CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / VEM AÍ!

Mostra de Cinema Chinês de São Paulo retorna com filmes inéditos

6ª edição acontece entre os dias 1 e 20 de novembro de forma on-line e gratuita

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 25/10/2021, às 15h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mostra de Cinema Chinês de São Paulo retorna com filmes inéditos - Fotos/Divulgação
Mostra de Cinema Chinês de São Paulo retorna com filmes inéditos - Fotos/Divulgação

A Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, organizada pelo Instituto Confúcio na Unesp, retorna para sua 6ª edição após um hiato de quase dois anos devido à pandemia de covid-19, programada para acontecer entre os dias 1 e 20 novembro, de forma on-line e gratuita.

A Mostra traz em sua programação 10 filmes, a maioria deles inéditos no Brasil, a exemplo do filme de abertura, “Tudo ou Nada”, do diretor Zhou Hao, que será exibido pela primeira vez fora da China. O filme foi indicado ao Golden Goblet de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Xangai e a Melhor Documentário no FIRST International Film Festival, ambos em 2021.

A programação reúne ainda trabalhos mais recentes de diretores consagrados, como o   drama tibetano "Balão", de Pema Tseden, que recebeu mais de 22 prêmios internacionais, entre eles, um especial em Veneza; “Aves Suburbanas” de QIU Sheng, indicado a Melhor Filme de Estreia e Leopardo de Ouro da seção Cineastas do Presente no Festival Internacional de Cinema de Locarno.

E ainda: “Quero uma Vida com Você”,  filme de estreia de SHAMo, que arrecadou mais US$ 50 milhões em bilheteria na China; “Um Porto Seguro”  de LI Xiaofeng, indicado ao Melhor Filme no Festival Internacional de Macau e no Festival Internacional de Cinema de Xangai; e "Quatro Primaveras"  de LU Qingyi, indicado a Melhor Documentário no Golden Horse Film Festival, entre outros.

Com a curadoria de Wang Yao, pesquisador-assistente do Instituto de Cultura Cinematográfica da China da Academia de Cinema de Pequim, os filmes abordam questões sociais ligadas ao zeitgeist atual, com o objetivo de alimentar o intercâmbio cultural entre os dois países e construir uma cultura de positividade.

Cada filme permanecerá on-line por 7 dias na plataforma. Alguns diretores também gravarão um vídeo falando um pouco de sua obra, especialmente para a Mostra.