CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / VEM AÍ

Hitler imaginário, carne de unicórnio e Beatles em alemão: Conheça Jojo Rabbit, indicado ao Oscar 2020

A produção levou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado pelo trabalho de Taika Waititi

Júlia Andrade Publicado em 02/02/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roman Griffin Davis, Taika Waititi e Scarlett Johansson em Jojo Rabbit - Fox SearchLight Pictures
Roman Griffin Davis, Taika Waititi e Scarlett Johansson em Jojo Rabbit - Fox SearchLight Pictures

Jojo Rabbit leva ao público um enredo ambientado na Segunda Guerra Mundial que traz uma visão diferente do que foi o nazismo liderado por Adolf Hitler.

O cineasta Taika Waititi dirigiu e escreveu uma trama que satiriza e, ao mesmo tempo, reproduz o lado humano daquele período, que marcou a história da Alemanha e do mundo, a partir do olhar de uma criança.

A comédia conta a história de Jojo Betzler, vivido por Roman Griffin Davis, um garotinho alemão que quer fazer parte da Juventude Hitlerista e acaba descobrindo que a mãe, interpretada por Scarlett Johansson, abriga uma menina judia dentro da casa deles.

O que movimenta ainda mais a trama é o fato de Jojo ter Hitler, vivido por Taika Waititi, como seu melhor amigo imaginário - uma figura cômica - e se questionar sobre os valores e comportamentos que procurava seguir.

+ Leia Mais: Jojo Rabbit ganha novo trailer com garoto questionando nazismo de Hitler

Indicado a seis categorias do Oscar 2020, a produção é uma aposta para ficar de olho por ser um dos títulos contemplados na lista de concorrentes ao prêmio de Melhor Filme. Quer saber mais sobre o filme? Confira 8 curiosidades sobre Jojo Rabbit:

1 - Adaptação de um livro

A produção cinematográfica é baseada na obra Cagung Skies, de Christine Leunens, publicado em novembro de 2004, que traz a essência do enredo do garoto da Juventude Hilerista que descobre uma judia abrigada dentro de sua casa.


2 - Taika Waititi é diretor, roteirista e o intérprete de Hitler

Taika Waititi em Jojo Rabbit (Paris Filmes)

Além do cineasta neozelandês ser responsável pela direção e roteiro do longa, Waititi é o ator por trás do melhor amigo imaginário de Jojo.

Ele encarna Adolf Hitler com todo o toque de humor e expressões cheias de sátira que a produção oferece.


3 - Cena favorita do protagonista foi "chutar o saco do Hitler"

Em entrevista ao canal E!, o pequeno Roman Griffin Davis, que vive o garoto principal da trama, revelou que seu momento preferido do filme é um dos mais inusitados.

"Chutar o saco do Hitler para fora de uma janela", relatou. "Penso que deveria ser tradição de aniversário você ser capaz de chutar as bolas do Hitler para fora da janela", completou. "Foi a coisa mais incrível, nunca me senti tão bem, minha vingança estava lá", concluiu.

+ Leia Mais: Depois da "crise", Renée Zellweger está de volta ao topo com Judy; saiba tudo sobre o filme indicado ao Oscar

4 - Estreia de Scarlett Johansson no Oscar

Scarlett Johansson e Roman Griffin Davis em Jojo Rabbit (Paris Filmes)

Junto da atuação em História de um Casamento, o papel em Jojo Rabbit marca a estreia de Scarlett entre os indicados ao Oscar. 

Pela primeira vez em sua carreira, a atriz concorre aos prêmios de Melhor Atriz, pelo filme com Adam Driver, e Melhor Atriz Coadjuvante, por viver a mãe de Jojo, na principal cerimônia da indústria cinematográfica.


5 - Filmado na República Tcheca

Apesar de parecer que seja ambientada na Alemanha, as gravações da produção foram feitas em locações pela República Tcheca, inclusive Praga, a capital do país, além das cenas na praça central terem sido filmadas em Zatec.


6 - Hitler come um unicórnio na trama

Fruto do imaginário do garoto protagonista, o Hitler da produção acaba vivendo situações surreais. Em um dos trailers do filme, o líder nazista criado por Jojo aparece se deliciando com a cabeça de um...Unicórnio! Confira em 2:07 do vídeo:


7 - Paul e Ringo autorizaram o uso de I Want to Hold Your Hand em alemão

Em entrevista à Collider, Taika Waititi revelou como foi o processo para conseguir colocar a canção dos Beatles, na língua alemã, na voz de protagonista em sua produção.

“Tivemos que enviar o clipe e nossa ideia para Paul [McCartney] e Ringo [Starr] - e para o pessoal deles, eu acho - e também para Yoko [Ono] e meio que dizer 'Esta é a ideia'. Bom, a sorte foi que eles responderam e aceitaram", completou.

+ Leia Mais: Segredos de 1917: Tudo sobre a zebra do Globo de Ouro indicada a 10 categorias do Oscar 2020


8 - Roman Griffin Davis foi premiado por viver o protagonista

Roman Griffin Davis em Jojo Rabbit (Paris Filmes)

Com apenas 12 anos, o garoto levou a estatueta de Melhor Ator Jovem do Critics' Choice Awards 2020 por viver o pequeno Jojo.

Ele desbancou Julia Butters, de Era uma vez em… Hollywood; Noah Jupe, de Honey Boy; Shahadi Wright Joseph, de Nós; além dos colegas de elenco Thomasin McKenzie e Archie Yates.


+ Sabia que muitos filmes que amamos foram inspirados em livros? Pois é! Algumas histórias são contadas de maneira tão incrível no papel que acabam indo parar nas telonas e conquistando ainda mais pessoas. Dá uma olhada na lista que fizemos com 5 livros que foram adaptados para filmes beeem famosos. Se você curte clássicos do cinema, está no lugar certo!

Box: O poderoso chefão: os livros contam a história de Don Vito Corleone, chefe de uma das famílias mafiosas de Nova York nos anos 60 que lutam para estabelecer seu poder na América. Olha só esse box completo: https://amzn.to/2JJDBou
Os miseráveis: a história se passa na França, durante o século XIX, e chama atenção por denunciar várias injustiças sociais. Mais tarde, ganhou diversas adaptações para o cinema e para o teatro, incluindo uma das mais famosas peças musicais da Broadway até hoje: https://amzn.to/36r9trJ
O silêncio dos inocentes: durante a investigação de vários assassinatos, a agente do FBI Clarice Starling procura o Dr. Hannibal Lecter, psiquiatra com mente psicopata que cumpre prisão perpétua. A história sobre esse intenso e aterrorizante jogo psicológico, mais tarde, inspirou o filme vencedor de cinco estatuetas do Oscar: https://amzn.to/2N5QnzI
Coleção Harry Potter - 7 volumes: uma das sagas mais famosas do mundo, Harry Potter conta a história dos nossos bruxos preferidos, desde toda a jornada no mundo da magia, até os desafios que precisam enfrentar para combater Voldemort e muitos outros mistérios. Esse box com todos os livros é perfeito para os fãs que cresceram acompanhando o universo: https://amzn.to/337qk0H
Clube da luta: vivendo uma vida anônima e “comum”, Jack encontra-se cada vez mais infeliz e com graves crises de insônia. Ao procurar grupos de autoajuda por indicação de seu médico, conhece Tyler Durden, com quem forma um clube de combates para extravasar seus sentimentos. Você não pode deixar de ler o livro que, assim como o filme, é cheio de surpresas: https://amzn.to/2WyJObS
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.