CineBuzz
Cinema / NOVIDADE

"Pureza": Confira fotos exclusivas dos bastidores de filme estrelado por Dira Paes

"Pureza" mostra a história real de mulher que inspirou combate ao trabalho escravo no Brasil

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 11/05/2022, às 14h17

"Pureza": Confira fotos exclusivas dos bastidores de filme estrelado por Dira Paes - Divulgação/Downtown Filmes
"Pureza": Confira fotos exclusivas dos bastidores de filme estrelado por Dira Paes - Divulgação/Downtown Filmes

No interior do Maranhão, Dona Pureza (Dira Paes) trabalha fabricando tijolos ao lado de seu filho Abel (Matheus Abreu). Em busca de uma vida melhor, o rapaz decide tentar a sorte nos garimpos da Amazônia. Após meses sem receber notícias do filho, Pureza inicia uma jornada incansável para descobrir o seu paradeiro.

Na busca por Abel, Pureza percorre cidades, se embrenha em fazendas e descobre um cruel sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Ela testemunha o tratamento brutal dispensado aos trabalhadores.

Com muita coragem, ela consegue escapar da fazenda e decide denunciar os fatos às autoridades Federais. Sem credibilidade, e lutando contra um sistema forte e perverso, Pureza retorna à fazenda para registrar provas e pressionar o governo – sem nunca perder de vista a busca por seu filho Abel.

"Pureza" é inspirado na história real de Pureza Lopes Loyola, cuja luta inspirou a criação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, a primeira ação na História do Brasil destinada a combater o trabalho escravo em todo o território nacional.

Dirigido por Renato Barbieri ("Cora Coralina: Todas as Vidas"), o filme passou por diversos festivais internacionais no Panamá, Itália, Estados Unidos, acumulando 28 prêmios, e estreia nos cinemas nacionais em 19 de maio. 

Para saber mais detalhes das filmagens de "Pureza", acesse aqui.

Confira imagens exclusivas dos bastidores da produção:

Crédito: Magno Barros

Mariana Nunes (direita) interpreta uma auditora fiscal do trabalho que convence Pureza a ir a Brasília denunciar as atrocidades que viu numa fazenda no interior do Pará. Claudio Barros (centro) interpreta o Padre que acompanha Pureza em vários momentos de sua jornada.

 

Crédito: Magno Barros

Dira Paes é Pureza.

 

Crédito: Daniel Basil

Cena rodada em um gabinete em Brasília, o diretor Renato Barbieri aparece em destaque. Foi utilizada a mesa real em que foi assinada a Lei Áurea. Na cena da ficção está sendo assinada a criação do Grupo Móvel de combate à escravidão dos trabalhadores.

 

Crédito: Magno Barros

Dira Paes assiste uma cena junto com Dona Pureza no set de filmagem.

 

Crédito: Magno Barros

Flavio Bauraqui como o capataz da Fazenda que pratica trabalho análogo à escravidão.

 

Crédito: Magno Barros

Marcus Ligocki, Dira Paes, Suzana, filha de Dona Pureza, Dona Pureza e o diretor Renato Barbieri. Dia em que Dona Pureza visitou o set de filmagem.

 

Crédito: Magno Barros

Matheus Abreu interpreta o filho Abel que desaparece ao sair de casa em busca de melhores condições de trabalho. Ele se torna uma vítima de trabalho análogo à escravidão.

 


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!