CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / EITA!

"Clube da Luta": Final original é restaurado na China após reação negativa do público

Plataforma Tencent Video havia o filme de David Fincher e gerado revolta dos assinantes

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 07/02/2022, às 13h52 - Atualizado às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Clube da Luta" tem seu final original restaurado na China após reação negativa do público - Divulgação/20th Century Studios
"Clube da Luta" tem seu final original restaurado na China após reação negativa do público - Divulgação/20th Century Studios

Após notícias de que as cenas finais de "Clube da Luta", clássico com Edward Norton Brad Pitt, haviam sido censuradas para o lançamento do filme na China, o que causou revolta no público, o serviço de streaming chinês Tencent Video voltou atrás e restaurou o final original.

O filme de David Fincher termina com o Narrador (Norton) matando seu alter ego imaginário, Tyler Durden (Brad Pitt). Ele e Marla Singer (Helena Bonham Carter) ficam de pé e observam os prédios explodirem como parte do Projeto Mayhem de Durden. Em meio aos acontecimentos, a imagem de um pênis sobrepõe rapidamente as cenas.

No entanto, de acordo com o site Vice (via GamesRadar), na versão censurada pelo streaming, nenhum prédio explode e a cena é substituída por um texto que diz: "Através da pista fornecida por Tyler, a polícia descobriu rapidamente todo o plano e prendeu todos os criminosos, impedindo com sucesso que a bomba explodisse. Após o julgamento, Tyler foi enviado para um asilo de lunáticos recebendo tratamento psicológico. Ele recebeu alta do hospital em 2012."

No total, 12 minutos foram cortados do final do filme e, agora, 11 deles foram restaurados. De acordo com o site, o minuto que falta é supostamente composto principalmente de breves cenas de sexo entre Tyler e Marla, antes da morte do alterego.

Curiosamente, em entrevista, Chuck Palahniuk, autor do livro homônimo que inspirou "Clube da Luta", afirmou que o final censurado se aproximou de seu livro: "A ironia é que a maneira como os chineses mudaram o final alinhou quase exatamente com o final do livro, ao contrário do final de Fincher, que foi o final visual mais espetacular. Então, de certa forma, os chineses trouxeram o filme de volta ao livro um pouco", declarou.

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!