CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / EITA!

Sam Elliott critica "Ataque dos Cães" e alusões à homossexualidade em filme de Jane Campion

Ator de "The Hero" e "Nasce Uma Estrela" soltou o verbo durante entrevista

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 01/03/2022, às 16h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sam Elliott critica "Ataque dos Cães" e alusões à homossexualidade em filme de Jane Campion - Divulgação/The Orchard/Netflix
Sam Elliott critica "Ataque dos Cães" e alusões à homossexualidade em filme de Jane Campion - Divulgação/The Orchard/Netflix

O ator Sam Elliott ("Nasce Uma Estrela" e "O Herói") criticou o filme “Ataque dos Cães”, de Jane Campion, durante sua visita ao podcast “WTF” de Marc Maron (via Insider).

Elliott chamou o filme de “merda” e parecia incomodado com a forma com que o longa desconstrói arquétipos clássicos do faroeste, como o dos caubóis. Elliott comparou os caubóis de Campion aos dançarinos Chippendale que “usam gravatas-borboleta e não muito mais”.

É assim que todos esses malditos caubóis naquele filme pareciam”, esbravejou Elliott. “Eles correm de calças e sem camisa. Há todas essas alusões à homossexualidade ao longo do filme.

O anfitrião Maron disse a Elliott que esses temas são “sobre o que o filme trata” - o personagem vivido por Benedict Cumberbatch é um homossexual que não se assume - mas Elliott permaneceu crítico da abordagem de Campion ao gênero faroeste.

Onde está o faroeste neste faroeste?” perguntou. “Cumberbatch nunca saiu com suas perneiras. Ele tinha dois pares de perneiras — uma de lã e uma de couro. E toda vez que ele entrava em algum lugar, ele nunca estava em um cavalo, talvez uma vez – ele entrava na porra da casa, subia as escadas, deitava na cama e tocava banjo. Tipo, que porra é essa?

Elliott chamou Campion de uma cineasta “brilhante”, apesar de não concordar com sua abordagem geral do gênero: “O que diabos essa mulher lá de baixo sabe sobre o oeste americano? Por que diabos ela fez esse filme na Nova Zelândia e chamou de Montana? E dizer que era assim?

O ator indicado ao Oscar alguns anos atrás por sua atuação em “Nasce Uma Estrela”, acrescentou: “Acabei de chegar do Texas, onde estava saindo com famílias – não homens – mas famílias. Famílias grandes, longas, extensas e de várias gerações que ganhavam a vida e suas vidas eram apenas serem caubóis. E cara, quando eu vi aquele [filme], eu pensei: ‘Que porra é essa? Onde estamos neste mundo hoje?'

"Ataque dos Cães" está indicado a 12 Oscars, mais do que qualquer filme este ano. Benedict Cumberbatch estrela como um fazendeiro sádico que torna a vida de sua nova cunhada (Kirsten Dunst) e seu filho (Kodi Smit-Mcphee) em um inferno. O filme está disponível na Netflix.


O Oscar 2022 está vindo aí! Para quem vai a sua torcida na categoria de Melhor Filme?

  • “Belfast”
  • “No Ritmo do Coração”
  • “Não Olhe Para Cima”
  • “Drive My Car”
  • "Duna"
  • “King Richard: Criando Campeãs”
  • “Licorice Pizza”
  • “O Beco do Pesadelo”
  • “Ataque dos Cães”
  • “Amor, Sublime Amor”

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!