CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / NOVIDADE

Como 'Fênix Negra' se encaixa no universo cinematográfico dos X-Men (e da Marvel)

Estrelado por Sophie Turner como Jean Grey, o filme estreia dia 6 de junho nos cinemas brasileiros

Júlia Andrade Publicado em 02/06/2019, às 10h05 - Atualizado em 23/07/2019, às 19h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sophie Turner como Jean Grey em 'X-Men: Fênix Negra' - Divulgação/Fox Film
Sophie Turner como Jean Grey em 'X-Men: Fênix Negra' - Divulgação/Fox Film

X-Men: Fênix Negra,mais novo filme baseado na histórias em quadrinho da Marvel, encerra um ciclo de quase 20 anos de filmes, sendo o décimo segundo título da saga X-Men.

Dentro de um universo bem complexo, tanto em questão de cronologia como de acontecimentos, é preciso entender onde que Fênix Negra se encaixa dentre os outros longas da série.

Com estreia no próximo dia 6 de junho, saiba mais, a seguir, sobre a produção estrelada por Sophie Turner como a Jean Grey.

Qual o enredo?

Escrito e dirigido por Simon Kinberg, o filme é ambientado em 1992 e retrata o objetivo dos X-Men de enfrentar o poder da Fênix, que, depois de uma missão espacial ter dado errado, se apoderou do corpo de Grey, lhe transformando na Fênix Negra.

Quem vai estar no filme?

Sophie Turner, como a protagonista Jean Grey/Fênix Negra; Alexandra Shipp, como Ororo Monroe/Tempestade; Jennifer Lawrence, como Raven Darkhölme/Mística; Nicholas Hoult, como Hank Mccoy; Tye Sheridan, como Scott Summers/Ciclope; e Michael Fassbender, como Erick Lehnsherr/Magneto fazem parte do time de atores.

O longa também terá James McAvoy, como Charles Xavier/Professor Xavier; Kodi Smit-McPhee, como Kurt Wagner/Noturno; Evan Peters, como Peter Maximoff/Mercúrio; e Jessica Chastain, como a vilã do filme.

Os atores que participaram da trilogia original de X-Men, assim como Dias de Um Futuro Esquecido, como Hugh Jackman e Famke Janssen, a Jean Grey dos primeiros filmes, não participam deste longa. 

Onde se encaixa no Universo X-Men?

A história da Fênix Negra já foi adaptada em X-Men: O Confronto Final, de 2006. O enredo resultou na morte do Professor Xavier (Patrick Stewart), causada pelo poder incontrolável da Fênix no corpo de Jean Grey (Janssen), e no embate de Wolverine (Hugh Jackman) com Grey para controlar seu poder, que a matou também. 

Em O Confronto Final, Jean se sacrificou e, misteriosamente, voltou à vida, aparecendo com a personalidade agressiva, dominada pela força Fênix.

Enquanto Xavier e Magneto (Ian McKellen) disputavam a lealdade de Jean, Wolverine e Tempestade lutavam contra a Irmandade do lado de fora e entao essa entidade Fênix acordou, junto com um poder devastador, atacou Magneto e matou acidentalmente Xavier.

Posteriormente, em um confronto contra a polícia, que estava na tentativa de cura mutante, a Fênix se manifestou em Grey novamente e matou Ouriço, Arco Voltaico e Psylocke, sendo morta por Wolverine, quando tentava conter a distruição dela.

Mas, a narrativa de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido apagou esses acontecimentos da linha do tempo X-Men, fazendo com que o enredo seja contado de novo. 

E na linha temporal, onde se encaixa? 

X-Men: Fênix Negra, cronologicamente falandovem depoisde X-Men: Apocalipse. Ambientando em 1992, se passa cerca de nove anos após o enredo de Apocalipse, para se fazer entender como se encontram os mutantes depois de salvar o mundo e reconhecidos na sociedade como heróis.

Simon Kinberg contou em evento da Comic-Con Experience do ano passado sobre as referências do filme. “Outros enredos foram usados de inspiração, como a HQ Invasão Secreta, mas a saga da Fênix Negra é tão rica que nós tínhamos muito material ali”, disse. “O tom será próximo ao de Logan, só que com mais personagens superpoderosos e uma pegada espacial”, completou.

Onde se encaixa no Universo Marvel?

Apesar das histórias de X-Men serem dos quadrinhos da Marvel, os filmes foram produzidos pela Fox. Mas, mesmo que leve um tempo, isso vai mudar, agora que a Disney comprou a própria Fox. O presidente da Marvel, Kevin Feige, falou ao io9 sobre a migração dos X-Men para o Universo Cinematográfico da Marvel.

"Vai demorar. Está tudo apenas a começar e o plano para os próximos cinco anos em que temos estado a trabalhar foi iniciado antes de tudo isto acontecer", disse.

"Por isso, neste momento para nós é menos sobre os pormenores específicos de quando e onde [os X-Men vão aparecer] e mais sobre a questão do conforto e contentamento por tê-los em casa. Todos estão de volta. Mas vai demorar muito tempo”, explicou.

O que podemos esperar de Fênix Negra?

Em entrevista para o ComicBook, o diretor e roteirista Simon Kinberg disse esperar que seu filme seja marcante como desfecho, assim como Vingadores: Ultimato e, até mesmo, o final de Game of Thrones.

“Eu imaginei como uma culminação, e até vendi assim para o estúdio, já que essa é a culminação das histórias dos X-Men. E sem dúvida haverão mais filmes de X-Men no futuro, mas esse ciclo em particular com esse elenco, parece que era hora de fazer o que Game of Thrones fez, o que Vingadores: Ultimato fez, e pareceu desafiar isso em uma nova forma e de encerrar tudo ao pôr-do-sol”, refletiu.

+ Saiba quais os próximos papéis dos atores de 'Game of Thrones'

X-Men: Fênix Negra chega aos cinemas brasileiros dia 6 de junho.