CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / FESTIVAL

Com vencedor da Palma de Ouro entre destaques, 45ª Mostra de São Paulo divulga filmes selecionados

Sessões acontecerão em formato híbrido entre os dias 21 de outubro e 3 de novembro

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 09/10/2021, às 12h54 - Atualizado às 12h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em formato híbrido, Mostra de São Paulo anuncia programação de sua 45ª edição - Divulgação/Searchlight Pictures/NEON/Universal Studios
Em formato híbrido, Mostra de São Paulo anuncia programação de sua 45ª edição - Divulgação/Searchlight Pictures/NEON/Universal Studios

Após uma edição inteiramente virtual em 2020, a Mostra de São Paulo voltará ao circuito das salas de cinema em 2021 numa edição que acontecerá em formato híbrido, entre os dias 21 de outubro e 3 de novembro, com sessões virtuais nas plataformas Mostra Play, Sesc Digital e Itaú Cultural Play, além de 15 espaços da cidade de São Paulo.

A seleção de filmes desse ano, divulgada neste sábado (09) em coletiva de imprensa apresentada por Renata de Almeida, faz um apanhado do cinema contemporâneo mundial produzido e exibido sob o impacto da pandemia que atingiu a indústria cinematográfica em todos os continentes.

Dentre os 264 títulos da seleção da 45ª Mostra, mais de 80 filmes têm direção assinada por mulheres, e algumas delas conquistaram importantes prêmios e destaques nos principais festivais internacionais.

Dentre os principais destaques da seleção deste ano estão "Titane", filme diretora Julia Ducournau e vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano; "A Crônica Francesa", de Wes Anderson; "Annette", que rendeu a Leos Carax o prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes também deste ano; "Memória", do cineasta Apichatpong Weerasethakul, vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes, entre outros.

ABERTURA

Diferente das edições anteriores, a Mostra deste ano terá sessões de abertura simultâneas no dia 20 de outubro em dez salas de cinemas da cidade. Confira a programação: 

  • Cine Marquise: "Noite Passada em Soho", de Edgar Wright
  • Cinesesc: "Bergman Island", de Mia Hansen-Love
  • Cinesala: "Compartment nº 6", de Juho Kuosmanen
  • Espaço Itaú - Augusta: programa de curtas com "A Voz Humana", de Pedro Almodóvar, "A Noite", de Tsai Ming Liang e "Ato", de Bárbara Paz, com presença da diretora.
  • Espaço Itaú - Frei Caneca: "A Crônica Francesa", de Wes Anderson; "Um Herói", de Asghar Farhadi; "A Caixa", de Lorenzo Vigas
  • Petra Belas Artes: "Roda do Destino", de Ryusuke Hamaguchi
  • Reserva Cultural: "Má Sorte ou Pornô Amador", de Radu Jude
  • Centro Cultural São Paulo: "Lua Azul", de Alina Grigore

Os ingressos começam a ser vendidos a partir do dia 18 de outubro, segunda-feira, pelo app da Mostra Internacional.

A seleção completa está disponível no site da Mostra.

SESSÕES PRESENCIAIS

As sessões presenciais seguirão rígidos protocolos de segurança contra a covid-19:

  • ocupação de apenas 50% da lotação das salas/espaços;
  • distanciamento social;
  • exigência do comprovante de vacinação;
  • uso obrigatório de máscara, que deverá permanecer na face durante o período de exibição.

A programação de filmes nos cinemas estabelece um intervalo de 30 minutos entre as sessões para que as salas sejam completamente higienizadas e os cinemas disponibilizarão álcool em gel. Após o término de cada sessão, o público deverá respeitar a ordem de saída, começando pela última fileira, evitando aglomeração.

MOSTRA BRASIL

Cerca de 40 títulos brasileiros integram a seleção da Mostra Brasil. Os longas estão divididos nas seções Apresentação Especial, Competição Novos Diretores e Perspectiva Internacional. As produções brasileiras desta 45ª edição são inéditas, finalizadas entre 2020 e 2021, com exceção dos títulos restaurados.

JÚRI

O júri da Mostra será composto pela cineasta Beatriz Seigner ("Los Silencios"), pela diretora de arte e professora Carla Caffé, e pelo diretor e roteirista Joel Zito Araújo.

RETROSPECTIVA PAULO ROCHA

O diretor português Paulo Rocha ganhará uma homenagem póstuma com uma retrospectiva de sete de seus filmes, entre os quais "Os Verdes Anos", "A Ilha dos Amores", "Mudar de Vida", e o longa "A Távola do Rocha", dirigido por Samuel Barbosa, que foi assistente do diretor.

PARCERIA ACNUR | MUSEU DA IMIGRAÇÃO

Em parceria com a ACNUR - Agência da ONU para Refugiados e com o Museu da Imigração, a 45ª Mostra programou títulos que abordam o deslocamento humano forçado como tema, entre os quais, "Pegando a Estrada" (Hit the Road), do iraniano Panah Panahi e "7 Prisioneiros", de Alexandre Moratto, com Christian Malheiros e Rodrigo Santoro.

Os filmes serão exibidos no Museu da Imigração nos dias 22 e 23 de outubro, com ingressos no valor de R$10.

PRÊMIO LEON CAKOFF

A diretora brasileira Helena Ignez será homenageada com o Prêmio Leon Cakoff e com o lançamento do livro "Helena Ignez, atriz experimental", de Pedro Guimarães e Sandro de Oliveira.

SESSÕES GRATUITAS E PROMOCIONAIS

As sessões do Vão Livre do Masp, Vale do Anhangabaú, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso e Centro Cultural Tiradentes serão gratuitas. Filmes exibidos nas plataformas Sesc Digital e Itaú Cultural Play também serão gratuitos.

As sessões do circuito Spcine (Centro Cultural São Paulo e Biblioteca Roberto Santos) e no Museu da Imigração terão valores promocionais.

INGRESSOS

Este ano, a Mostra terá dois tipos de pacotes de ingresso: os exclusivos para as exibições digitais e outros apenas para as sessões presenciais. Alguns títulos da seleção serão exibidos com exclusividade nos cinemas.

O valor dos ingressos e pacotes estão disponíveis no site da Mostra. 

PÔSTER E VINHETA

Todos os anos a Mostra Internacional de Cinema convida um artista ou cineasta para fazer a arte do pôster do ano. Nomes como Laurie Anderson, Marco Bellochio, Martin Scorsese e Wim Wenders assinaram o cartaz do evento em diferentes edições. A arte do pôster da 45ª edição é assinada pelo artista brasileiro Ziraldo

Divulgação/Mostra de São Paulo/Ziraldo

A vinheta deste ano foi produzida por Amir Admoni. A trilha sonora foi composta por André Abujamra, Marcio Nigro e Marcos Naza (MONDO). Confira: