CineBuzz
Cinema / INDÚSTRIA

Roland Emmerich afirma que grandes estúdios estão destruindo a indústria cinematográfica

Diretor de "Moonfall" criticou Marvel, DC e Lucasfilm por saturar o mercado

Thamyris Couto| @thamy_couto Publicado em 02/02/2022, às 14h12 - Atualizado às 14h30

Roland Emmerich afirma que grandes estúdios estão destruindo a indústria cinematográfica - Reprodução/Instagram
Roland Emmerich afirma que grandes estúdios estão destruindo a indústria cinematográfica - Reprodução/Instagram

Roland Emmerich, responsável pelos grandes "2012", "Independence Day" e o mais recente "Moonfall", expressou sua opinião sobre como os estúdios de grande porte estão afetando negativamente a indústria cinematográfica, fazendo referência à Marvel, DC e Lucasfilm.

Em uma conversa ao Den of Geek, o cineasta foi questionado se o modelo de filmes que tem sido lançado o preocupa e respondeu que sim. “Porque, naturalmente, a Marvel e a DC Comics, e Star Wars , praticamente assumiram o controle. Está arruinando um pouco nossa indústria, porque ninguém mais faz nada original", se posicionou.

Não é uma surpresa o comentário de Emmerich para quem o conhece, visto que ele já falou sobre sua repulsão aos filmes de super-heróis, em particular os da Marvel, que afirmou usar  para dormir em viagens de avião. O diretor já explicou que o ceticismo em relação ao gênero decorre do fato de ele ter crescido na Alemanha muitos anos antes de o conceito de super-heróis ser transplantado com sucesso para esse mercado.

“Havia [ os quadrinhos de As Aventuras de Tintim ], mas eles eram muito infantis e não havia super-heróis. Então é por isso que, no início, os super-heróis não funcionavam na Alemanha. Eles precisavam de 10 ou 15 anos [de filmes] para chegar ao mesmo nível do resto do mundo…. Mas eu nunca encontrei nenhum interesse nesse tipo de filme", explicou.

Por fim, ao citar outras produções saturadas e um exemplo de diretor que consegue mater a autenticidade e construir um grande filme. “E eu acho que, na verdade, Christopher Nolan é o mestre nisso. Ele é alguém que pode fazer filmes sobre o que quiser. Eu tenho um pouco mais de dificuldade, mas ainda tenho um nome grande o suficiente – especialmente quando é um desastre [filme] ou tem algum tipo de tema de desastre".

Foi assim que Emmerich conseguiu o financiamento para "Moonfall", a partir de uma ideia original. "E se a lua não fosse um objeto natural, mas uma “megaestrutura”, como alguns teóricos da conspiração sugerem alegremente? E se essa megaestrutura realmente começasse a cair na Terra? É um conceito que Emmerich está tentando decolar há anos", concluiu o veículo.

Estrelado por Halle Berry ("Ferida") e Patrick Wilson ("Aquaman e o Reino Perdido"), "Moonfall" chega aos cinemas nesta quinta, dia 3 de fevereiro.