CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / DEFINIDO

Jair Bolsonaro reduz cota de exibição de filmes brasileiros nos cinemas em 2020

Medida define que cinemas tenham, pelo menos, 27 dias de produções nacionais em cartaz

Redação Publicado em 27/12/2019, às 13h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme Bacurau - Divulgação/Vitrine Filmes
Cena do filme Bacurau - Divulgação/Vitrine Filmes

O presidente Jair Bolsonaro reduziu a cota do tempo de exibição de filmes nacionais pelas proprietárias de redes e salas de cinema ao modificar o decreto definição.

De acordo com o Diário Oficial da União, a medida define o número de 27,4 dias após permanecer inalterada desde 2017, quando determinava que toda exibidora passasse um mínimo de 28 dias de filmes nacionais ao ano.

Segundo o G1, há uma variante nessa cota conforme a quantidade de salas que os cinemas possuem. Caso a exibidora tenha apenas uma tela, precisará agir de acordo com o valor mínimo.

Grandes redes com mais de 200 salas - não necessariamente no mesmo lugar - terão que exibir 57,3 dias de filmes nacionais durante o ano. Ainda há a determinação da variação de títulos, que obriga no mínimo três filmes brasileiros diferentes em 2020.

Da mesma forma do tempo em ccartaz, o número de títulos também varia com o tamanho do cinema. Exibidoras com mais 20 salas de cinema deverão passar pelo menos 24 títulos diferentes no ano.

+ Leia Mais: Ancine para de divulgar filmes nacionais no site e em sua sede

E há um acordo que reduz 20% da cota obrigatória caso as exibidoras ofertem sessões com filmes nacionais a partir das 17h por vontade própria.


+ Todo mundo tem um filme ou personagem favorito desde a infância, né? Alguns são tão especiais que marcam a gente a vida toda. Então separamos 5 itens para você demonstrar todo o seu amor por aí! Dá uma olhada nessas dicas de fã para fã:


Funko Pop! - Malévola: quem disse que não amamos os vilões também? É claro que os fãs da Malévola não podem ficar sem esse Funko Pop! incrivel da personagem: https://amzn.to/2BYCv3D

O Rei Leão - Livro oficial com a história do filme: o tempo passa e o nosso amor pelo Rei Leão só aumenta! Se você curte o filme, vai adorar saber que esse livro também conta toda a história: https://amzn.to/2Pucq4t


Mary Poppins - Edição bolso de luxo: o clássico conquistou super rápido o coração de crianças, jovens e adultos. Se você gosta da Mary Poppins, não pode deixar de ter essa versão de bolso do livro, que está cheio de ilustrações maravilhosas: https://amzn.to/2Pr0Ve6

Caneca Toy Story: como não amar Toy Story? Confira a caneca personalizada dos nossos brinquedos favoritos: https://amzn.to/2JxMWzp

Quebra-cabeça de 2.000 peças - Star Wars: a saga de Star Wars faz sucesso há anos e marcou diversas gerações. Dá uma olhada nesse quebra-cabeças incrível de 2.000 peças: https://amzn.to/2JtSOd2

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.