CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / ESPECIAL

Sonic, Super Mario, Tomb Raider e outros games que foram adaptados para o cinema

Após problemas, longa sobre o porco-espinho corredor chega às telonas na próxima quinta (13)

Henrique Nascimento Publicado em 09/02/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sonic, Tomb Raider, Pokémon e Super Mario Bros.: jogos que ganharam versões cinematográficas - Divulgação
Sonic, Tomb Raider, Pokémon e Super Mario Bros.: jogos que ganharam versões cinematográficas - Divulgação

Se você era uma das crianças com o privilégio de ter um Mega Drive, uma das tendências no campo dos videogames na década de 1990, certamente assoprou muita fita e colocou o Sonic, o incrivelmente rápido porco-espinho azul, para capturar anéis, fugir de inimigos e derrotar o seu nemêsis, Dr. Eggman.

O primeiro jogo da franquia foi lançado em 1991 e, em quase 30 anos desde o seu surgimento, Sonic vem conquistando fãs até hoje. Portanto, não é de surpreender que haja uma grande expectativa para a primeira adaptação em live-action do personagem, que estreia na próxima quinta-feira (13) nos cinemas brasileiros.

+ Leia mais: Após polêmica, Sonic ganha novo visual para filme e fãs elogiam

Em Sonic: O Filme, o personagem se reunirá com o policial Tom (James Marsden) para impedir que o Dr. Eggman (Jim Carrey), um cientista louco, capture todas as Esmeraldas do Caos e crie sua própria realidade utópica. Assista ao trailer:

Em homenagem ao personagem, preparamos uma lista com alguns filmes que, assim como Sonic: O Filme, também foram adaptados de jogos, sejam eletrônicos ou não. Confira a seguir:

+ Leia mais: Sonic interage com atletas em comercial

Pokémon: Detetive Pikachu

Antes de Sonic: O Filme, outra franquia de jogos populares chegou aos cinemas: apesar de já contar com mais de 21 filmes animados, Detetive Pikachu é a primeira adaptação live-action de Pokémon.

Na história, os Pokémon convivem com os humanos normalmente e as capturas e batalhas já não são importantes como antes. É nesse mundo que um jovem encontra uma versão falante do ratinho Pikachu e aceita a sua ajuda para encontrar o pai desaparecido.

O longa é inspirado no jogo homônimo para Nintendo DS lançado em 2016. 

+ Leia mais: Billie Eilish, Ariana Grande e Lil Nas X são transformados em líderes de ginásio de Pokémon

Super Mario Bros.

Talvez você nem saiba, mas Mario e Luigi já ganharam versões em carne e osso no cinema: No longa de 1993, a dupla de encanadores vive em uma realidade paralela habitada por dinossauros e comandada pelo terrível vilão Rei Koopa. Juntos, eles precisam salvar a Princesa Daisy, que corre perigo.

O filme, no entanto, acabou não decolando e recebeu diversas críticas negativas. Agora a dupla terá nova chance nos cinemas, com uma nova adaptação da famosa franquia, com estreia prevista para 2022.

+ Leia mais: Nova adaptação de Super Mario Bros. deve estrear em 2022

Street Fighter: A Última Batalha

Sucesso nos fliperamas - hoje quase extintos -, Street Fighter alimentou muitas disputas desde o seu lançamento, em 1987. Com o sucesso da franquia de jogos, uma adaptação cinematográfica era quase certa e veio, pela primeira vez, em 1994, com Street Fighter: A Última Batalha.

Na trama, Coronel Guile (Jean-Claude Van Damme) precisa impedir o plano diabólico do General M. Bison (Raul Julia) e conta com a ajuda dos lutadores de rua para invadir a fortaleza do vilão. Porém, o momento acaba sendo oportuno para uma jornalista, em desavença com o personagem, realizar uma vingança pessoal.

+ Leia mais: Street Fighter V terá nova edição com todos os lutadores, skins e cenários extras

Mortal Kombat

Outro jogo de luta de sucesso é Mortal Kombat, lançado pela primeira vez em 1992, e seus personagens, Scorpion, Sub-Zero, Liu Kang e Sonya Blade, entre outros, foram transpostos para o cinema apenas três anos depois. 

Dirigido por Paul W. S. Anderson, que depois embarcaria numa franquia que falaremos logo mais, o longa mostrava a história de três guerreiros mortais convocados para enfrentar poderosos inimigos e defender o destino da humanidade em um torneio milenar.

Em 2021, a franquia de jogos ganha novo filme, com estreia prevista para janeiro.

+ Leia mais: Mortal Kombat: Gravações do filme live-action são finalizadas

Tomb Raider

Uma arqueóloga se aventura em tumbas a procura de tesouros (portando armas e em trajes que não parecem muito apropriados para a tarefa): esse é o ponto de partida de Tomb Raider, jogo lançado em 1996.

Lara Croft, a protagonista, foi levada ao cinema na virada do milênio, interpretada por Angelina Jolie (Malévola: Dona do Mal). No longa, Lara vai atrás do Triângulo da Luz, um antigo segredo de seu pai, e tenta recuperá-lo antes que o objeto caia nas mãos dos Illuminati, uma sociedade secreta que pretende dominar o mundo.

+ Leia mais: Primeiro game exclusivo de serviço de streaming do Google ganha novo trailer; veja

Resident Evil

Um vírus é espalhado na cidade de Raccoon e é responsável por transformar humanos em monstros em Resident Evil. A série de jogos de horror, lançada em 1996, ganhou sua primeira adaptação cinematográfica em 2002, estrelada por Alice (Milla Jovovich), que precisa destruir um laboratório subterrâneo e impedir que o vírus se espalhe por todo o mundo.

A tentativa não é tão bem sucedida e renderam outros cinco filmes, que acabaram trazendo personagens conhecidos pelos fãs dos jogos para a trama no cinema.

+ Leia mais: Final Fantasy VII Remake, The Last of Us Part II, Cyberpunk 2077 e outros games mais aguardados de 2020

Need for Speed: O Filme

Como um Velozes & Furiosos do videogame, Need for Speed também tentou se lançar no cinema. Apesar do sucesso da franquia de jogos, iniciada em 1994, a adaptação de 2014 não agradou tanto assim.

Estrelado por Aaron Paul (Breaking Bad), o filme mostra a história de Tobey (Paul), traído por seu ex-sócio e preso. Confinado, ele arma um plano e, ao ser posto em liberdade, decide colocá-lo em prática, mas o agora inimigo já sabe de sua trama e decide enfrentá-lo de igual para igual, armados de carros superpotentes.

+ Leia mais: Velozes & Furiosos 10: Vin Diesel revela querer dividir último filme em duas partes

Os 7 Suspeitos

A lista não é feita só de jogos eletrônicos: Detetive, jogo de tabuleiro criado em 1949 na Inglaterra, onde os jogadores são responsáveis por descobrir o responsável por um crime, também já foi adaptado para o cinema.

Os 7 Suspeitos segue exatamente o mesmo estilo do jogo e, em edição especial, a trama chegou a ganhar até três finais diferentes, para aumentar a diversão.

+ Leia mais: Entre Facas e Segredos tem sequência confirmada pela Lionsgate

BÔNUS

Detona Ralph

A animação não é bem uma adaptação: Detona Ralph conta a história de um vilão que não quer ser mais vilão e parte em busca de algo que o torne um herói aos olhos de seus companheiros de jogo.

Porém, em seu caminho, Ralph acaba tendo encontros com diversos personagens conhecidos, como Sonic, Mario, Pac Man, os lutadores de Street Fighter e muitos outros!

+ Leia mais: Para comemorar estreia de novo filme, Pokémon GO terá evento especial com monstrinhos clonados

Pixels

Outra não-adaptação de jogos, mas que tem tudo a ver com o universo dos videogames: em Pixels, seres intergalácticos decidem invadir a Terra através de jogos eletrônicos.

Para derrotá-los, o presidente dos Estados Unidos convida um campeão de jogos clássicos dos anos 1980 que, entre os inimigos, precisa enfrentar uma versão assustadora do Pac Man, o Come-Come.


+ Se você é fanático por videogames e adora itens de colecionadores, prepare-se, porque essa lista é para você: separamos 4 jogos e acessórios que vão deixar seu cantinho geek super inspirado em histórias incríveis!

  • Assassin’s Creed: Um dos jogos mais famosos do mundo também acompanha um boneco customizado, uma caixa de música, CD com as trilhas sonoras e muuito mais. https://amzn.to/2Oa8gha
  • Days Gone: Este jogo de ação e aventura na era do apocalipse zumbi vai ficar ainda mais divertido com os itens para colecionador que o acompanham. https://amzn.to/2XBDJvM
  • Red Dead Redemption: Esse jogo vai ser o que você mais queria para enfeitar seu quarto: junto com ele você vai ganhar moeda de desafio, cartas customizadas e um cofre inspirado no jogo. https://amzn.to/2XChyWm
  • Sonic Mania: Retornando da quarta geração de consoles, este jogo clássico traz uma experiência nova para quem joga desde a infância. Acompanha o boneco do Sonic e um anel dourado que você não pode perder. https://amzn.to/33gX86J

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.