CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / ENTREVISTA

Oualid Mouaness, cineasta libanês, comenta mensagem de igualdade por trás do filme "1982"

Em entrevista a CARAS Brasil, diretor falou sobre as semelhanças entre os libaneses e os brasileiros

CAMILA GOMES | @CAMILAGMS Publicado em 02/06/2022, às 10h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"1982" é protagonizado por Mohamad Dalli e Nadine Labaki - Divulgação/Estúdio Escarlate
"1982" é protagonizado por Mohamad Dalli e Nadine Labaki - Divulgação/Estúdio Escarlate

A CARAS Brasil marcou presença no jantar de abertura da campanha de lançamento no Brasil de “1982”, filme do cineasta libanês Oualid Mouaness. O evento ocorreu na casa do produtor executivo Jorge Takla e o diretor conversou sobre seu longa de estreia e a mensagem de igualdade por trás do filme.

“É um filme do coração das pessoas libanesas para o resto do mundo. Você não pode perder nos cinemas porque você precisa experimentar isso. Você precisa se apaixonar, precisa ser feliz, precisa rir, precisa chorar e tudo mais. Aproveitem!”, disse Mouaness. Confira a entrevista completa:

“1982” gira em torno do pequeno Wissam (Mohamad Dalli), de 11 anos, que está na escola e vivencia sua primeira paixão pela colega de classe Joanna (Gia Madi). Além da preocupação com as tarefas escolares, ele precisa decidir se vai abrir seu coração e falar sobre seus sentimentos para a garota.

Ao mesmo tempo, os homens travam um dos piores conflitos na história do Líbano, em 1982. E o que acontece no mundo dos adultos, os conflitos de pensamento político e a maneira de lidar com o medo estão entre as maiores preocupações da professora Yasmine (Nadine Labaki).

Rodrigue Sleiman, Aliya Khalidi, Ghassan MaaloufLelya Harkous, Said Serhan, Zeina Saab de Melero e Joseph Azoury completam o elenco. Oualid Mouaness também atua como produtor, dividindo a função com Alix Madigan-Yorkin, Georges Schoucair e Myriam Sassine e Christopher Tricarico.

O filme “1982” foi premiado no Festival de Toronto 2019 e na mostra paralela Cannes Cinéphiles 2021.


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!