CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / POLÊMICA

"Lightyear": Disney aceitou personagem gay, mas não aprovou beijo, revela produtora

Cena com beijo entre duas mulheres fez com que "Lightyear" fosse banido de mais de 13 países

Thamyris Couto| @thamy_couto Publicado em 16/06/2022, às 10h48 - Atualizado às 11h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Lightyear": Disney aceitou personagem gay, mas não aprovou beijo, revela produtora - Divulgação/Disney-Pixar
"Lightyear": Disney aceitou personagem gay, mas não aprovou beijo, revela produtora - Divulgação/Disney-Pixar

A produtora de "Lightyear", Galyn Susman, segue dando atualizações sobre o desenrolar da polêmica cena de beijo entre duas personagens mulheres na animação. Ao Mercury News, ela revelou que a Disney aprovou a integração de uma mulher lésbica, porém ficou contra o corte em que ela e sua companheira asiática se beijariam.

"Eles foram muito apoiadores quanto a isso [a trama de amor entre as personagens], mas houve uma resistência definitiva quando à inclusão do beijo", contou Susman. O co-roteirista Angus MacLane, que também estava na entrevista, completou: "A representação é muito importante para mim porque muitas vezes é assim que você experimenta novas culturas. A ficção científica sempre esteve na vanguarda desse tipo de exposição".

Logo após a notícia de que o beijo foi retirado do corte final, a Disney foi duramente criticada por funcionários e aliados da comunidade LGBTQIA+, em uma carta aberta. Após eles se exporem as censuras e ficarem irritados com a legislação “Don't Say Gay” da Flórida, à qual o estúdio se opôs, ele se viu obrigado a incluir novamente o take. Entenda o caso clicando aqui.

Ainda nesta semana, a Variety noticiou que "Lightyear" foi banido de três países do Oriente Médio devido sua representatividade e inclusão, algo extremamente proibido de ser manifestado na mídia. A decisão pelos representantes da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait foi tomada após a Disney-Pixar não recorrer ao seu pedido e cortar uma cena de beijo entre AlishaHawthorne (Uzo Aduba) e sua companheira. Ao todo, a animação da Disney-Pixar foi proibida de ser exibida em 13 países, incluindo alguns da Ásia.

Além de Aduba, o time de dubladores originais ainda conta com Chris Evans como Buzz; Peter Sohn como SoxKeke Palmer, como Izzy HawthorneTaika Waititi, como Mo MorrisonDale Soules, como Darby Steel; e James Brolin, o Thanos dos últimos filmes dos Vingadores, como Zurg. Já no Brasil, Marcos Mion empresta a voz ao BuzzAdriana Pissardini, César MarchettiFlora PaulitaHenrique Reis e Lucinha completam o elenco nacional.

"Lightyear" chega aos cinemas nacionais nesta quinta-feira, dia 16 de junho. Confira a crítica completa do Cinebuzzclicando aqui!


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!