CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / NOVIDADE

Da mitologia à Marvel: Como Hércules se tornou herói em uma das maiores franquias da cultura pop?

Semideus foi apresentado em uma cena pós-créditos de "Thor: Amor e Trovão", já disponível no Disney+

Henrique Carvalho-Nascimento | @hc_nascimento Publicado em 08/09/2022, às 18h00 - Atualizado em 09/09/2022, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Direto da mitologia grega, Hércules foi introduzido no Universo Cinematográfico da Marvel em "Thor: Amor e Trovão" - Reprodução/Marvel Studios/Marvel Comics
Direto da mitologia grega, Hércules foi introduzido no Universo Cinematográfico da Marvel em "Thor: Amor e Trovão" - Reprodução/Marvel Studios/Marvel Comics

Assistindo a Thor na pele de Chris Hemsworth há mais de dez anos no Universo Cinematográfico da Marvel quase nos faz esquecer que, na realidade, ele é o deus do trovão da mitologia nórdica, não um personagem original da Casa das Ideiais. Com a estreia de "Thor: Amor e Trovão", em maio deste ano e, a partir desta quinta-feira (8), também no Disney+, o herói ganha a companhia de mais um personagem da "vida real": Hércules.

Filho de Zeus e um dos semideuses mais famosos da mitologia greco-romana, Hércules foi apresentado em uma das cenas pós-créditos do novo filme de Thor. Na sequência, o seu pai, vivido por Russell Crowe ("Gladiador"), pede para que o semideus vá atrás do deus do trovão, já que ele o humilhou, e enfrente o filho de Odin para limpar o nome de Zeus da desonra provocado por Thor.

interpretado por Brett Goldstein ("Ted Lasso"), Hércules apareceu pela primeira vez em uma cena pós-créditos de "Thor: Amor e Trovão" (Foto: Reprodução/Marvel Studios)
interpretado por Brett Goldstein ("Ted Lasso"), Hércules apareceu pela primeira vez em uma cena pós-créditos de "Thor: Amor e Trovão" (Foto: Reprodução/Marvel Studios)

Nas HQs, no entanto, a estreia de Hércules é bem diferente: em 1964, ele apareceu em uma história dos Vingadores sendo recrutado do passado por Immortus, uma versão antiga do vilão Kang, o Conquistador, que aparecerá em "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania", previsto para estrear nos cinemas em 2023. Só que, algum tempo depois, foi descoberto que o tal Hércules era, na verdade, um impostor.

Adaptado por Stan Lee Jack Kirby, o personagem voltou a aparecer, dessa vez sendo realmente o Hércules da mitologia, no ano seguinte, na série "Journey Into Mystery Annual", de Thor, criado justamente para ser um inimigo do deus do trovão. Porém, com o tempo, apesar de ainda manterem uma disputa de egos, Thor e Hércules desenvolveram uma relação de amizade e respeito, abrindo espaço para que o seu antigo inimigo ganhasse espaço nas histórias.

Hércules surgiu nos quadrinhos da Marvel como inimigo de Thor (Foto: Reprodução/Marvel Comics)
Hércules surgiu nos quadrinhos da Marvel como inimigo de Thor (Foto: Reprodução/Marvel Comics)

Em 1982, Hércules ganhou uma série própria, desprendendo-se de vez de Thor. Em algumas histórias, ele se juntou aos Vingadores, mas depois fundou o seu próprio grupo, os Campeões. Ele também já teve passagens pelo Departamento de Controle de Danos, que já foi mostrado em produções como "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa", "Ms. Marvel" e "Mulher-Hulk: Defensora de Heróis"; e integrou os Defensores, grupo com o Demolidor, entre outras equipes.

Em aventuras mais recentes, ele se aliou a Amadeus Cho, uma versão mais jovem do Hulk, com quem acabou desenvolvendo uma forte amizade. Retratado como galanteador e pansexual nos quadrinhos, Hércules também desenvolveu relacionamentos amorosos com diversos personagens das histórias da Marvel, como Mulher-HulkViúva Negra e, mais recentemente, Noh-Varr, que já foi dos Jovens Vingadores e agora é um membro dos Guardiões da Galáxia.

Depois de fazer amizade com Thor, Hércules ganhou uma série própria na Marvel (Foto: Reprodução/Marvel Comics)
Depois de fazer amizade com Thor, Hércules ganhou uma série própria na Marvel (Foto: Reprodução/Marvel Comics)

Ainda não sabemos qual será o futuro de Hércules no Universo Cinematográfico da Marvel, mas tudo indica que o personagem deve ser o antogonista de um possível quinto filme de Thor - considerando que Chris Hemsworth já afirmou que não pretende abandonar o personagem tão cedo - antes de migrar para aventuras solos ou junto aos Vingadores, por exemplo.

Sobre "Thor: Amor e Trovão"

Em "Thor: Amor e Trovão", Thor decide buscar a paz interior, juntando-se aos Guardiões da Galáxia e agindo apenas quando solicitado e só para acabar logo com os problemas e voltar para a sua aposentadoria. No entanto, o descanso é interrompido pela ameaça de Gorr, que busca a extinção de todos os deuses.

Para combater o Carniceiro dos Deuses, o deus do trovão conta com a ajuda de ValquíriaKorg e, para sua total surpresa, de Jane Foster, sua ex-namorada, que agora empunha o seu antigo martelo mágico, Mjölnir, e atende pelo codinome de Poderosa Thor. Passado o susto do reencontro, eles se juntam para acabar com o vilão e salvar o futuro de Nova Asgard.

O longa conta com os retornos de Chris Hemsworth ("Spiderhead"), como o protagonista; Natalie Portman ("Cisne Negro") como Jane Foster/Poderosa Thor; Christian Bale ("Cavaleiro das Trevas") como Gorr; Tessa Thompson ("Creed") como Valquíria; Taika Waititi como Korg; e Jaimie Alexander ("Blindspot") como Lady Sif

Russell Crowe ("Gladiador") se junta ao Universo Cinematográfico da Marvel como Zeus, o deus do Olimpo, e Brett Goldstein ("Ted Lasso") faz uma ponta como um personagem misterioso dos quadrinhos. Por fim, Chris PrattKaren Gillan, DaveBautista, Bradley Cooper, Vin Diesel e Pom Klementieff, de "Guardiões da Galáxia", também fazem uma participação especial no longa.

Com 1h59 minutos de duração, "Thor: Amor e Trovão" entrou para a lista de um dos filmes mais curtos do MCU, juntando-se a "Homem-Formiga e Vespa", "Doutor Estranho", "Thor: Mundo Sombrio" (segundo filme do Deus do Trovão) e "O Incrível Hulk". Porém, o longa foi bem com o público e arrecadou 750 milhões de dólares (cerca de 3,86 bilhões de reais na cotação atual) em bilheteria ao redor do mundo.


Depois de "Mulher-Hulk: Defensora de Heróis", para qual lançamento da Marvel você está mais ansioso?

  • "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre": 10 de novembro de 2022 nos cinemas
  • "Guardiões da Galáxia: Especial de Natal" (Dezembro no Disney+)
  • "What If...?" - 2ª Temporada: Início de 2023 no Disney+
  • "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania": 16 de fevereiro de 2023 nos cinemas
  • "Invasão Secreta": Entre março e junho de 2023 no Disney+
  • Guardiões da Galáxia: Volume 3": 4 de maio de 2023 nos cinemas
  • "Echo": Entre junho e agosto de 2023 no Disney+
  • "As Marvels" (16 de fevereiro de 2023 nos cinemas)
  • "Loki" - 2ª Temporada: Entre junho e agosto de 2023 no Disney+
  • "Blade": 2 de novembro de 2023 nos cinemas
  • "Ironheart": Entre setembro e novembro de 2023 no Disney+
  • "Agatha: Coven of Chaos": Fim de 2023/Início de 2024 no Disney+
  • "Daredevil: Born Again": Entre março e junho de 2024 no Disney+
  • "Capitão América: Nova Ordem Mundial": 2 de maio de 2024 nos cinemas
  • "Thunderbolts": 25 de julho de 2024 nos cinemas
  • "Quarteto Fantástico": 7 de novembro de 2024 nos cinemas
  • "Vingadores: A Dinastia Kang": 1º de maio de 2025 nos cinemas
  • "Vingadores: Guerras Secretas": 6 de novembro de 2025 nos cinemas

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!