CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / EITA!

Asghar Farhadi é acusado de plágio por roubar a ideia de "Um Herói" de estudante

Filme iraniano estava entre os pré-selecionados para o Oscar de Melhor Filme Internacional

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 05/04/2022, às 10h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Asghar Farhadi é acusado de plágio por roubar a ideia de "Um Herói" de estudante - Divulgação/Getty Images: Monica Schipper
Asghar Farhadi é acusado de plágio por roubar a ideia de "Um Herói" de estudante - Divulgação/Getty Images: Monica Schipper

Azadeh Masihzadeh, um ex-aluno do diretor duas vezes vencedor do Oscar, Asghar Farhadi, acusou o cineasta de lhe roubar a ideia de "Um Herói" de seu documentário "All Winners All Losers". A informação é do Deadline.

O documentário foi feito pelo estudante Masihzadeh durante um workshop supervisionado por Farhadi, diretor de "A Separação" e "O Apartamento", ambos filmes iranianos vencedores do Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional.

De acordo com a mídia local, o Tribunal de Cultura e Mídia de Teerã “considera os documentos e as razões fornecidas para a ocorrência do crime e sua prática pelo Sr. Farhadi como suficientes e emitiu uma ordem final para intimar o diretor a julgamento.".

A intimação, segundo a imprensa local, é uma decisão que a autoridade judiciária do Ministério Público emite após uma constatação de culpa. A intimação é enviada ao segundo tribunal criminal para que este tome uma decisão e determine o valor da punição. O resultado da intimação é que o acusado deverá comparecer ao tribunal criminal para que a acusação seja investigada.

Kaveh Rad, advogado de Farhadi, escreveu em seu Instagram que “a decisão não é o veredicto final do tribunal e é considerada parte do processo de julgamento, e na continuação do processo de julgamento, o caso será reexaminado primeiro no segundo tribunal criminal e depois no tribunal de apelação”.

O advogado acrescentou ainda que espera que a decisão seja violada “durante o processo em um nível superior, ao encaminhar o assunto a um especialista e buscar a opinião de professores e especialistas na área de direitos autorais”.

O estudante declarou à imprensa local que Farhadi o processou por difamação, mas as queixas foram rejeitadas pelo tribunal.

CineBuzz já assistiu a "Um Herói" durante a última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e você pode conferir nossas impressões do filme clicando aqui.


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!