CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / Já vimos

'Godzilla II: Rei dos Monstros' é o 'Vingadores' dos monstros japoneses

Filme, que estreia nesta quinta-feira (30), traz Millie Bobby Brown, de 'Stranger Things', no elenco

Pedro Rocha Publicado em 30/05/2019, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do trailer do filme 'Godzilla II: Rei dos Monstros', que estreia no Brasil no dia 30 de maio - Reprodução/Warner Bros.
Cena do trailer do filme 'Godzilla II: Rei dos Monstros', que estreia no Brasil no dia 30 de maio - Reprodução/Warner Bros.

Sim, o novo filme sobre o grande monstro japonês, Godzilla II: Rei dos Monstros, tem MUITO em comum com o maior filme do ano até agora, Vingadores: Ultimato. Dirigida por Michael Dougherty, a sequência para o longa de 2014 estreia no Brasil nesta quinta-feira (30). 

O primeiro ponto similar, claro, é o mais óbvio. Se Vingadores ficou conhecido por reunir, num mesmo filme, os maiores heróis da Marvel, Godzilla II junta, nas telonas, alguns dos grandes monstros mitológicos criados pelo estúdio japonês Toho anos atrás, que conquistaram fãs de cinema em superproduções na década de 60.

REUNIÃO DE MONSTROS

Não é spoiler, quem viu o trailer já sabe. O filme apresenta 17 novas criaturas que são descobertas no mundo depois do ataque do primeiro filme, em São Francisco, nos EUA, em 2014. Entre os monstros, estão a mariposa Mothra, o pterossauro Rodan e o medonho dragão de três cabeças Ghidorah. 

Aliás, é até maldade acusar alguém de compartilhar spoilers de Godzilla II. O próprio trailer do filme se encarrega disso, ao mostrar cenas importantíssimas do enredo. Mas tudo bem. 

IDEOLOGIA DO THANOS

Ok, aqui, no entanto, tem mesmo um pouquinho de spoiler. Se não quiser saber sobre os planos vilanescos do filme, pule para o próximo tópico.

Porém, o plano é apresentado logo no início do longa. É um spoiler, mas não é tão grande assim, de verdade.

Existe um grupo que é contra a ideia de destruir os novos montros encontrados no planeta. Muito pelo contrário. A ideia deles é acordar todos os gigantes e deixá-los viver livremente na Terra, para que eles reestabeleçam um equilíbrio quebrado pelos seres humanos.

Lembra alguém? 

Em Vingadores: Guerra Infinita (2018), a motivação do vilão Thanos ao estalar os dedos era reestabelecer a ordem do universo, que havia sido bagunçada pelos seres vivos. Para isso, ele reuniu as poderosas Jóias do Infinito. 

ELENCO ESTELAR 

Se o primeiro filme foi estrelado por Bryan Cranston e Aaron Taylor-Johnson, o novo longa traz como protagonistas Millie Bobby Brown, a Eleven de Stranger Things, ao lado de Vera Farmiga (A Freira) e Kyle Chandler (Bloodline), que vivem seus pais.

A história humana do longa é focada no três, que haviam perdido um membro da família na tragédia de São Francisco. Os pais da personagem de Millie, porém, também são importantes para o enredo por terem iniciado um estudo pioneiro para criar uma comunicação entre os monstros e os seres humanos.

A Millie, inclusive, faz uma grande atuação no filme. Seu papel é bem diferente da Eleven, mas, em comum com a heroína de Hawkings, ela é destemida, teimosa e enfrenta os perigos como se já fosse adulta. 

Charles Dance, de Game of Thrones, também entra para o elenco.

++ Confira o novo trailer de 'Godzilla II: Rei dos Monstros'

Além deles, alguns nomes do primeiro filme retornam para a história, como Sally Hawkins, a Dr. Vivienne Graham, e Ken Watanabe, o Dr. Ishiro Serizawa. Eles vivem os principais nomes da empresa Monarca, que há décadas estuda, secretamente, os monstros que existem na Terra, como o Godzilla. 

SUPERPODERES E CENAS DE TIRAR O FÔLEGO

Por falar em Godzilla, o grande herói da história certamente derrotaria o Thanos ou qualquer vilão do Universo Marvel. Se, no primeiro filme, ele já estava aniquilando os inimigos com seu poderoso raio azul, no segundo filme ele volta ainda mais "sangue nos olhos". 

O grande ponto alto do filme, sem dúvidas, são as interações e batalhas entre os monstros. As cenas são bem feitas e as lutas empolgam.

Os personagens humanos são (quase) dispensáveis. Os diálogos são clichês e chatos. Algumas "reviravoltas" são de revirar os olhos.

Mas o Godzilla, calado, tem melhores diálogos que os humanos, o que acaba sendo muito legal. Aliás, não só ele. Mothra é uma das personagens que mais emocionam no filme.

UNIVERSO COMPARTILHADO

Isso também não é spoiler. A Warner Bros. já havia anunciado, há muito tempo, que os seus monstros gigantes das telonas fazem parte de um mesmo universo. 

King Kong não é mencionado em nenhum momento do filme. No entanto, há referências para a Ilha da Caveira. 

++ Além de 'Stranger Things': relembre outros papéis de Millie Bobby Brown, que esta semana estreia em 'Godzilla II'

Os créditos do novo longa são os responsáveis por anunciar, por meio de um recorte de jornal fictício, que pode haver um conflito entre o "deus" Godzilla e o "rei" King Kong. 

O filme Godzilla vs. Kong, em que os dois vão se encontrar, não só está confirmadíssimo como já tem uma data de estreia prevista: para daqui a um ano, no dia 29 de maio de 2020.