uma cena explícita de uma fita de sexo vazada, depois, acompanhamos os efeitos daquele vazamento. A montagem é o grande diferencial do filme. Dividido em três partes, ele lança um olhar crítico a uma sociedade cada vez mais conservadora que reserva muitas semelhanças com o Brasil de hoje.

O filme deve ser lançado em breve nos cinemas.

  • MEMÓRIA
Divulgação/Mubi

Sinopse: Desde que foi surpreendida por um forte estrondo ao amanhecer, Jessica (Tilda Swinton) não consegue mais dormir. Em Bogotá para visitar a irmã, ela faz amizade com Agnes, uma arqueóloga que investiga vestígios humanos descobertos durante a construção de um túnel. Jessica viaja para ver Agnes no local da escavação. Em uma pequena cidade próxima, conhece Hernan. Eles compartilham memórias à beira do rio e, à medida que o dia chega ao fim, Jessica sente o despertar para uma sensação de clareza.

O QUE TEM DE DIFERENTE: Aqui, a mistura inusitada entre o cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul dirigindo a britânica Tilda Swinton em uma história que se passa na Colômbia - inclusive como candidato do país ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2022 - é o que mais chama a atenção. Mas não só. Quem for paciente à experiência - muito contemplativa e de poucos diálogos - será surpreendido com um final que irá te fazer repensar tudo o que acabou de ver.

O filme deve ser lançado em breve na plataforma Mubi.

  • TITANE
Divulgação/Neon

Sinopse: Um jovem com o rosto ferido é descoberto em um aeroporto. Ele afirma se chamar Adrien Legrand - mesmo nome de uma criança que desapareceu há dez anos. No momento em que ele finalmente reencontra o pai, terríveis assassinatos se acumulam na região.

O QUE TEM DE DIFERENTE: A sinopse de "Titane" não chega aos pés da esquisitice que o filme da diretora Julia Ducournau reserva. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes e candidado da França a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar, em 2022, o filme tem cena bizarra atrás de cena bizarra: muita violência, sexo, sangue, e... é melhor parar por aqui para não dar spoilers. A certeza é que assistir a tudo isso não te deixará indiferente.

O filme deve ser lançado em breve na plataforma Mubi.