CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / Vai para...

Oscar: Joaquin Phoenix, Adam Sandler, Jennifer Lopez e outros atores que podem concorrer em 2020

Jennifer Lopez, Joaquin Phoenix, Adam Sandler e Scarlett Johansson são nomes para ficar de olho

Júlia Andrade Publicado em 14/09/2019, às 09h00 - Atualizado em 16/09/2019, às 11h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joaquin Phoenix em Coringa e Jennifer Lopez em As Golpistas - Divulgação/WarnerBros./STX Films
Joaquin Phoenix em Coringa e Jennifer Lopez em As Golpistas - Divulgação/WarnerBros./STX Films

O Oscar 2020 ainda está um pouco longe de acontecer, mas as especulações para os possíveis indicados já começaram há um tempo, já que a Academia coroa os melhores atores, além de diretores, produções e trilhas sonoras desde 1929.

A crítica internacional sempre dá a dica sobre quem já se deve ficar de olho, mesmo que alguns filmes ainda nem tenham sido lançados para o público. Logo, a repercussão dos novos longas nos festivais de cinema é um fator determinante para as expectativas de quais serão as indicações.

No entanto, a cerimônia de premiação vai acontecer apenas em 9 de fevereiro do ano que vem, quando saberemos quem levará as estatuetas da nova edição.

Quer ter ideia de quais devem ser os possíveis sucessores de Rami Malek, Olivia Colman, Mahershala Ali e Regina King?

Abaixo, confira a lista dos possíveis indicados a Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante:

MELHOR ATOR

Como vencedor de Melhor Ator no Festival de Cannes, Antonio Banderas pode ser um forte candidato pelo seu protagonismo em Dor e Glória, do Almodóvar, e seria a primeira indicação de sua carreira. Já Joaquin Phoenix surge como favorito entre as especulações por ter sido ovacionado no Festival de Veneza pelo seu papel do Coringa no filme homônimo. “Este pode ser o filme de quadrinhos mais sofisticado do mundo, desde o elogiado Batman de Christopher Nolan”, disse a revista EW.

Outro performance que chamou atenção no festival italiano foi o de Adam Sandler em Uncut Gems. Com 100 % de aprovação do filme no Rotten Tomatoes, há quem aponte que essa foi a melhor atuação de sua carreira.Brad Pitt também recebeu muitos aplausos em Veneza como o astronauta de Ad Astra - Rumo às Estrelas e pode ser um nome na lista. Seu colega de elenco em Era Uma Vez em Hollywood, Leonardo DiCaprio, parece ter chances de uma nova indicação, mesmo que já tenha conquistado a tão desejada estatueta há poucos anos com O Regresso.

Outro nome ovacionado na Itália e que ganhou muitos elogios no Festival de Telluride, ao lado de Scarlett Johansson, é o de Adam Driver como o Charlie de História de Um Casamento, da Netflix, e ele ainda tem chances com seu outro protagonismo em O Relatório. Quem também foi sucesso de crítica em Telluride e é um possível indicado é Sterling K. Brown como o protagonista de Waves.

No caminho de interpretações de personagens da vida real, como foi a atuação de seis entre os últimos sete vencedores, Eddie Murphypode aparecer na linha de nomeações por ter encarnado o comediante e produtor Rudy Ray Moore e seu alter ego em Meu Nome é Dolemite e Jonathan Pryce como o Papa Francisco em Os Dois Papas pode ser outra opção de indicação no time de papéis baseados em fatos reais, que também pode contar com Robert De Niro, no caminho para sua oitava nomeação, como Frank Sheeran, o assassino da máfia de O Irlandês.

+ Oscar: Lady Gaga, Tom Holland e brasileira Laís Bodanzky estão entre os novos membros da Academia de Hollywood

MELHOR ATRIZ

Elogiada pela imprensa internacional no Festival de Toronto, Jennifer Lopez surge como uma das favoritas a ter seu lugar na lista de indicadas ao viver a líder de um grupo de strippers em As Golpistas, que promete ser a principal estreia de sua carreira. Renée Zellweger foi outra atriz bastante aplaudida pela crítica e passou a ser um nome cotado pelo seu protagonismo na cinebiografia de Judy Garland. "Ela não apenas interpreta a atriz de O Mágico de Oz no último ano de sua vida; ela faz com que pareça uma possessão de corpo inteiro”, disse Leah Greenblatt da EW.

Natalie Portman também surge como uma possível indicada por um papel que reproduz a realidade ao dar vida à astronauta Lisa Nowak em Lucy In The Sky e Cynthia Erivo segue a linha de personagens baseadas em fatos reais que podem render nomeação com o papel de Harriet Tubman no filme homônimo.

Com algumas indicações nos últimos anos, mas ainda sem ter garantido uma estatueta para chamar de sua, Saoirse Ronanpode voltar à premiação pela sua performance em Little Women, em um reencontro com a direção de Greta Gerwig, de Lady Bird.

Scarlett Johansson pode estrear como indicada ao Oscar com seu bastante elogiado papel de Nicole em História de Um Casamento. “A atriz faz você sentir os impulsos e instintos conflitantes - raiva e saudade, desafio e culpa, ousadia e apreensão - em cada passo”, disse Jon Frosch, do THR.

A ganhadora do Oscar 2014 de Melhor Atriz Coadjuvante é uma forte candidata para indicação. Lupita Nyong’o estrela Nós, filme que obteve 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, e pode ter a chance de concorrer a categoria principal no ano que vem. Já, como veterana, Meryl Streep pode confirmar seu legado de indicações como a protagonista de A Lavanderia, em que vive uma viúva que tenta desvendar uma rede de empresas internacionais de fachada.

+ Shallow, de Lady Gaga, é a música ganhadora do Oscar que ficou mais tempo na Billboard Hot 100

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Brad Pitt lidera essa lista por viver o dublê Cliff Booth em Era Uma Vez em...Hollywood e pode ter a chance de vencer seu primeiro Oscar como ator, já que conquistou um como produtor de 12 Anos de Escravidão.

Alan Alda e Ray Liotta são fortes candidatos a essa categoria como os advogados do personagem de Adam Driver em História de Um Casamento. E Jamie Foxx em Luta por Justiça como Walter McMilian, o condenado à morte por um assassinato em que é inocente.

Anthony Hopkins também pode aparecer entre os indicados por encarnar Papa Bento XVI em Os Dois Papas, com destaque para a semelhança. E Taika Waititi traz outro personagem da vida real com chances de render uma nomeação pela sua atuação como Adolf Hitler em Jojo Rabbit.

+ Oscar anuncia novas regras para a premiação; saiba o que muda

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Scarlett Johansson é uma forte candidata para esse categoria pelo papel de Rosie Belzier também em JoJo Rabbit como a mãe do garoto protagonista que Hitler como seu melhor amigo imaginário. Já Annette Bening, como Dianne Feinstein em O Relatório, foi muito elogiada no Festival de Sundance e pode garantir sua quinta indicação ao Oscar da carreira na busca por uma vitória.

Laura Derné outra atriz com possibilidade de aparecer na lista pela atuação em História de Um Casamento como a advogada da personagem de Johansson ou por seu papel em Little Women, embora os destaques do filme devam ser Meryl Streep e Florence Pugh.

Na linha de personagens baseadas na realidade, Nicole Kidman como a jornalista Gretchen Carlson em O Escândalo é alguém para ficar de olho. E o papel de Margot Robbie em Era Uma Vez em...Hollywood como a atriz Sharon Tate é outra performance que pode render uma indicação.

E, para finalizar, será que Carrie Fisher tem chances de receber uma homenagem póstuma por sua participação em Star Wars: A Ascensão Skywalker? Tudo são possibilidades até o momento da divulgação oficial das indicações.