CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / LUTO

Jean-Louis Trintignant, ator francês de "Amor", morre aos 91 anos

Ator morreu “pacificamente, de velhice”, afirmou sua esposa, Mariane Hoepfner Trintignant

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 17/06/2022, às 13h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jean-Louis Trintignant, ator francês de "Amor", morre aos 91 anos - Divulgação/Getty Images: Tristan Fewings
Jean-Louis Trintignant, ator francês de "Amor", morre aos 91 anos - Divulgação/Getty Images: Tristan Fewings

O ator Jean-Louis Trintignant, lenda do cinema e teatro francês, morreu nesta sexta-feira (17) aos 91 anos, anunciou sua esposa, Mariane Hoepfner Trintignant, à AFP em um comunicado transmitido por seu agente.

O ator de "E Deus Criou a Mulher", "Amor" e "Z" faleceu "pacificamente, de velhice, esta manhã em casa, cercado por seus entes queridos", disse sua esposa. Ele sofria de câncer há vários anos.

Trintignant teve uma longa carreira com mais de 160 papéis, entre o cinema e o teatro.

Em 1956, participou de "E Deus Criou a Mulher", de Roger Vadim, co-estrelado por Brigitte Bardot. Em 1962, numa passagem pelo cinema italiano, fez "Il sorpasso", de Dino Risi.

Ganhou o estrelato em 1966, no filme "Um Homem e Uma Mulher", de Claude Lelouch, com Anouk Aimée. Em 1968, foi agraciado com o Urso de Prata de Melhor Ator pelo seu desempenho em "L'homme qui ment".

Em 1969, levou o prêmio de Melhor Interpretação Masculina no Festival de Cannes por sua atuação em "Z", de Costa Gavras, uma denúncia contra a ditadura dos coronéis gregos que rapidamente repercutiria na América Latina.

Seu último grande papel no cinema foi em "Amor", de Michael Haneke, filme que venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e também a Palma de Ouro no Festival de Cannes.


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!