CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / LUTO

Joe Turkel, o bartender de "O Iluminado", morre aos 94 anos

Ator ainda colaborou com Stanley Kubrick em “O Grande Golpe” e “Glória Feita de Sangue”

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 01/07/2022, às 17h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joe Turkel, o bartender de "O Iluminado", morre aos 94 anos - Divulgação/Warner Bros.
Joe Turkel, o bartender de "O Iluminado", morre aos 94 anos - Divulgação/Warner Bros.

Joe Turkel, ator conhecido por seus papéis em "O Iluminado" e "Blade Runner", morreu no Hospital St. John em Santa Monica, Califórnia, na última segunda-feira, 27 de junho, aos 94 anos. A informação foi dada por um representante do ator à Variety, a causa da morte não foi revelada.

Turkel tem mais de 100 créditos em vários filmes e programas de TV, e é mais conhecido por seus papéis coadjuvantes em três filmes de Stanley Kubrick, incluindo seu primeiro longa “O Grande Golpe”, “Glória Feita de Sangue” e “O Iluminado”, no qual ele viveu o barman fantasmagórico Lloyd.

O ator também teve um papel de destaque em "Blade Runner", clássico de 1982, como o excêntrico criador de replicantes Eldon Tyrell.

Turkel nasceu no Brooklyn em 1927 e se juntou ao Exército dos EUA aos 17 anos, servindo na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, ele se mudou para a Califórnia para atuar e conseguiu seu primeiro crédito no cinema com "City Across the River", em 1948.

Ao longo das quatro décadas seguintes, Turkel trabalhou extensivamente, com filmes notáveis, incluindo "Rei de um Inferno", "O Canhoneiro do Yang-Tsé", "O Massacre de Chicago" e seu último filme "O Lado Sombrio da Lua".

Ele também apareceu em três dos filmes do diretor Bert I. Gordon: “Atormentado”, “O Menino e os Piratas” e “A Cidade dos Gigantes”.

Na TV, Turkel apareceu em episódios de programas populares como "The Life and Legend of Wyatt Earp", "Sky King", "Tales from the Darkside", "O Cavaleiro Solitário", "S.W.A.T", “Miami Vice”, “Bonanza”, entre outras. Seu crédito final antes de se aposentar foi uma dublagem de voz em um spin-off de videogame “Blade Runner” de 1997.

De acordo com um representante, antes de sua morte, Turkel completou um livro de memórias intitulado “The Misery of Success”, que sua família planeja publicar ainda este ano.

Turkel deixa seus dois filhos, duas noras e seu irmão David Turkel.


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!