CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / LUTO

Colin Cantwell, criador da Estrela da Morte e designer das naves de "Star Wars", morre aos 90 anos

Designer também trabalhou em filmes como "2001: Uma Odisseia no Espaço" e "Contatos Imediatos do Terceiro Grau"

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 24/05/2022, às 11h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Colin Cantwell, criador da Estrela da Morte e designer das naves de "Star Wars", morre aos 90 anos - Reprodução/Instagram
Colin Cantwell, criador da Estrela da Morte e designer das naves de "Star Wars", morre aos 90 anos - Reprodução/Instagram

Colin Cantwell, um dos criadores dos visuais das naves X-Wing, TIE Fighter, Star Destroyer e também da Estrela da Morte de "Star Wars", morreu aos 90 anos. A informação foi confirmada ao Deadline por sua esposa, Sierra Dall.

A causa da morte não foi revelada, mas o designer conceitual havia publicado em sua conta no Instagram que estava em tratamento do Alzheimer há alguns meses.

Além de "Star Wars", Cantwell também assinou outros trabalhos notórios como os efeitos fotográficos de "2001: Uma Odisseia no Espaço" (1968), diálogo técnico em "Contatos Imediatos do Terceiro Grau" (1977) e gráficos de computação para "Jogos de Guerra" (1983).

Antes de trabalhar em Hollywood, Cantwell frequentou a Universidade da Califórnia, em Los Angeles, onde se formou em animação. Ele também frequentou a Escola de Arquitetura de Frank Lloyd Wright.

Na década de 1960 trabalhou no Jet Propulsion Laboratory e na agência espacial americana, a NASA, em programas educacionais sobre voos. Chegou a trabalhar inclusive como correspondente entre a base americana e os astronautas que pousaram na Lua, em 1969.

Ele ainda escreveu dois romances de ficção científica: "CoreFires 1" e "CoreFires 2".


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!