CineBuzz
Cinema / EITA!

Sean Penn está na Ucrânia para filmar documentário sobre a invasão russa

Ator vencedor de dois Oscars é conhecido por seu ativismo

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 24/02/2022, às 17h29

Sean Penn está na Ucrânia para filmar documentário sobre a invasão russa - Divulgação/Getty Images: Cindy Ord
Sean Penn está na Ucrânia para filmar documentário sobre a invasão russa - Divulgação/Getty Images: Cindy Ord

O ator Sean Penn está na Ucrânia para filmar um documentário sobre a invasão russa no país. A informação é da Vice Studios (via Variety). O ator apareceu em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (24), em Kiev, capital da Ucrânia, ouvindo autoridades do governo falarem sobre a crise.

Penn visitou a Ucrânia pela última vez em novembro de 2021 e começou a se preparar para seu documentário visitando os militares do país. Na época, fotos da viagem foram divulgadas na época pelo Serviço de Imprensa da Operação das Forças Conjuntas Ucranianas.

Penn visitou o Gabinete do Presidente e conversou com a vice-primeira-ministra, Iryna Vereshchuk, bem como com jornalistas locais e membros das forças armadas ucranianas” desde que chegou à Ucrânia esta semana.

O Gabinete do Presidente emitiu um comunicado através da embaixada ucraniana elogiando o ator e cineasta vencedor do Oscar.

O diretor veio especialmente a Kiev para registrar todos os eventos que estão acontecendo atualmente na Ucrânia e contar ao mundo a verdade sobre a invasão russa ao nosso país”, diz a tradução do comunicado. “Sean Penn está entre aqueles que apoiam a Ucrânia na Ucrânia hoje. Nosso país é grato a ele por essa demonstração de coragem e honestidade”.

A declaração acrescenta: “Sean Penn está demonstrando uma bravura que a muitos outros tem faltado, em particular alguns políticos ocidentais. Quanto mais pessoas assim – verdadeiros amigos da Ucrânia, que apoiam a luta pela liberdade – mais rápido podemos parar essa hedionda invasão da Rússia.

Penn esteve no centro de muitas operações antiguerra e humanitárias ao longo dos anos. O documentário do Discovery Plus de 2020, “Citizen Penn”, relatou os esforços do ator na criação da organização sem fins lucrativos, Community Organized Relief Effort, também conhecida como CORE, em resposta aos terremotos no Haiti de 2010. A CORE também enviou equipes para ajudar no COVID-19 testes e vacinas em todo o país.