CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / O CINEMA DE TIM BURTON

Tim Burton ganhará mostra dedicada à sua carreira em São Paulo

Serão exibidos 42 filmes, entre títulos dirigidos, produzidos e que influenciaram a carreira do cineasta

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 12/01/2023, às 13h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tim Burton ganhará mostra dedicada à sua carreira em São Paulo - Divulgação/Getty Images: Amy Sussman
Tim Burton ganhará mostra dedicada à sua carreira em São Paulo - Divulgação/Getty Images: Amy Sussman

O diretor Tim Burton ganhará uma mostra em homenagem à sua carreira com 42 filmes, sendo 23 títulos dirigidos por ele, um inspirado em uma de suas histórias e mais uma seleção de 18 longas-metragens que são referências na carreira do diretor.

"O Cinema de Tim Burton" acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, de 25 de janeiro a 26 de fevereiro. Será a maior mostra de filmes já realizada em São Paulo dedicada ao cineasta, que recebeu o Leão de Ouro pela sua carreira no Festival de Veneza de 2007.

A retrospectiva apresentará desde um dos primeiros filmes de Tim Burton, o premiado curta "Vincent" (1982), uma homenagem a Vincent Price, ídolo do diretor, até o remake de "Dumbo" (2019); passando por oito títulos estrelados por Johnny Depp, seu mais frequente colaborador, que encarnou personagens icônicos como Edward Mãos de Tesoura; seis longas com a participação da atriz Helena Bonham Carter, ex-companheira de Burton e mãe de seus dois filhos, entre eles "A Noiva Cadáver" (2005) e "Alice no País das Maravilhas" (2010); e "Os Fantasmas se Divertem" (1988), o primeiro longa com Michael Keaton, que depois estrelaria "Batman" (1989), o maior sucesso de bilheteria de Burton, e "Batman: O Retorno" (1992); e, ainda, o filme preferido de Burton, "Ed Wood" (1994), entre muitos outros títulos para o cinema, num total de 19 longas e 2 curtas.

O público também terá a oportunidade de assistir a duas produções de 1982 para a televisão dirigidas por Tim Burton: "João e Maria", um especial feito para a Disney e "O teatro dos contos de fadas: Aladim e a lâmpada maravilhosa", clássica série produzida e apresentada pela atriz Shelley Duvall.

Complementando essa seleção especial, serão exibidos também "O Estranho Mundo de Jack" (1993), de Henry Selick; 18 filmes dirigidos por ídolos de Burton como Roger Corman - "A Pequena Loja dos Horrores" (1960), "O Corvo" (1963), entre outros -, Ed Wood - "Plano 9 do Espaço Sideral" (1959) -, e James Whale - "A Noiva de Frankenstein" (1935) etc.

Além da exibição dos filmes, a mostra promoverá diversas atividades extras, todas gratuitas: o debate “O estranho mundo de Tim Burton”, com a participação dos influencers Patrícia e Fábio Gomes, e mediação do curador Breno Lira Gomes. O debate acontece logo após a sessão de "Os Fantasmas Se Divertem", no dia 4 de fevereiro. O público que estiver na exibição do filme poderá ficar direto para o bate-papo.

Já a palestra “O Fantástico Mundo de Tim Burton” será apresentada pelo crítico e pesquisador de cinema Carlos Primati e também acontece no sábado, 04 de fevereiro, a partir das 10h30.

A masterclass “O expressionismo no Cinema de Tim Burton” será ministrada pela professora e pesquisadora Laura Loguercio Cánepa, no dia 11 de fevereiro, a partir das 10h30. Para a palestra e a masterclass, serão distribuídas senhas meia hora antes do início do evento na entrada do cinema do CCBB.

A produção da mostra também promoverá nos dias 28 de janeiro, 04 e 25 de fevereiro, três ações com cosplays caracterizados de personagens dos filmes dirigidos ou produzidos por Tim Burton. Além disso, crianças (e adultos) que estiverem na mostra no dia 28 de janeiro, de 13h às 17h, poderão ser maquiadas inspiradas nos personagens de "O Estranho Mundo de Jack" ou em outros personagens das histórias criadas por Tim Burton

Serão realizadas também sessões com recursos de acessibilidade (cópia dublada em português, audiodescrição e legenda descritiva) dos filmes "Batman", "Edward Mãos de Tesoura" e "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça", com entrada gratuita (ingressos poderão ser retirados no site e na bilheteria do CCBB.

Por fim, quatro filmes serão exibidos em película 35mm: "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (2005, dublado em português), "A Noiva Cadáver" (2005), "Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet" (2007) e "Sombras da Noite" (2012).

A programação da mostra "O Cinema de Tim Burton" será divulgada em breve no site do CCBB.

Qual foi o melhor filme de 2022? Vote no seu favorito!

  • "Pânico"
  • "The Batman"
  • "Medida Provisória"
  • "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore"
  • "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"
  • "Top Gun: Maverick"
  • "Jurassic World: Domínio"
  • "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"
  • "Thor: Amor e Trovão"
  • "X: A Marca da Morte"
  • "Não! Não Olhe!"
  • "Marte Um"
  • "A Mulher Rei"
  • "Abracadabra 2"
  • "Adão Negro"
  • "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre"
  • "Até os Ossos"
  • "Aftersun"
  • "Avatar: O Caminho da Água"
  • "Glass Onion: Um Mistério Knives Out"

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!