CineBuzz
Cinema / TERROR

Guia de Halloween: Confira os principais subgêneros do terror

Do suspense psicológico ao trash, separamos 12 filmes para o seu Halloween

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 05/10/2021, às 17h41 - Atualizado às 17h45

Guia de Halloween: os principais subgêneros do terror - Divulgação/Compass International Pictures/Lionsgate/Fox Searchlight Pictures
Guia de Halloween: os principais subgêneros do terror - Divulgação/Compass International Pictures/Lionsgate/Fox Searchlight Pictures

Estamos em outubro, mês do Halloween e de falar sobre terror! Nos cinemas, recentemente, "A Casa Sombria", da Searchlight Pictures, ganhou as telonas e, no próximo dia 28 de outubro, do mesmo estúdio, também chega às telonas a produção "Espíritos Obscuros".

É tanto filme de terror, de diversos tipos, que a gente acaba até se perdendo. Dessa forma, para que você possa entender um pouco mais sobre este gênero, nós do CineBuzz preparamos um guia apresentando alguns dos principais subgêneros do terror, exemplificando com filmes e onde você pode assisti-los. Confira:

 

SUSPENSE PSICOLÓGICO

Enquanto nos filmes de horror o medo é causado por reações físicas de susto, repulsa, nojo ou aflição, no suspense psicológico, o temor é causado por um desconforto mental.

Tais produções são mais voltadas ao suspense do que é real e do que é “psicológico” – ou seja, se o que vemos está acontecendo apenas na mente do personagem.

Geralmente, são filmes menos visuais e explícitos, e mais sugestivos. Muitos têm finais abertos e as conclusões estão sujeitas à interpretação do público.

Exemplos: "Corra!", disponível na Claro Video; e "Cisne Negro", disponível no Star+.

 

SLASHER

Nesse subgênero muito famoso na década de 80, os filmes possuem um psicopata ou assassino em série que persegue um grupo de pessoas - geralmente adolescentes - e os mata aleatoriamente. Estas produções, geralmente, são feitas com baixo orçamento.

Exemplos: "Sexta-Feira 13", disponível na HBO Max; e "Halloween", de 1978, disponível na Netflix.

 

SOBRENATURAL

O nome é autoexplicativo: esse subgênero se caracteriza por filmes com tramas que abordam elementos que vão além do que é natural e que não podem ser explicados, como fantasmas, demônios, assombrações e exorcismo.

Exemplos: "Poltergeist - O Fenômeno", disponível na HBO Max; e "O Exorcista", disponível no Google Play.

 

GORE

Os filmes de terror gore exigem estômago do espectador. São filmes que incluem cenas explícitas de violência, com conteúdos perturbadores, incluindo sangue e tortura. 

Exemplos: "Casamento Sangrento", disponível no Star+; e "Jogos Mortais", disponível no Amazon Prime Video e Telecine.

 

FOUND FOOTAGE

A proposta desse subgênero – cuja tradução literal é “filmagem achada” – é passar uma ideia documental, com elementos que criam um clima realista.

Exemplos: "A Bruxa de Blair", disponível no Amazon Prime Video e no Star+; e "REC", disponível no Amazon Prime Video.

 

TRASH

Nem todo trash é um terror propriamente dito, mas esse subgênero se caracteriza por filmes com características bem especificas, de baixa qualidade técnica e atuações ruins.

Mesmo nem sempre sendo feito de forma intencional, o fato é que muitos diretores acabaram se apropriando dessa estética propositalmente, um deles é Peter Jackson, que no início de carreira dirigiu vários filmes trash.

Exemplos: "O Ataque dos Vermes Malditos", disponível na Netflix; e "Um Drink no Inferno", disponível na Claro Video.