CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / PARCERIA

Robert De Niro e Martin Scorsese fizeram 9 filmes juntos desde os anos 1970: o raio-x de uma parceria entre ator e diretor

Ator e diretor confirmaram mais uma vez terem uma relação duradoura em Hollywood com o lançamento de O Irlandês

Redação Publicado em 16/02/2020, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robert De Niro em cena de O Irlandês e Martin Scorsese em entrevista com Jimmy Kimmel - Netflix/YouTube
Robert De Niro em cena de O Irlandês e Martin Scorsese em entrevista com Jimmy Kimmel - Netflix/YouTube

Tanto nos filmes quanto na vida real, Hollywood é cheia de casos de amor. Mas não são apenas os pombinhos apaixonados que fazem a alegria do público: certos diretores e atores da indústria têm preferência em trabalhar muitas vezes com a mesma pessoa e criam um caso a parte nas narrativas hollywoodianas. 

Um bom exemplo disso é a relação entre Martin Scorsese e o ator Robert De Niro, colegas e profissionais que trabalham juntos em produções já há uma longa data. Desde a década de 1970, os dois vêm produzindo bons trabalhos um ao lado do outro, a começar pelo filme Caminhos Perigosos, de 1973. 

+Leia mais: Leonardo DiCaprio e Robert DeNiro estarão no novo filme de Martin Scorsese, Killers of the Flower Moon

Ao todo, até o momento, foram nove filmes juntos - o mais recente sendo O Irlandês - e um curta-metragem. Mas como essa relação profissional e de amizade se deu ao longo do tempo? Por incrível que pareça, nem Robert De Niro sabe ao certo. ''Esses são apenas personagens pelos quais temos algum entendimento e sentimento", disse ele ao IndieWire em relação aos seus papéis passados com o diretor. "Sempre foi um filme após o outro'', afirmou. 

Scorsese ainda corroborou com o colega e disse ao IndieWire que, através do tempo, ''nada foi planejado ou declarado''. Recordando o passado e tendo como ponto mais recente O Irlandês, Scorsese disse que eles iam se conectando a certos temas e sentimentos que auxiliavam na composição do personagem.

Robert De Niro em cena de Caminhos Perigosos (1973) - (Scorsese Productions)

+Leia mais: Martin Scorsese é flagrado tirando cochilo durante performance do Eminem no Oscar 2020; confira

''As coisas simplesmente aconteceram e, ao longo do caminho, nos encontramos gravitando em torno de temas e emoções que nos obcecavam e de personagens que eram realmente considerados 'os menos entre nós'. Acho que com O Irlandês, nós chegou a uma espécie de ponto culminante'', revelou o lendário diretor de 77 anos. 

Voltando na história, não é certo como, de fato, eles foram apresentados um para o outro. De acordo com o IndieWire, De Niro and Scorsese se conheceram numa festa do roteirista Jay Cox, mas a conexão dos dois foi iniciada ainda na adolescência, uma vez que ambos sabiam que o outro era por intermédio de colegas em comum.

+Leia mais: Eminem, Klaus, O Irlandês e outras surpresas e esnobados na premiação do Oscar 2020

Após a primeira colaboração dos dois dar certo em Caminhos Perigosos, eles não pararam mais e, durante as décadas seguintes, os trabalhos só aumentaram. ''Enquanto continuávamos trabalhando juntos e nos tornamos amigos íntimos, surgiu uma espécie de parceria artística. Tinha a ver com a nossa experiência compartilhada, construindo a partir disso, mas sempre explorando novos territórios, sempre querendo nos surpreender, descobrindo valores e cores que nunca imaginamos'', afirmou Scorsese. 

Parte da dinâmica da dupla envolve as preparações para a construção de um personagem, como dito para a IndieWire. Para Taxi Driver, De Niro dirigiu um táxi; para interpretar o psicopata em The King of Comedy, ele passeava com pessoas que iam atrás de autógrafos. Já para O Irlandês, De Niro passou meio século interpretando caras inteligentes e sagazes. 

Robert De Niro como o personagem Travis Bickle em Taxi Driver (Columbia Pictures)

+Leia mais: Martin Scorsese revela que O Irlandês pode ser seu último filme

"Parte disso é sobre as pessoas serem leais umas às outras", disse De Niro. "Se você cometer um erro, é mais difícil neste mundo do que em outros mundos. Se você não faz o que é esperado de você e faz algum tipo de transgressão, paga com a vida. É uma situação terrível que eu não gostaria que ninguém passasse por isso. É tão determinante'', concluiu. 

Abaixo, confira as produções em que ambos trabalharam juntos ao longo do tempo: 

  • Caminhos Perigosos (1973)
  • Taxi Driver (1976)
  • New York, New York (1977)
  • Raging Bull (1980)
  • The King of Comedy (1982)
  • Os Bons Companheiros (1990) 
  • Cabo do Medo (1991) 
  • Cassino (1995) 
  • The Audition (2015) - Curta-metragem
  • O Irlandês (2019)

+ Quer se sentir dentro da sua série ou filme preferido? Então dá uma olhada nesses jogos incríveis que separamos para você!  

1 - Catan Game Of Thrones, Devir: Cheio de estratégia, este jogo é perfeito para se divertir com os amigos  e promete conquistar o coração dos fãs de Game Of Thrones: https://amzn.to/2OAysRh

2 - Breaking Bad - Galápagos Jogos: Este jogo de tabuleiro conta com mais de 300 peças e é todo baseado na série Breaking Bad: https://amzn.to/2OctiMk 

3 - Star Wars Legion: Ama Star Wars? Então dá uma olhada nesse jogo maravilhoso da saga: https://amzn.to/2D6Bk2R

4 - Quebra-Cabeça Avengers Endgame: Com 2000 peças, este quebra-cabeça dos heróis mais famosos do mundo vai garantir a sua diversão com a galera! https://amzn.to/2D8Ecfz

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Exitoina pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.