CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / LISTA

'Rocketman', sobre Elton John, e outras cinebiografias musicais autorizadas

O filme sobre o ícone britânico chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (30)

Júlia Andrade Publicado em 30/05/2019, às 11h07 - Atualizado às 14h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
'Rocketman' - Divulgação/Paramount Pictures
'Rocketman' - Divulgação/Paramount Pictures

Rocketman é a mais nova cinebiografia com foco em um músico. 

Com estreia em 30 de maio, o longa retrata a vida do ícone pop Elton John, que atingiu a fama musical na década de 1970 e faz muito sucesso até hoje.

Com Taron Egerton como intérprete do artista e direção de Dexter Fletcher, a produção é um musical que acompanha desde o começo da história do pianista e cantor britânico, mostrando seu crescimento pessoal, a vida além dos palcos e a ascensão de sua carreira. 

O filme foi aprovado pela sua inspiração, que literalmente vestiu a camisa do da produção no Festival de Cannes, onde foi exibida. Ele usou uma jaqueta com um bordado do título em suas costas.

Além da mais nova produção, que chega aos cinemas brasileiros no dia 30 de maio, relembre outras produções do gênero que não tiveram problemas com autorização:

The Dirt - Confissões do Motley Crue (2019)

Baseado na autobiografia de Motley Crue, The Dirt, o filme conta a história do grupo de Tommy Lee (Machine Gun Kelly) , Mick Mars (Iwan Rheon) , Vince Neil (Daniel Webber) e Nikki Sixx (Douglas Booth), que formou uma das bandas de rock/heavymetal mais importantes da história. A trama mostra o caminho até a fama, altos e baixos da banda, com seu auge nas décadas de 1980 e 1990.

Com direção de Jeff Tremaine, o longa musical autorizado, produzido pela Netflix, está disponível na plataforma.


Bohemian Rhapsody
(2018)

A cinebiografia conta a história da icônica Queen, banda de rock formada na década de 1970, que estourou por todo o mundo, ouvida até hoje. Com foco na trajetória do inesquecível Freddie Mercury (Rami Malek), o longa remete aos primódios do grupo de Brian May (Gwilym Lee), Roger Taylor (Ben Hardy) e John Deacon (Joseph Mazzello), e acompanha todas as etapas até chegarem ao auge dos auges, mergulhando um pouco mais na vida do falecido vocalista.

Com direção de Bryan Singer, o filme norte-americano fez muito sucesso nos cinemas pelo mundo, tentando trazer a visão dos grandes shows e dos bastidores do grupo pra mais perto de seus fãs.

Roger Taylor e Brian May revelaram ao The Wrap que emprestaram roupas originais para serem usadas nas gravações, dando toda liberdade para que eles pudessem se aventurar com as peça pelo set.

"Por sorte, nós ainda tínhamos muitas dessas roupas. Então, dissemos apenas para que usasse esse arquivo como quisessem", contou May. "Falamos: 'Fiquem à vontade, divirtam-se!'", completou Taylor.

Eles também fizeram questão de que a cena que mostra um conflito na banda, quando Mercury revela que gravará dois discos solo e "racha" o elenco, fosse passada para transmitir a verdade da história.

Elis (2016)

Andrea Horta é Elis Regina em filme que retrata a vida de uma das principais cantoras do Brasil, de voz inconfundível. A produção parte de sua saída do Rio Grande do Sul para o Rio de Janeiro, no começo da vida adulta, e acompanha a ascensão de sua carreira, sem esconder os conflitos pessoais, relacionamentos, filhos e expriências vividas até sua precoce morte. 

O diretor e roteirista do filme, Hugo Prata, disse ao diário de Pernambuco que a família da cantora foi incrível na relação com a produção do longa, dando total liberdade sem exigências ou impedimentos. 

Apesar dele querer dividir todas as etapas do processo com quem realmente conhecia a artista, deixaram Hugo trabalhar do jeito que achasse melhor.


Cazuza - O Tempo Não Para
(2004)

O longa conta a história da carreira do cantor e compositor brasileiro Cazuza (Daniel Oliveira), de forma a retratar seu começo musical, sua ascensão com a banda Barão Vermelho, sua trajetória solo e sua batalha contra a AIDS, que levou o cantor a morte em 1990. Uma história de muita intensidade e fortes emoções, dirigida por Sandra Wernech e Walter Carvalho

Lucinha Araújo, mãe de Cazuza, interpretada por Marieta Severo, disse à Revista Época que adorou o filme e que ele faz as pessoas repensarem seus valores a partir da história de seu filho e ainda afirmou que Daniel deu um show ao interpertar o homenageado.

+ Richard Madden acredita que censurar cenas de sexo gay em 'Rocketman' seria um desserviço

Rocketman chega aos cinemas brasileiros dia 30 de maio.