CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / FEED DOG BRASIL

Festival Internacional de Documentários de Moda volta ao presencial em sua 6ª edição

O Feed Dog acontecerá em formato presencial, em São Paulo, de 13 a 19 de outubro

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 10/10/2022, às 13h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Festival Internacional de Documentários de Moda volta ao presencial em sua 6ª edição - Divulgação
Festival Internacional de Documentários de Moda volta ao presencial em sua 6ª edição - Divulgação

O Feed Dog, Festival Internacional de Documentários de Moda, chega à sua 6ª edição celebrando a volta ao formato presencial em São Paulo.

O festival acontecerá de 13 a 19 de outubro, no Espaço Itaú de Cinema Augusta - Anexo, com todas as sessões gratuitas. Unindo moda e cinema, o festival apresenta 15 filmes - a maioria inédita no circuito comercial - com importantes nomes da moda e também questões próprias de seu setor.

Sendo assim, o festival propõe um olhar 360º em uma indústria que pretende faturar globalmente 1 trilhão de dólares até 2025, mas é a segunda que mais castiga o meio ambiente.

A programação acontece também em instituições de ensino parceiras - Senac Lapa Faustolo, IED São Paulo, Faap, Faculdade Belas Artes e no Centro Universitário Senac Santo Amaro - com a realização de sessões especiais, mesas de debate, sobre sustentabilidade, inclusão e diversidade, além de uma masterclass com o estilista Isaac Silva, e um encontro com o estilista e figurinista João Pimenta, todas gratuitas e abertas ao público em geral.

No Feed Dog buscamos um olhar amplo, que vai além do estilo, do modelo e da vitrine. A indústria da moda é uma das mais complexas do mundo porque inclui criatividade, glamour e investimentos altíssimos, mas também pauta questões cruciais para a sociedade atual como a sustentabilidade, a diversidade dos corpos e a inclusão social, por exemplo" diz Flavia Guerra, curadora do festival.

O inédito "Salvatore: Shoemaker of Dreams", do aclamado diretor Luca Guadagnino ("Me Chame pelo seu Nome", ganhador do Oscar de melhor roteiro, entre diversos prêmios) abre o festival no dia 13 de outubro, às 20h, no Espaço Itaú de Cinemas Augusta, numa cerimônia para convidados.

O filme conta a história baseada na autobiografia do designer italiano de sapatos Salvatore Ferragamo, desde sua saída da Itália em busca de uma vida melhor, até a criação de sua icônica marca de luxo.

Grandes nomes do universo da moda estão no Feed Dog Brasil em filmes inéditos, como "Io sono il sole", que retrata a vida de Lorenzo Riva, diretor de criação da Balenciaga e um dos protagonistas do prêt-à-porter italiano dos anos 1990; a estilista Mary Quant, no documentário "Quant", dirigido pela cineasta e designer de moda Sadie Frost; o emergente criador Kyle Westphal, em "Let me be me".

Já no clássico "Mode in Paris", William Klein, um dos fotógrafos mais influentes do mundo fashion e da história, retrata a efervescente cena da moda francesa no anos 1980 com a trilha sonora de Serge Gainsbourg.

A programação traz também filmes de impacto que convidam à reflexão como "A fashion uprising", sobre um incêndio que matou mais de mil pessoas que trabalhavam numa fábrica de roupas em Bangladesh; os estereótipos, objetificação e sexualização da mulher negra na moda em "Subjects of Desire"; a digital influencer de 14 anos Leonie, mais conhecida como Leoobaly, em "Girl Gang"; além de empresas como a icônica Joalheria Tous e a história do Jeans nos Estados Unidos em "Riveted: The History of Jeans".

O festival traz uma série de debates e mesas em instituições de ensino parceiras, sobre sustentabilidade, inclusão e diversidade, além da masterclass com o estilista e ativista Isaac Silva, um encontro com o estilista e figurinista João Pimenta, e a 1ª Mostra Estudantil Fashion Film realizada por estudantes. Saiba tudo sobre o festival no site oficial.

Com muitos lançamentos vindo ainda em 2022, qual você está mais ansioso(a) para assistir? Vote no seu favorito!

  • "Morte Morte Morte" (Estreia em 06/10)
  • "Amsterdam" (Estreia em 06/10)
  • "Lobisomem na Noite" (Estreia em 07/10)
  • "Halloweens Ends" (Estreia em 13/10)
  • "Bem-Vindo à Vizinhança" (Estreia em 13/10
  • "A Escola do Bem e do Mal" (Estreia em 19/10)
  • "Adão Negro" (Estreia em 20/10)
  • "O Enfermeiro da Noite" (Estreia em 26/10)
  • "Depois do Universo" (Estreia em 27/10)
  • "Enola Holmes" (Estreia em 04/11)
  • "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre" (Estreia em 10/11)
  • "Avatar: O Caminho da Água" (Estreia em 15/12)
  • "Bardo" (Estreia em 16/12)
  • "Glass Onion: Um Mistério Knives Out" (Estreia em 23/12)

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!