CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / CARREIRA

8 filmes para conhecer a carreira de Guillermo del Toro, diretor de "O Beco do Pesadelo"

Novo filme do diretor chega aos cinemas no dia 27 de janeiro

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 19/01/2022, às 17h35 - Atualizado às 17h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
8 filmes para conhecer a carreira de Guillermo del Toro, diretor de "O Beco do Pesadelo" - Divulgação/Lionsgate Films/Searchlight Pictures/Warner Bros.
8 filmes para conhecer a carreira de Guillermo del Toro, diretor de "O Beco do Pesadelo" - Divulgação/Lionsgate Films/Searchlight Pictures/Warner Bros.

Guillermo del Toro é um diretor mexicano famoso por filmes que mesclam elementos da fantasia e do terror, sendo consagrado por obras como "O Labirinto do Fauno" e "Hellboy", além de ser um dos diretores mais respeitados da indústria cinematográfica.

Em 2018, o cineasta ganhou o Oscar de Melhor Filme e o de Melhor Diretor por "A Forma da Água". E em 2022, del Toro lança seu mais novo projeto: "O Beco do Pesadelo", remake do clássico de 1947, protagonizado por Bradley Cooper como um carismático e azarado homem que planeja enganar um magnata (Richard Jenkins) com a ajuda da misteriosa psiquiatra (Cate Blanchett).

Para relembrar a carreira de um dos diretores mais queridos do público e da crítica, nós do CineBuzz preparamos uma lista com 8 de seus filmes para que você possa conhecê-los melhor. Confira:

  • CRONOS (1993)
Divulgação/October Films

Em seu longa de estreia, del Toro conta a história de um antigo negociante de nome Jesus Gris (Federico Luppi) que encontra um elegante escaravelho automático. Quando aberto, o objeto apunhala dolorosamente quem quer que o esteja segurando, mas a ferida traz vigor juvenil e a sede de sangue de um vampiro. O que Jesus não sabe é que o artefato é implacavelmente perseguido pelo magnata moribundo Dieter de la Guardia (Claudio Brook).

ONDE ASSISTIR:Amazon Prime Video

  • MUTAÇÃO (1997)
Divulgação/Miramax

Ficção científica e terror se misturam neste longa estrelado por Mira Sorvino no qual baratas tomam conta de Nova Iorque. O problema é que esses insetos são gigantes e carregam uma doença mortal que contagia as crianças e causa várias mortes.

ONDE ASSISTIR: Claro Video

  •  A ESPINHA DO DIABO (2001)
Divulgação/Warner Bros.

Durante a Guerra Civil Espanhola, um garoto de 12 anos chamado Carlos é abandonado em um orfanato decadente. Recebido com hostilidade pelas crianças e por um cruel funcionário, Carlos começa a receber visitas do fantasma de um menino assassinado na instituição.

ONDE ASSISTIR:Indisponível nos streamings

  • HELLBOY (2004) 
Divulgação/Lionsgate Films

Perto do fim da 2ª Guerra Mundial, os nazistas se mostram dispostos a lançar mão de magia negra para derrotar seus inimigos. Um ritual para evocar essas forças ocultas é interrompido pelos aliados, que encontram um garoto com aparência de demônio e mão de pedra. Esse jovem passa a ser chamado de Hellboy e é levado pelas forças aliadas. Sessenta anos depois, Hellboy (Ron Perlman) está pronto para lutar e defender o bem.

ONDE ASSISTIR: Star+, junto da sequência "Hellboy II - O Exército Dourado"

  • O LABIRINTO DO FAUNO (2006)
Divulgação/Warner Bros.

Um dos filmes mais celebrados de del Toro, "O Labirinto do Fauno" é situado na Espanha, em 1944, e traz a jovem Ofélia (Ivana Baquero) explorando um labirinto antigo no qual encontra o Pan fauno, criatura que diz que a menina é uma lendária princesa perdida que precisa completar três tarefas perigosas a fim de se tornar imortal.

O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2006, além de ter sido nomeado e premiado em diversas categorias de premiações consagradas do cinema, como British Academy Films Awards, Globo de Ouro, Goya, Festival de Cannes, entre outros.

ONDE ASSISTIR:Indisponível nos streamings

  • CÍRCULO DE FOGO (2013)
Divulgação/Warner Bros. 

Criaturas monstruosas conhecidas como Kaiju começam a emergir do mar. Para combatê-los, a humanidade desenvolve uma série de robôs gigantescos, os Jaegers. Cada um é controlado por duas pessoas por meio de uma conexão neural. Entretanto, mesmo os Jaegers se mostram insuficientes para derrotar os Kaiju. Diante deste cenário, a última esperança é um velho robô, que passa a ser comandado por um antigo piloto (Charlie Hunnam) e uma pessoa em treinamento (Rinko Kikuchi).

ONDE ASSISTIR: Netflix e HBO Max

  • A COLINA ESCARLATE (2015)
Divulgação/Universal Studios

Neste thriller gótico, a jovem Edith (Mia Wasikowska) se casa com o sedutor Sir Thomas Sharpe (Tom Hiddleston) e vai morar em uma remota mansão. Lá, também vive a misteriosa Lady Lucille (Jessica Chastain), irmã de Thomas. A casa é assombrada e Edith decide investigar as aparições fantasmagóricas. À medida que se aproxima da verdade, a jovem percebe que os verdadeiros monstros são feitos de carne e osso.

ONDE ASSISTIR: Claro Video e STARZ

  • A FORMA DA ÁGUA (2017)
Divulgação/Searchlight Pictures

Filme que deu a del Toro o Oscar de Melhor Diretor, a história de "A Forma da Água" se passa em meio aos grandes conflitos políticos e transformações sociais dos Estados Unidos da Guerra Fria na década de 60.

Na trama, Elisa (Sally Hawkins), uma zeladora afônica em um laboratório experimental secreto do governo, se encanta com uma criatura fantástica mantida presa e maltratada no local. Para executar um arriscado e apaixonado resgate, ela recorre ao melhor amigo Giles (Richard Jenkins) e à colega de turno Zelda (Octavia Spencer), em uma aventura que pode custar muito mais do que o seu emprego.

ONDE ASSISTIR: Star+