CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / STAR WARS

Conheça George Lucas, criador do universo "Star Wars"

Diretor lançou "Guerra nas Estrelas" em 1977 e iniciou uma saga que até hoje rende frutos

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 21/06/2022, às 14h30 - Atualizado em 04/05/2023, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Não sabe quem é George Lucas, criador do universo Star Wars? Conheça o cineasta - Divulgação/Disney+/Lucasfilm
Não sabe quem é George Lucas, criador do universo Star Wars? Conheça o cineasta - Divulgação/Disney+/Lucasfilm

Todo dia 4 de maio é sagrado para os fãs de "Star Wars", que comemoram o "Dia de Star Wars". É uma data para relembrar e, especialmente, celebrar a franquia criada por George Lucas, que teve início há quase meio século, com o lançamento de "Star Wars: Episódio IV Uma Nova Esperança", em 1977.

Na época, o filme foi lançado apenas como "Guerra nas Estrelas", já que não havia a mera consciência de que a produção se tornaria o fenômeno que é hoje. Mas quem é o grande responsável por tudo isso? Conheça a história de George Lucas a seguir:

Início da carreira e fundação da Lucasfilm

Nascido em 14 de maio de 1944, em Modesto, Califórnia (EUA), George Walton Lucas Junior é diretor, roteirista e produtor. Durante a década de 1960, Lucas estudou cinema na Universidade da Califórnia do Sul, uma das primeiras a ter uma cadeira dedicada a essa temática.

Na instituição, Lucas conheceu Francis Ford Coppola, responsável por uma das trilogias mais famosas do cinema, "O Poderoso Chefão"; e fez uma série de pequenos filmes, incluindo a primeira versão de “THX-1138”, que mais tarde se tornou o seu primeiro longa-metragem.

Após a graduação, Lucas fundou o estúdio American Zoetrope, em parceria com Coppola, companhia que tinha por objetivo ajudar os realizadores a criarem filmes independentes, fora do circuito opressivo de Hollywood.

A Zoetrope acabou não tendo o sucesso esperado, mas rendeu o grande próximo passo na carreira do cineasta: com o dinheiro obtido com o filme “American Graffiti” (“Loucuras de Verão”, em português), lançado em 1973, Lucas conseguiu montar a sua própria companhia, a Lucasfilm, que produziria os filmes de "Star Wars".

Futuramente, as subdivisões da empresa, como a “Skywalker Sound” e a “Industrial Light and Magic”, tornariam-se das mais respeitadas nos ramos de som e efeitos especiais, respectivamente.

Com o tempo, a companhia também passou a contar com a "Lucasfilm Games", mais tarde rebatizada como "LucasArts", que se consolidou na indústria dos jogos de computador e produziu não só aventuras de "Star Wars", mas de outras produções da Lucasfilm, como "Indiana Jones".

O início da saga

Inicialmente, Lucas escreveu o roteiro de “Star Wars” como um filme de seis horas, mas decidiu dividir a produção em seis episódios e gravar apenas os três últimos, pois os julgava mais interessantes e reconhecia neles aspectos que cativariam o público da época.

Os primeiros filmes, então, foram lançados em 1977 (“Star Wars: Episódio IV: Uma Nova Esperança”), 1980 (“Star Wars: Episódio V: O Império Contra-Ataca”) e 1983 (“Star Wars: Episódio VI: O Retorno de Jedi”), tornando-se um sucesso absoluto na época.

O sucesso foi tanto que, no início da década de 1990, a trilogia foi relançada em edição especial remasterizada com sequências inéditas e, alguns anos depois, Lucas se preparou para lançar os capítulos que havia "pulado" inicialmente.

Assim, em 1999, "Star Wars: Episódio I: A Ameaça Fantasma" chegou aos cinemas, seguido por “Star Wars: Episódio II: Ataque dos Clones”, em 2002, e “Star Wars: Episódio III: A Vingança dos Sith”, em 2005. Assim como a primeira incursão da saga pelos cinemas, a segunda também foi um sucesso absoluto.

Anos depois, quando a Lucasfilm passou a fazer parte do catálogo da Walt Disney Company, a história de "Star Wars" continuou com uma nova trilogia: “Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força” (2015), “Star Wars: Episódio VIII: Os Últimos Jedi” (2017) e "Star Wars: Episódio IX: A Ascensão Skywalker" (2019).


Qual foi o melhor filme de 2023 até agora? Vote no seu favorito!

  • "M3GAN"
  • "Batem à Porta"
  • "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania"
  • "Pearl"
  • "Creed III"
  • "Pânico 6"
  • "Shazam! Fúria dos Deuses"
  • "John Wick 4: Baba Yaga"
  • "Super Mario Bros. O Filme"
  • "Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes"
  • "A Morte do Demônio: A Ascensão"
  • "Beau Tem Medo"
  • "Renfield: Dando Sangue Pelo Chefe"
  • "Guardiões da Galáxia: Volume 3"
  • "Air: A História por trás do Logo"

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!