CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / Adaptações

5 filmes baseados em livros de Jane Austen com protagonistas que fogem dos padrões

Publicados há mais de 200 anos, os livros de Jane Austen já ganharam inúmeras adaptações nas telonas

Camila Gomes Publicado em 09/02/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Emma, Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade são as adaptações mais famosas dos cinemas - Divulgação
Emma, Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade são as adaptações mais famosas dos cinemas - Divulgação

Mesmo ultrapassando os 200 anos de idade, os romances de Jane Austen continuam sendo famosos mundialmente. A autora nunca chegou a assinar uma de suas obras em vida, sendo finalizados com a frase: “Um livro. Em três partes. Uma dama”. Mas a falta do seu nome não diminuiu o tamanho de seu sucesso.

+ Leia mais: De Jane Austen à Virginia Woolf: Cinco livros feministas lidos por Maeve Wiley em Sex Education

Com personagens que desafiavam os costumes da sociedade da época, ela aborda principalmente temas como a obrigação das mulheres de se casarem. Considerada uma das escritoras mais importantes da história, seu trabalho reverbera em diversas partes do mundo e das artes, ganhando adaptações no teatro e tendo seus escritos recontados em outras histórias. 

+ Leia mais: Maggie Gyllenhaal será mãe de Elvis Presley em cinebiografia do cantor

Os grandes diretores de cinema não perderam tempo em levar as histórias de romance para as telonas, assim ajudando a manter até hoje a popularidade das obras. Confira a lista com cinco adaptações doas obras para as telonas:

Emma

Publicado em 1815, o livro é uma sátira aos costumes dos séculos passados. A primeira adaptação para as telonas aconteceu no longa estrelado por Gwyneth Paltrow, em 1996, que chegou a vencer um Oscar de melhor trilha sonora. A obra original também inspirou a releitura moderna, As Patricinhas de Beverly Hills, sucesso entre os adolescentes nos anos de 1990. 

+ Leia mais: Adoráveis Mulheres passa os US$100 milhões arrecadados nos Estados Unidos

Na versão de 2020, a jovem protagonista Emma Woodhouse é interpretada por Anya Taylor-Joy. Utilizando toda a influência e alta posição que possui para arranjar namoros e casamentos em seu ciclo social, a mesma não faz ideia de como aplicar todo esse conhecimento em sua própria vida amorosa, já que nunca se apaixonou de verdade.

Os atores Johnny Flynn, Bill Nighy, Mia Goth e Callum Turner fazem parte do elenco. Dirigido por Autumn de Wilde, o longa está previsto para estrear no dia 14 de fevereiro de 2020.


Orgulho e Preconceito 

Com a famosa frase “é uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro, possuidor de uma boa fortuna, deve estar necessitado de uma esposa”, começa o maior sucesso da autora sobre moralidade e preconceito.

Foi em 2005 que a adaptação mais famosa da escritora ganhou vida nas telonas. Dirigido por Joe Wright, o filme retrata a história das cinco irmãs Bennet. Com o foco em Elizabeth, a filha que deseja ser muito mais que apenas a esposa de um homem rico, ela enfrenta dificuldades em evitar o futuro quando Sr. Bingley se muda para a mansão ao lado.

Com a irmã tentando conquistar o coração do jovem, ela acaba se encontrando com frequência indesejada com o belo e esnobe Ms. Darcy. A produção agradou não apenas os fãs do clássico, mas também os críticos, rendendo a produção quatro indicações ao Oscar: Melhor Atriz para Keira Knightley, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte.


Razão e Sensibilidade

Dirigido por Ang Lee, o filme protagonizado por Emma Thompson acompanha as duas irmãs Dashwood, Elinor a mais tímida e reclusa da sociedade e Mariane, sua versão destemida e extravagante, em busca de um marido.

Tendo personalidades completamentes opostas, as jovens precisam enfrentar uma grande mudança nas próprias vidas. Com a morte do pai, elas vão morar em um casa no campo onde não esperavam encontrar o grande amor além das expectativas.

Do eterno clássico de Austen, o longa de 1995 conta com os astros de Hollywood, Allan Rickman, Kate Winslet e Hugh Grant no elenco.


Mansfield Park 

Com roteiro inspirado de 1814, Palácio das Ilusões é uma adaptação que mistura momentos da vida da própria autora com os acontecimento da história original. No filme estrelado por Frances O’Connor, acompanhamos a jovem Fanny Price se mudando para na casa do marido de sua tia, Sir Thomas Bertram (Harold Pinter)aos 12 anos. 

Morando de favor em Mansfield Park, precisa encontrar uma forma de se livrar de um possível casamento arranjado pela família. Inteligente e estudiosa, logo ela se torna amiga de seu primo Edmund, o filho mais novo de seus tios.

Apesar de ser sempre maltratada pela família, com o tempo Fanny se torna uma bela mulher e acaba chamando a atenção de Henry Crawford (Alessandro Nivola), o mais novo morador da casa ao lado da irmã, Mary (Embeth Davidz). 

Percebendo o interesse de Henry por Fanny, os tios dela logo promovem um encontro entre os dois para logo depois se sentirem revoltados com o desprezo que a jovem demonstra pelo seu novo vizinho.

+ Leia mais: Amazon Studios adquire direitos de romance com Tessa Thompson, atriz da Marvel

Amor e Amizade 

Baseado com o livro Lady Susan, publicado em 1817, a comédia é protagonizada por Kate Backinsale ao lado de Chloë Sevigny. Na trama, uma jovem viúva falida se muda para o interior para fugir dos rumores envolvendo suas antigas paixões. 

Com fama de conquistadora, ela recorre a fortuna do cunhado para conseguir um status e casar a filha com um rico sir James Martin. Mas a mesmo longe da antiga cidade, ela não consegue se desprender de sua fama e amantes.

+ Leia mais: De Monstros SA a Operação Big Hero: Seis filmes da Pixar indicados ao Oscar


Quer se sentir dentro da sua série ou filme preferido? Então dá uma olhada nesses jogos incríveis que separamos para você!

  • Catan Game Of Thrones, Devir: Cheio de estratégia, este jogo é perfeito para se divertir com os amigos e promete conquistar o coração dos fãs de Game Of Thrones: https://amzn.to/2OAysRh
  • Breaking Bad - Galápagos Jogos: Este jogo de tabuleiro conta com mais de 300 peças e é todo baseado na série Breaking Bad: https://amzn.to/2OctiMk
  • Star Wars Legion: Ama Star Wars? Então dá uma olhada nesse jogo maravilhoso da saga: https://amzn.to/2D6Bk2R
  • Quebra-Cabeça Avengers Endgame: Com 2000 peças, este quebra-cabeça dos heróis mais famosos do mundo vai garantir a sua diversão com a galera! https://amzn.to/2D8Ecfz
  • Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Exitoina pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.