CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / LISTA

5 dicas de documentários musicais no embalo do Oscar e do Lollapalooza

Eventos acontecem no mesmo final de semana e prometem agitar os fãs de música e cinema

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 25/03/2022, às 13h15 - Atualizado em 26/03/2022, às 13h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
5 dicas de documentários musicais no embalo do Oscar e do Lollapalooza - Divulgação/Altitude Film Distribution/Netflix/American International Pictures
5 dicas de documentários musicais no embalo do Oscar e do Lollapalooza - Divulgação/Altitude Film Distribution/Netflix/American International Pictures

Em um mesmo final de semana teremos dois grandes eventos: o Lollapalooza, festival de música alternativa que reúne diversos gêneros musicais, do rock alternativo ao heavy metal, e do punk rock ao grunge, e o Oscar, a maior e mais celebrada premiação da indústria cinematográfica. 

Nós de CineBuzz unimos o útil ao agradável e separamos 5 documentários musicais essenciais para todo fã de música e cinema. Confira:

  • SUMMER OF SOUL

Abrindo a lista com o documentário indicado ao Oscar deste ano dirigido pelo produtor musical Questlove. A produção relembra o lendário Festival Cultural do que aconteceu em 1969, o mesmo ano do Festival de Woodstock, e que celebrou a música e a cultura afro-americana, reunindo nomes como Stevie Wonder, B. B. King, Nina Simone, entre outros.

  • AMY

E por falar em Oscar, a saudosa Amy Winehouse teve sua vida retratada por Asif Kapadia, em 2015, no documentário vencedor do Oscar, “Amy”, que relata as diferentes fases da vida da cantora morta em 2011. Imperdível!

  • STOP MAKING SENSE

Você já imaginou o diretor de “O Silêncio dos Inocentes” produzindo uma peça documental sobre música? Pois é, antes mesmo de retratar Hannibal Lecter nos cinemas, Jonathan Demme filmou o show icônico da banda norte-americana Talking Heads, ocorrido em 1983, e o resultado foi “Stop Making Sense”, um dos documentários mais celebrados da história do cinema.

  • ROLLING THUNDER REVUE: A BOB DYLAN STORY

Se você é fã de Bob Dylan não pode deixar de assistir ao documentário “Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story”, de Martin Scorsese, um filme composto de material fictício e não ficcional, que cobre a turnê de Bob Dylan em 1975. Prepare-se para aumentar o volume da tevê!

  • EMICIDA: AMARELO - É TUDO PRA ONTEM

E pra fechar a lista, vamos de cinema brasileiro? Lançado em 2020, “Emicida: Amarelo - É Tudo Pra Ontem” retrata os bastidores do show de Emicida no Theatro Municipal de São Paulo, um espetáculo que resgata a história da cultura e dos movimentos negros nos últimos cem anos no Brasil, desde a escravidão, passando pelo apagamento histórico até a formação das periferias. Necessário!


O Oscar 2022 está vindo aí! Para quem vai a sua torcida na categoria de Melhor Documentário?

  • “Ascension”
  • “Attica”
  • “Flee”
  • “Summer of Soul (...or, When the Revolution Could Not Be Televised)”
  • “Writing With Fire”

+ Leia mais sobre o Oscar 2022:


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!