CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / Nostalgia

Lançado há 15 anos, "As Branquelas" imortalizou o hit "A Thousand Miles"

Música presente na comédia foi o único grande sucesso da carreira de Vanessa Calton

Redação Publicado em 15/07/2019, às 15h20 - Atualizado às 17h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do clipe de 'A Thousand Miles', de Vanessa Carlton - Reprodução/YouTube
Cena do clipe de 'A Thousand Miles', de Vanessa Carlton - Reprodução/YouTube

Lançado em 2004, o filmeAs Branquelas, estrelado por Marlon e Shawn Wayans, se tornou um clássico instantâneo da cultura pop - por seu humor e por cenas inesquecíveis, como a do personagem Latrell, vivido por Terry Crews, entoando a música A Thousand Miles.

Com a exibição de As Branquelas nesta segunda-feira (15) na Sessão da Tarde da Globo, muita gente decidiu, também, relembrar a canção. 

Composta e gravada por Vanessa Carlton, A Thousand Miles foi lançada em 2001, muito antes do filme. Ela esteve, inclusive, na trilha de outro longa que marcou os anos 2000, o filme Legalmente Loira (2001).

++ Depois de 'As Branquelas', 'De Repente 30' volta para a 'Sessão da Tarde': confira 15 curiosidades sobre o filme

Em entrevistas da época, os irmãos Wayans declararam que escolheram a música para o filme por ser "a música mais branca de todos os tempos". Mas, apesar de brincadeira deles, A Thousand Miles já era um sucesso e se imortalizou como um clássico. Por várias vezes, o ator Terry Crews já gravou vídeos recriando a sua clássica cena ao som da música no filme. 

Originalmente, quando foi oficialmente lançada em 2002, a canção chegou a ocupar o quinto lugar na parada mais importante dos EUA, a Hot100, da revista Billboard

Desde então, Vanessa Carlton continuou sua carreira, mas nunca teve um outro sucesso tão grande. Ela, porém, não ficou brava com a música. "Eu consigo ver uma banda de tipo 30 anos falando 'f***-se, não vou mais tocar essa música que escrevi em 1995' e se livrando disso. Mas comigo é diferente", ela disse numa entrevista para a Spin em 2015. "Eu não vou ter uma garota de nove anos vindo para o meu show e chorando por não ter ouvido a música."

++ Tudo o que já sabemos sobre a sequência do filme 'As Branquelas'

Em outra entrevista, Vanessa já disse que também não se incomoda de ter sido colocada na categoria de "artista de um hit só". "Eu amo essa expressão porque eu ainda me pergunto como eu sequer tive um hit. Eu me pergunto o tempo todo", declarou Carlton numa entrevista para a Elle em 2017. "É um milagre ter uma canção que perfura diferentes espaços e culturas. Meu primo que live no Cairo fala, 'Vanessa, estão tocando aqui no Egito'."

A Thousand Miles fez parte do primeiro disco da Vanessa, Be Not Nobody, lançado em 2002. Desde então, ela já lançou quatro álbuns, sendo Liberman (2015) o mais recente. 

++ Os melhores memes da exibição de 'As Branquelas' na 'Sessão de Tarde'

Em 2011, no EP natalino Hear The Bells, ela lançou uma versão acústica de A Thousand Miles.