CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / MARVEL

Quem são os Illuminati de "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"?

Novo filme da Marvel apresenta nova formação do grupo de heróis

CAMILA GOMES | @CAMILAGMS Publicado em 06/05/2022, às 12h30 - Atualizado em 07/05/2022, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Formação original dos Illuminati nos quadrinhos - Divulgação/Marvel Comics
Formação original dos Illuminati nos quadrinhos - Divulgação/Marvel Comics

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” chegou oficialmente aos cinemas brasileiros após uma série de mudanças em seu calendário de estreia devido a pandemia de COVID-19 e introduziu ao Universo Cinematográfico da Marvel um famoso grupo dos quadrinhos: os Illuminati.

Reunindo as maiores mentes do Universo Marvel, os Illuminati surgiram depois da guerra Kree-Skrull e é uma aliança composta pelos principais personagens e líderes do Universo Marvel, como os X-Men, Vingadores e Inumanos.

Seus integrantes mudam com o tempo, mas o princípio é o mesmo: moldar o curso da Terra e do mundo de super-heróis à partir das sombras, influenciando na política, economia, acordos e até mesmo realizando missões de natureza questionável, sujando as mãos de maneira que heróis mais públicos não podem, ou não aceitam.

Em sua primeira aparição nos quadrinhos, o supergrupo era formado por Charles Xavier (ou Professor X), Reed Richards (o Senhor Fantástico, líder do Quarteto Fantástico), Namor (o Príncipe Submarino, líder-regente de Atlântica), TonyStark (o Homem de Ferro, líder dos Vingadores), Raio Negro (líder dos Inumanos e rei da raça Inumana) e o próprio Stephen Strange.

ATENÇÃO: Se você ainda não assistiu a "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura", novo filme do Mago Supremo já disponível nos cinemas, é melhor não continuar a ler, pois o texto contém spoilers.

Apesar das expectativas dos fãs, o grupo chegou ao MCU com uma formação diferente das HQs, mas ainda muito grandiosa. Além de contar com Barão Mordo (Chiwetel Ejiofor), o novo Mago Surpemo, Marvel trouxe de volta Patrick Stewart para reprisar seu icônico papel de Charles Xavier, um dos personagens mais famosos do universo de heróis.

O Raio Negro também marcou presença e é interpretado por ninguém mais, ninguém menos, que AnsonMount, ator que já deu vida ao personagem na série “Inumanos”. Assim como “Demolidor” e até os X-Men, obras da Marvel que não foram lançadas pela Disney, podemos considerar a série da ABC como canônica - ao menos, em uma outra realidade.

Apesar da grande expectativa dos fãs, Tom Cruise não apareceu como Homem de Ferro Superior e nem tivemos a primeira aparição do Namor nas telonas, que deve acontecer somente em “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, mas outro nome de peso finalmente chegou ao MCU: John Krasinski.

Krasinski já havia demonstrado interesse em participar do novo projeto do "Quarteto Fantástico" no passado e surpreendeu os fãs ao aparecer nos cinemas como Reed Richards, o Senhor Fantástico. O personagem surge usando o uniforme clássico do herói e ainda afirma que é casado e tem filhos. Será que teremos o “fan cast” dos sonhos se tornando realidade com Emily Blunt no papel de Sue Storm, a MulherInvisível?

Para substituir Stark e Namor, os roteiristas colocaram duas mulheres poderosas, e que já eram conhecidas pelos fãs, entre os Illuminati. Hayley Atwell está oficialmente de volta ao MCU como uma Variante do Capitão América, a Capitã Carter. Depois de interpretar Peggy Carter na saga do infinito, o grande amor de Steve Rogers da Terra 616, Atwell surgiu uniformizada como a Capitã Britânia. Essa versão da personagem já tinha aparecido na série animada “What If…?”, que é canônica, e quem assistiu aos episódios no Disney+, já esperava ansioso para ver a heroína nas telonas.

A última integrante dos Illuminati é Maria Rambeau, personagem vivida por Lashana Lynch, a Variante da Capitã Marvel daquela realidade. A mãe de Monica Rambeau apareceu usando o primeiro uniforme azul da heroína, igual ao usado por Brie Larson em seu filme solo.

Vale lembrar que apesar dos personagens serem canônicos e fazerem parte oficialmente do Universo Cinematográfico da Marvel, isso não significa que eles são as mesmas versões que conhecemos dos filmes anteriores, já que eles pertencem a uma realidade diferente. Por exemplo, apesar da Capitã Carter ter aparecido “What If…?”, isso não significa que a versão que vimos em “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” seja a mesma série do Disney+. 

Levando em consideração o destino dos Illuminati no segundo filme de Stephen Strange, ainda podemos ver diferentes versões desses personagens em futuros projetos do estúdio, como Variantes de outras realidades do multiverso.



Depois de "Cavaleiro da Lua", para qual lançamento da Marvel você está mais ansioso?

  • "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" (5 de maio nos cinemas)
  • "Ms. Marvel" (8 de junho no Disney+)
  • "Thor: Amor e Trovão" (7 de julho nos cinemas)
  • "Mulher-Hulk" (Sem data de estreia definida no Disney+)
  • "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre" (10 de novembro nos cinemas)

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!