CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / NOVIDADES

"Lightyear": Produtora se posiciona sobre críticas à personagem gay da animação

Galyn Susman explicou a real importância do romance homossexual em "Lightyear"

Thamyris Couto| @thamy_couto Publicado em 15/06/2022, às 10h05 - Atualizado às 10h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Lightyear": Produtora se posiciona sobre críticas à personagem gay da animação - Divulgação/Pixar
"Lightyear": Produtora se posiciona sobre críticas à personagem gay da animação - Divulgação/Pixar

"Lightyear" tem passado por algumas polêmicas, desde que uma de suas personagens foi oficialmente assumida como homossexual. Sobre o assunto, a produtora Galyn Susman e a dubladora Uzo Aduba cederam uma entrevista ao Yahoo! Entertainment para explicar não apenas a importância da inclusão de um relacionamento lésbico na trama, mas também a diversidade.

"O ponto é mostrar um relacionamento amoroso e duradouro, porque... bom, não é um bom modelo a se ter para todo mundo? É um relacionamento que dura uma vida toda", começou Susman.

Aduba, que dá voz à personagem em questão, Alisha Hawthorne, completou: "Este filme abre todo um novo mundo de histórias que podem ser contadas ou revisitados. Eu acho incrível que a Disney-Pixar tenha escolhido ocupar este espaço e incluir momentos [como o beijo entre Hawthorne e sua esposa]".

"'Lightyear' é um filme povoado por tantos rostos diferentes, tantas histórias diferentes. Toda criança - as jovens e as velhas - sentadas naquela plateia poderão ver um pedaço de si na história", finalizou.

Ainda nesta semana, a Variety noticiou que "Lightyear" foi banido de três países do Oriente Médio devido sua representatividade LGBTQIA+, algo extremamente proibido de ser manifestado na mídia. A decisão pelos representantes da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait foi tomada após a Disney-Pixar não recorrer ao seu pedido e cortar uma cena de beijo entre Hawthorne e sua companheira.

A presença de Alisha na trama de "Lightyear" é vital, já que é a razão pela qual Buzz (Chris Evans) decide partir em uma missão perigosa através do espaço. Para quem acompanhou os casos, anteriormente a Disney havia pedido para animadores da Pixar cortarem o beijo lésbico do filme. No entanto, após o lançamento de uma carta aberta da equipe do estúdio protestando contra a demanda, ela foi retirada e a cena ficou na versão final. Saiba mais clicando aqui.

Além de Aduba e Evans, o time de dubladores originais ainda conta com Peter Sohn como SoxKeke Palmer, como Izzy HawthorneTaika Waititi, como Mo MorrisonDale Soules, como Darby Steel; e James Brolin, o Thanos dos últimos filmes dos Vingadores, como Zurg. Já no Brasil, Marcos Mion empresta a voz ao BuzzAdriana Pissardini, César MarchettiFlora PaulitaHenrique Reis e Lucinha completam o elenco nacional.

"Lightyear" chega aos cinemas nacionais nesta quinta-feira, dia 16 de junho. Confira a crítica completa do Cinebuzzclicando aqui!


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!