CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / APROVAÇÃO

"Matrix 4" abre o Rotten Tomatoes com 69% e divide opinião dos críticos

"Resurrections" chega aos cinemas nacionais nesta quarta, dia 22 de dezembro

Thamyris Couto| @thamy_couto Publicado em 22/12/2021, às 11h16 - Atualizado às 11h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Matrix 4" abre o Rotten Tomatoes com 69% e divide opinião dos críticos - Divulgação/Warner Bros
"Matrix 4" abre o Rotten Tomatoes com 69% e divide opinião dos críticos - Divulgação/Warner Bros

"Matrix Resurrections" chega aos cinemas nesta quarta-feira, dia 22 de dezembro, e já teve sua nota revelada no Rotten Tomatoes dividindo a opinião dos críticos sobre o filme de Lana Wachowski (mesma responsável por seus antecedentes) que encerra a franquia de ação.

Mesmo abrindo o site com 69% de aprovação e cerca de 96 críticas, "Matrix 4" pode ter deixado de tratar o desfecho dos personagens e da trama como deveria, decepcionando alguns fãs que esperavam por mais aclamação.

Com isso, enquanto muitos teceram elogios ao longa estrelado por Keanu Reeves e nomeando-o como “complexo” e merecedor de uma segunda sessão para entendimento total, outra parcela enxerga "Resurrections" como "um tributo básico" e até "difícil de ser acompanhado". Confira algumas críticas:

"Desordenadamente complicado, embora visualmente atraente e elevado por seu caso cometido", revelou Kim Hughes, do Original Cin.

Ainda nesta linha de raciocínio, o crítico Doug Jamieson, do The Jam Report, disse que "é um cinema nostálgico que se concentra demais no passado, sem avançar em uma nova direção para o futuro. Ele zomba cinicamente da ideia de sequências preguiçosas, mas depois se torna uma delas."

"Lana Wachowski traz algumas idéias refrescantes para a mesa neste novo capítulo, que infelizmente desmorona sob muitos dumps de exposição, foco em meta e reexame do que já vimos na trilogia original", criticou Fico Cangiano, do CineXpress.

"O enredo de 'Matrix 4' é essencialmente aquela conversa com o cara que está muito chapado que tem essa grande ideia para uma sequência de 'Matrix'", comentou Walter Chaw, do Film Freak Central.

Mas não é só de comentários negativos que o filme obteve. Confira os pontos positivos adorados pelo público:

"No que diz respeito às sequências, é uma obra-prima em como faz todas essas coisas e ainda nos dá uma sequência de Matrix que até o fã mais casual pode apreciar, com a porta deixada surpreendentemente aberta no final", revelou Dan Tabor, do Cinapse.

"O resultado final ajuda muito a reparar a sensação de satisfação e diversão total que estavam ausentes no final de 2003", apontou outro espectador.

"Juvenil ou não, abraça sua convicção na capacidade do amor de superar diferenças e contornar obstáculos que parecem intransponíveis. Não posso dizer que compartilho, mas, apesar de todos os seus defeitos, o filme me fez sentir brevemente", explicou
Pablo Villaça, do Cinema em Cena.

"Os filmes de ficção científica geralmente nos permitem aproveitar os universos alternativos que os cineastas criaram meticulosamente, mas, por algum motivo desconhecido, a Sra. Wachowski decide nos privar desse prazer", completou Martin Tsal, do Caderno do Crítico.

"Matrix Resurrections" reúne "Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss como os ícones cinematográficos Neo & Trinity em uma expansão de sua história que se aventura de volta à Matrix e ainda mais fundo na toca do coelho. Uma nova aventura alucinante com ação e escala épica, que se passa em um mundo familiar, mas ainda mais provocativo, onde a realidade é mais subjetiva do que nunca e tudo o que é necessário para ver a verdade é libertar sua mente", revela a sinopse.

O elenco conta também com Carrie-AnneMossJada Pinkett Smith, Priyanka Chopra-Jonas ("Baywatch"), Jessica Henwick ("Amor e Monstros"), Daniel Bernhardt (franquia "O Grande Dragão Branco"), Neil Patrick Harris ("How I Met Your Mother"), YahyaAbdul Mateen II ("A Lenda de Candyman"), Christina Ricci ("A Família Addams") e JonathanGroff ("Hamilton").