CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / EITA!

Paul Haggis, diretor vencedor do Oscar por "Crash: No Limite", é preso na Itália por abuso sexual

Diretor venceu os Oscars de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original por "Crash: No Limite"

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 20/06/2022, às 10h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul Haggis, diretor vencedor do Oscar por "Crash: No Limite", é preso na Itália por abuso sexual - Divulgação/Getty Images: Monica Schipper
Paul Haggis, diretor vencedor do Oscar por "Crash: No Limite", é preso na Itália por abuso sexual - Divulgação/Getty Images: Monica Schipper

O diretor e roteirista Paul Haggis, que venceu os Oscars de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original por "Crash: No Limite", foi preso na Itália sob acusações de abuso sexual e agressão contra uma jovem não identificada.

A informação foi confirmada à Variety pela promotoria de Brindisi, cidade próxima de onde Haggis foi apreendido.

De acordo com as autoridades, o cineasta foi acusado por uma mulher estrangeira (ou seja, não italiana) de mantê-la cativa e estuprá-la durante dois dias na cidade de Ostuni, onde é realizado o Festival de Allora, que teria paletras de Haggis na edição de 2022.

Após as agressões, o diretor teria levado a vítima até o aeroporto de Papola Casale, em Brindisi, deixando-a sozinha por lá nas primeiras horas da manhã, apesar das "suas condições físicas e psicológicas precárias".

Por lá, ela foi atendida pela polícia e recebeu primeiros socorros, dirigindo-se ao hospital mais próximo e, logo depois, formalizando a denúncia contra Haggis.

Silvia Bizo, jornalista e uma das organizadoras do festival, confirmou à Variety que o cineasta foi preso, e que o evento vai "se distanciar completamente" dele. A posição oficial do Allora deve ser liberada em breve em um comunicado.

Haggis já responde a um processo por abuso sexual nos EUA. A publicitária Haleigh Breest alega que o diretor a estuprou violentamente após um evento de première em 2013 - e essa denúncia, formalizada em 2018, levou outras três mulheres a fazerem acusações semelhantes contra ele.

Além de assinar os roteiros de "Menina de Ouro" e "Crash", Haggis é conhecido por criar a série "Chuck Norris: O Homem da Lei" (1993-2001), recentemente reimaginada como "Walker". Ele também assinou os roteiros de "007: Cassino Royale" (2006), "007 - Quantum of Solace" (2008) e "Cartas de Iwo Jima" (2006).


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!