CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / LANÇAMENTO

Documentário que apresenta o legado artístico do casal Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes ganha trailer; assista

"Escrita Íntima", de João Mário Grilo, estreia dia 9 de junho em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 25/05/2022, às 16h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Documentário que apresenta o legado artístico do casal Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes ganha trailer - Divulgação/Gullane/Zulfilmes
Documentário que apresenta o legado artístico do casal Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes ganha trailer - Divulgação/Gullane/Zulfilmes

O documentário "Escrita Íntima", de João Mário Grilo, revela a história pessoal e da época através da correspondência do casal de artistas Maria Helena Vieira Da Silva e Arpad Szenes entre 1932 e 1961.

O filme estreia dia 9 de junho em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Seguindo pistas deixadas por cartas, pinturas, fotografias e memórias, conheceremos o legado artístico do casal Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes que abandonaram Paris para um refúgio no Rio de Janeiro, fugidos da Segunda Guerra.

Este filme é o caminho para os receber no nosso tempo e, também, no “exílio da humanidade” onde, tantas e tantas vezes, somos forçados a viver (para sobreviver). 

Neste recorte de um registo documental, as cartas e a intimidade das suas palavras são pretexto para a exploração e restituição da memória do século XX – e os muitos exílios e isolamentos que o marcaram – que se articulam com a obra plástica de Vieira e Arpad, salpicada de elementos iconógrafos das suas próprias vidas e material audiovisual de época. Com ­imagens em Lisboa, Paris, Lyon, Dijón, Yèvre -le -Châtel e Rio de Janeiro. 

Os artistas têm um instituto que leva seu nome, Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, em Portugal. No Brasil, são reconhecidos pelos amantes de artes. O documentário será lançado em Portugal dia no 02 de junho, alinhado com o Brasil. 

O documentário, além de apresentar as cartas e trabalhos dos artistas, traz imagens dos artistas na residência na França e no Rio, parte de registros que o amigo e pintor brasileiro Carlos Sclair fez para seu filme "Escadas", além de fotos para uma fotonovela. Estes registros foram feitos durante os anos que os artistas viveram no Rio de Janeiro. 

Com as vozes de Luís Lucas, Suzana Borges e Fernanda Lapa, e participação de Jean-François Jaeger, Virgínie Duval, Raquel Henriques Da Silva, Fábio Koifman, Paulo Herkenhoff, Frederico Morais e Marina Bairrão Ruivo.

Assista ao trailer:


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!