CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / POLÊMICA

Martin Scorsese volta a falar sobre filmes a Marvel: "Se fosse mais jovem, talvez até quisesse fazer um"

Diretor de O Irlandês, novo filme da Netflix, alegou que produções são mais como parques de diversão

Redação Publicado em 05/11/2019, às 12h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Martin Scorsese volta a falar sobre filmes a Marvel: "Se fosse mais jovem, talvez até quisesse fazer um" - YouTube
Martin Scorsese volta a falar sobre filmes a Marvel: "Se fosse mais jovem, talvez até quisesse fazer um" - YouTube
O diretor Martin Scorsese, que no final deste mês estreia O Irlandês, filme da Netflix com Robert De Niro e Al Pacino, voltou a falar sobre os filmes da Marvel, após dizer à Empire Magazine que as produções não podem ser chamadas de cinema e que as salas de cinema se tornaram parques de diversão. Em declaração publicada no The New York Times, Scorsese fez uma nova ponderação e disse que os filmes apenas não o interessam.
"Muitas franquias são feitas por pessoas com um talento artístico considerável. Você pode ver isso na tela. O fato é que os filmes em si não me interessam por uma questão de gosto pessoal e temperamento", escreveu. "Eu sei que se eu fosse mais jovem, se eu tivesse envelhecido mais tarde, eu poderia ficar empolgado com esses filmes e talvez até quisesse fazer um deles. Mas eu cresci quando eu cresci e eu desenvolvi uma noção de filmes, sobre o que eles são e o que eles podem ser, que é bem diferente do universo Marvel".
++ Martin Scorsese revela ter considerado dirigir Coringa: "Não tive tempo para isso"
"Para mim, para os cineastas que eu aprendi a amar e respeitar, para os meus amigos que começaram a fazer filmes próximo a quando eu comecei, cinema era sobre revelação estética, emocional e espiritural. Era sobre os personagens, a complexidade das pessoas e suas naturezas contraditórias e, algumas vezes, paradoxais, a forma como elas podem se machucar e se amar", continuou. "Era uma forma de arte. Havia um debate sobre isso na época [em que comecei], então nós defendemos o cinema como igual à literatura, à música e à dança."
Ele ainda comparou os filmes da Marvel com os de Alfred Hitchcock como a franquia de sua época: "Sessenta ou setenta anos depois, nós ainda estaremos assistindo a esses filmes e nos empolgando com eles. Mas será pelas emoções e os momentos chocantes que nós continuaremos voltando [a eles]? Eu acho que não. Os cenários de Intriga Internacional são deslumbrantes, mas eles não seriam nada mais do que uma sucessão de composições e cortes dinâmicos e elegantes sem a dolorosa emoção da história ou a absoluta perdição do personagem de Cary Grant". 
++ Martin Scorsese explica polêmica com Marvel e se defende de cobrança por protagonistas femininas
Scorsese falou que os filmes da Marvel são feitos baseados no gosto popular, sendo modificados para atender ao público consumidor, e os comparou a diretores atuais em relação à capacidade de surpreendê-lo: "Outra forma de dizer isso é que eles são tudo o que filmes de Paul Thomas Anderson, Claire Denis, Spike Lee, Ari Aster, Kathryn Bigelow ou Wes Anderson não são", escreveu o diretor. "Quando eu assisto algum filme desses cineastas, eu sei que verei algo absolutamente novo e serei levado a uma experiência inesperada e até inominável. Minha noção do que é possível ao contar hstórias através de imagens e sons será expandida."
Em recente entrevista à BBC, Robert Iger, presidente da Disney, proprietária da Marvel Studios, respondeu às críticas de Scorsese: "Ele é um grande diretor. Eu o admiro imensamente. Ele fez grandes filmes. Eu debataria com ele nesse assunto. Em primeiro lugar, a Marvel está fazendo filmes. Eles são filmes. É o que Martin Scorsese faz. E são bons filmes", explicou. "Eu não acho que ele tenha visto algum filme da Marvel. Qualquer um que tivesse visto um filme da Marvel de verdade não poderia fazer aquela declaração."

Se você é fã de super-heróis, de boas histórias e da Marvel, então está no lugar certo! Preparamos uma lista incrível com 5 livros, disponíveis na Amazon, que vão conquistar o seu coração:

  • Box Marvel Guerra Civil e Guerras Secretas: Item essencial para os fãs de heróis, este box da Marvel é composto pelos livros Guerra Civil e Guerras Secretas - https://amzn.to/3465qz1
  • Capitã Marvel: Mais Alto, Mais Longe, Mais Rápido e Mais: Com uma excelente qualidade, essa HQ é uma ótima escolha para quem deseja conhecer melhor a história da personagem! - https://amzn.to/2ooChjg
  • Marvel 1602: Escrita por Neil Gaiman, famosos autor britânico, essa HQ combina a clássica ação e aventura ambientada quatrocentos anos no passado. - https://amzn.to/31Sf9Y4
  • Desafio Infinito: Os fãs do vilão Thanos vão amar essa HQ! Essa edição possui 372 páginas e reúne as edições The Thanos Quest 1-2 e Infinity Gauntlet 1-6. - https://amzn.to/36c6Slg
  • A Morte do Capitão Marvel: Todo fã de marvel precisa ter essa HQ! A morte do Capitão Marvel é um clássico que coleciona elogios. Além disso, possui um final surpreendente! - https://amzn.to/32UkTBV

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.