CineBuzz
Cinema / ESPECIAL "HSM"

Curiosidades sobre "High School Musical", que completa 15 anos

Longa estreou em janeiro de 2006 e lançou nomes como Zac Efron, Vanessa Hudgens e Ashley Tisdale

Henrique Nascimento Publicado em 20/01/2021, às 11h30 - Atualizado às 12h00

"High School Musical" completa 15 anos nesta quarta-feira (20) - Divulgação/Disney
"High School Musical" completa 15 anos nesta quarta-feira (20) - Divulgação/Disney

Nesta quarta-feira (20), "High School Musical" completou 15 anos de sua estreia, em 20 de janeiro de 2006. O longa, que apresentava o jogador de basquete Troy Bolton (Zac Efron) e a nerd da matemática Gabriella Montez (Vanessa Hudgens) "destruindo" a ordem social do Colégio East High ao assumirem os papéis principais do musical de primavera, foi um sucesso instantâneo.

Em sua estreia, já quebrou o recorde de filme mais assistido da TV a cabo norte-americana, sendo assistido por 7,7 milhões de pessoas nos Estados Unidos. O sucesso só seria superado no ano seguinte, com a estreia de "High School Musical 2", com 17,24 milhões de pessoas sintonizada na estreia. Consegrado, a história ganhou uma terceira e última parte, dessa vez lançada nos cinemas, com uma bilheteria mundial de mais de 252 milhões de dólares.



No ano em que o primeiro longa completa 15 anos, nós decidimos reunir algumas curiosidades de "High School Musical" e celebrar o sucesso da trilogia, que conquistou fãs e lançou não só Zac Efron e Vanessa Hudgens ao sucesso, mas também Ashley TisdaleLucas GrabeelCorbin BleuMonique Coleman. Confira:

 

1. O filme é inspirado em um roteiro para uma continuação de "Grease - Nos Tempos da Brilhantina"

Sim, "High School Musical" nem sempre foi "High School Musical": o filme é inspirado por um roteiro de 1999, que seria uma nova continuação de "Grease - Nos Tempos da Brilhantina", com foco nos filhos de Danny Zuko (John Travolta) e Sandy Olsson (Olivia Newton-John). A história seria bastante similar ao que vimos no longa de 2006, mas o projeto teve problemas e, após ser reescrito, o roteiro foi arquivado em 2004. Tempos depois, foi usado como inspiração para "High School Musical".

 

2. Justin Timberlake e Britney Spears seriam os protagonistas!

É isso mesmo! Antes de "Grease 3" ser transformado em "High School Musical", os personagens principais, que viriam a ser Troy e Gabriela, seriam interpretados pelo ex-casal Justin Timberlake Britney Spears. Já imaginou? Não só isso, os produtores tentaram escalar Christina Aguilera para a personagem que se tornou Sharpay Evans (Ashley Tisdale) - filha de Betty Rizzo (Stockard Channing) no original -, mas a cantora recusou.

 

3. O Colégio East High existe de verdade! 

"High School Musical" não se passava em um cenário ficcional: o Colégio East High realmente existe, mas ele não fica no lugar indicado no filme. Ao invés de ser localizado em Albuquerque, no Novo México, o East High original fica em Salt Lake City, em Utah, e até tem os armários usados pelos personagens, incluindo o rosa e chamativo que pertenceu a Sharpay. Imagina o sortudo que consegue ficar com ele?

 

4. O elenco seria completamente diferente!

A canadense Cassie Steele, conhecida por "Degrassi: A Próxima Geração" na época, foi escolhida para interpretar Gabriella. Já o papel de Troy ia para Matthew Underwood, de "Zoey 101". No entanto, nenhum dos dois conseguiu conciliar as suas agendas e novos atores foram escolhidos para os papéis.

Ashley Tisdale chegou a tentar o papel de Gabriella, mas os produtores acharam que ela seria muito melhor como Sharpay Evans, algo que se provou verdadeiro. Enquanto isso, Corbin Bleu tentou o papel de Ryan Evans, irmão de Sharpay, mas Lucas Grabeel foi escolhido e Corbin foi encorajado a tentar o papel de Chad, que acabou conquistando.

 

5. O filme não se chamaria "High School Musical"

"High School Musical" era o nome que os produtores usaram para se referir ao filme enquanto ele estava na fase de produção. A intenção era que, no final das gravações, eles pensassem em um novo nome, mas isso nunca aconteceu e eles acharam uma boa ideia manter as coisas como estavam. E não é que funcionou?

 

6. Zac Efron não conseguia alcançar as notas das músicas e precisou ser dublado

Drew Seeley chegou a tentar o papel de Troy Bolton, mas como tinha 24 anos na época e não parecia muito com um adolescente, não foi escolhido. No entanto, o ator e cantor acabou servindo como a voz do personagem, após ser constatado que Zac Efron não conseguia alcançar as notas exigidas pelas músicas.

Também foi por isso que Seeley acabou viajando o mundo com o resto do grupo e se apresentou como Troy na turnê "High School Musical: The Concert", que conta com um registro audiovisual e você pode conferir a seguir. Nos filmes seguintes, as músicas foram adaptadas para Zac e ele cantou todas elas.

 

7. O treinador Bolton e a Sra. Darbus teriam um dueto, mas ele foi cortado

Eles se odivam, mas quem não adoraria vê-los em ação? O treinador Bolton, do time de basquete, e a Sra. Darbus, responsável pelo departamento de teatro, tinha um dueto previsto em "High School Musical". A música seria inspirada por "Anything I Can Do", do musical "Annie Get Your Gun", em que os protagonistas discutem sobre serem melhores um que o outro. Porém, o número deixaria o filme muito longo e acabou sendo cortado antes mesmo de existir.

Petition · The Walt Disney Company: High School Musical Spin-Off With Coach  Bolton and Ms. Darbus · Change.org
A Sra. Darbus e o Treinador Bolton teriam um solo em "High School Musical", mas ele foi cortado (Reprodução/Disney)

 

8. Uma das músicas nunca foi usada no filme

Quem já ouviu ao álbum de "High School Musical", sabe que a última música é "I Can't Take My Eyes Off Of You", cantada por Zac Efron (ou Drew Seeley, no caso), Vanessa Hudgens, Ashley Tisdale e Lucas Grabeel. A música até chegou a ganhar um clipe de estúdio nos extras do DVD, mas nunca foi explicada a sua existência ou por que ficou ausente do filme.

O caso é diferente de "Humuhumunukunukuapua'a", a música de nome dificílimo que foi cortada de "High School Musical 2": nesse caso, uma cena chegou a ser gravada e foi retirada na edição final, fazendo parte do contexto. Em versões estendidas do filme, ela é incluída como parte da história, mas nada da injustiçada "I Can't Take My Eyes Off Of You".

 

9. Muito treinamento!

Todo o elenco precisou passar por duas semanas de intenso treinamento para que pudessem arrasar nas cenas de dança. Além disso, Zac Efron treinava basquete por cerca de três horas por dia, para aperfeiçoar as suas cenas na quadra.

 

10. Ryan era gay!

Antes de iniciarem as gravações, Lucas Grabeel conversou com Kenny Ortega, diretor de "High School Musical", sobre a sexualidade de Ryan. Ele confirmou que o personagem era, de fato, gay, mas a Disney, na época, não queria deixar isso explícito e o irmão de Sharpay acabou formando um casal com Martha Cox (KayCee Stroh).

Uma grande diferença para "High School Musical: The Musical: The Series", cuja protagonista, Nini (Olivia Rodrigo), tem duas mães e há ao menos dois personagens abertamente gays: Carlos (Frankie A. Rodriguez) e Seb (Joe Serafini).

 

11. Monique Coleman estava prestes a desistir da atuação quando entrou em "High School Musical"

Não é fácil trabalhar com artes e, para Monique Coleman, intérprete de Taylor McKessie, as coisas não estavam bem na época em que ela fez a audição para o papel da amiga de Gabriella e ela pensava em desistir da carreira e continuar como advogada, profissão em que é formada. Ainda quando os produtores ofereceram o papel a ela, a atriz ficou relutante em aceitar, mas acabou topando, para a nossa sorte.

 

12. Michael Jackson adorou "High School Musical"!

Morto em 2009, Michael Jackson teve a oportunidade de assistir a "High School Musical" e adorou o filme! Ele chegou a ligar para Zac Efron e elogiou tanto o filme quanto a performance do rapaz, que acabou não segurando a emoção e chorou durante o telefonema. E quem não faria o mesmo, não é?

 

13. Lucas Grabeel e Ashley Tisdale se odiavam!

Apesar da química gigante entre os irmãos Evans, os intérpretes de Sharpay e Ryan se odiavam durante as gravações de "High School Musical". Em um vídeo, publicado no canal de Ashley Tisdale em 2017, os atores admitiram que não tinham muita afinidade e até foi difícil trabalhar um com o outro, mas logo eles se aproximaram e ficaram muito amigos.

 

14. Ashley, Vanessa e Monique já haviam trabalhado juntas antes

Na época em que "High School Musical" foi lançado, Ashley Tisdale era uma das protagonistas de "Zack & Cody: Gêmeos em Ação" e, em alguns episódios, recebeu as colegas de filme em participações especiais na série: Vanessa Hudgens interpretava Corrie e Monique Coleman era Mary Margaret. Ambas eram colegas de escola de Maddie, personagem de Ashley.

Vanessa Hudgens Brasil в Twitter: "Quem aqui lembra quando Vanessa Hudgens  e Monique Coleman faziam participações em "Zack e Cody: Gêmeos em Ação"?  Elas interpretavam Corrie e Mary-Margaret, amigas de escola de
Monique Coleman, Vanessa Hudgens e Ashley Tisdale trabalharam juntas em "Zack & Cody: Gêmeos em Ação" (Reprodução/Disney)

 

15. Zac Efron também esteve na série e ficou com Ashley Tisdale!

É isso mesmo que você leu: fora de "High School Musical", Zac Efron e Ashley Tisdale trocaram alguns beijos. Tudo foi em frente às câmeras, em mais um episódio de "Zack & Cody: Gêmeos em Ação" - diferentemente dos rumores, eles nunca namoraram na vida real - e, até hoje, Ashley considera o beijo com Zac o pior de sua carreira. Ela disse que, como eles eram muito amigos, foi estranho, porque ele tentou beijá-la de língua e ela teve que pará-lo, já que o programa era infantil e não rolavam beijos do tipo por ali.

Zac Efron e Ashley Tisdale se beijaram em "Zack & Cody: Gêmeos em Ação" (Reprodução/Disney)