CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / POLÊMICA

Ancine para de divulgar filmes nacionais no site e em sua sede

Medida foi motivada após decisão do órgão de priorizar a regulação em vez do fomento

Redação Publicado em 04/12/2019, às 20h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pôster do filme Benzinho, que Camila Pitanga usou para protestar sobre a decisão da Ancine - Divulgação
Pôster do filme Benzinho, que Camila Pitanga usou para protestar sobre a decisão da Ancine - Divulgação

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) decidiu retirar pôsteres de filmes nacionais da sua sede, assim como informações sobre obras e festivais de seu site no último mês. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

Instalados no prédio do órgão desde 2002, por decisão do primeiro presidente Gustavo Dahl, os cartazes foram retirados das áreas comuns do edíficio e guardados em um depósito no centro do Rio de Janeiro.

Éricco Cazarré, assessor de comuncicação da Ancine, afirmou que cada setor pode decidir o destino dos materiais exibidos em suas salas.

+Leia mais: Filme que crítica política ambiental de Bolsonaro na Amazônia vence prêmio em festival em Paris

De acordo com o jornal, eram mais de 100 cartazes, que incluíam os últimos lançamentos e também pôsteres de grandes clássicos do cinema, como Deus e o Diabo na Terra do Sol e O Bandido da Luz Vermelha. Cazarré, por outro lado, fala que foram apenas cinco.

No que se refere ao site, o órgão retirou as abas em que divulgava banners de longas e festivais, com a ficha técnica completa das obras. Segundo Cazarré, foi uma decisão conjunta do presidente-interino Alex Braga e da comunicação do órgão depois de entenderem que "a ANCINE deveria buscar restabelecer sua imagem de agência reguladora", e não apenas um órgão de fomento que, segundo ele, é a maneira como ele é visto por "parcela representativa da população".

O assessor ainda ressaltou que não existem nenhum interesse em retormar essas áreas do site.

Diante da decisão, alguns atores brasileiros resolveram se manifestar nas redes sociais. Camila Pitanga compartilhou o cartaz do filme Benzinho e Eu Receberia As Piores Notícias Dos Seus Lindos Lábios. Na legenda, ela afirmou: "O cinema nacional resiste".

Claudia Abreu compartilhou o cartaz do filme Guerra de Canudos e disse: "Se a nova diretoria da Ancine mandou retirar todos os cartazes da história do nosso cinema, a gente recoloca. Querem acabar com a cultura, mas não vão conseguir".


+ Quer se sentir dentro da sua série ou filme preferido? Então dá uma olhada nesses jogos incríveis que separamos para você!

  • Catan Game Of Thrones, Devir: Cheio de estratégia, este jogo é perfeito para se divertir com os amigos e promete conquistar o coração dos fãs de Game Of Thrones: https://amzn.to/2OAysRh
  • Breaking Bad - Galápagos Jogos: Este jogo de tabuleiro conta com mais de 300 peças e é todo baseado na série Breaking Bad: https://amzn.to/2OctiMk
  • Star Wars Legion: Ama Star Wars? Então dá uma olhada nesse jogo maravilhoso da saga: https://amzn.to/2D6Bk2R
  • Quebra-Cabeça Avengers Endgame: Com 2000 peças, este quebra-cabeça dos heróis mais famosos do mundo vai garantir a sua diversão com a galera! https://amzn.to/2D8Ecfz

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Exitoina pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.