CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / Festival

"Deserto Particular", pré-indicado ao Oscar, e mais filmes selecionados para a 29ª edição do Festival Mix Brasil

Evento acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2021

Thamyris Couto| @thamy_couto Publicado em 19/10/2021, às 16h05 - Atualizado às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Deserto Particular", pré-indicado ao Oscar, e mais filmes que estão na 29ª edição do Festival Mix Brasil - Divulgação
"Deserto Particular", pré-indicado ao Oscar, e mais filmes que estão na 29ª edição do Festival Mix Brasil - Divulgação

Um dos, se não o maior, festival de cinema internacional da cidade de São Paulo está prestes a ter seu início oficial. Marcado para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro, o Festival Mix Brasil já teve a lista das produções que serão prestigiadas neste período. 

Dentre as milhares de categorias que compoem o festival, damos destaque para a "Mostra Competitiva Brasil", portanto, confira quais filmes estarão na disputa:

  • "A Primeira Morte de Joana", de Cristiane Oliveira (RS)

A história acompanha Joana, uma menina de 13 anos quer descobrir por que sua tia-avó faleceu aos 70 sem nunca ter namorado. Ao encarar os valores da comunidade em que vive no sul do Brasil, ela percebe que todas as mulheres da sua família guardam segredos. Assista ao trailer:

  • "Até o Fim", de Glenda Nicácio e Ary Rosa (BA)

Na trama, Geralda recebe um telefonema do hospital dizendo que seu pai pode morrer a qualquer instante. Assim, ela acaba reencontrando suas três irmãs, que não via há 15 anos, em um momento de desabafos e reconhecimentos. Assista ao trailer:

  • "Deserto Particular", de Aly Muritiba (PR)

O escolhido para representar o Brasil no Oscar 2022 conta a história de Daniel (personagem de Antonio Saboia), um policial afastado do trabalho que mora em Curitiba, onde cuida do pai doente com devoção. Taciturno, Daniel é de poucas palavras e sorrisos. Sua única alegria é a misteriosa Sara, uma moça que mora no sertão da Bahia, e com quem se corresponde por aplicativo de celular. O desaparecimento súbito de Sara faz com que Daniel resolva cruzar o país em busca de seu amor. Assista ao trailer:

  • "Deus tem AIDS", de Fábio Leal e Gustavo Vinagre (PE/SP)

O documentário brasileiros já venceu na categoria de melhor filme na competição oficial da 7.ª edição do Queer Porto - Festival Internacional de Cinema Queer, e segundo o júri, o longa revela-se "uma renovada leitura do que é a vida de alguém portador" do vírus. Assista à prévia clicando aqui.

  • "Madalena", de Madiano Marcheti (MS)

"Entre as vidas de Luziane, Cristiano e Bianca há pouca coisa em comum além do fato de viverem em uma pequena cidade cercada por plantações de soja no Centro-Oeste do Brasil. Embora não se conheçam, os três são afetados pelo desaparecimento de Madalena. Em partes diferentes da cidade, cada um deles encontra seu modo de responder a essa ausência", diz a sinopse oficial. Assista ao trailer:

  • "Máquina do Desejo", de Joaquim Castro e Lucas Weglinski (SP)

O longa é "construído a partir do precioso acervo audiovisual da Associação Teatro Oficina Uzynauzona que, em seus mais de 60 Anos, transborda o palco e penetra na história do Brasil. Um mergulho nas entranhas criadoras das várias formações da indomável companhia e de sua sede, foco de resistência e reexistência que faz da liberdade de criação uma conquista irreversível", informa a sinopse. Assista ao trailer: 

  • "Vênus de Nyke", de André Antônio (PE)

A história do longa conta sobre um jovem que gosta de práticas sexuais muito particulares, principalmente ligadas ao fetichismo. Esses fetiches vão de tênis Nike a meias malcheirosas.Além de contar sobre seus encontros íntimos com outros homens, o personagem (interpretado pelo próprio André, que também assina roteiro, montagem, arte e figurino), vai a sessões de terapia, deixando sua analista obcecada por um paciente tão esquisito. Assista ao trailer:

Confira as postagens feitas pelo próprio Festival Mix em sua conta oficial do Instagram sobre as produções que estarão no evento:

Para mais detalhes sobre as produções ou atualizações sobre o festival de cinema, acesse o site oficial do Festival Mix Brasil clicando aqui.


V