CineBuzz
Cinema / PARABÉNS!

“Titane” recebe a Palma de Ouro no Festival de Cannes; confira a lista de premiados

Um engano de Spike Lee, presidente do júri, que anunciou a vitória do longa de Julia Ducournau antes da hora, marcou a premiação neste sábado (17)

Redação Publicado em 17/07/2021, às 17h36

"Titane", da cineasta francesa Julia Ducournau ("Raw") , recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes - Divulgação
"Titane", da cineasta francesa Julia Ducournau ("Raw") , recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes - Divulgação

O longa “Titane”, da cineasta francesa Julia Ducournau (“Raw”) , recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes. A premiação aconteceu neste sábado (17) e foi marcada por um engano de Spike Lee, presidente do júri deste ano, que revelou o vencedor antes da hora.

No início da premiação, ele foi questionado se poderia revelar o primeiro vencedor da noite. No entanto, o cineasta acabou entendendo que deveria revelar quem havia sido o primeiro lugar daquele ano e declarou, antes da hora, que “o filme que venceu a Palma de Ouro foi ‘Titane’”. Houve uma comoção na hora, para tentar abafar o “spoiler“, e a premiação continuou normalmente até a confirmação da vitória.

Em “Titane”, após uma série de crimes inexplicáveis, um pai reencontra o seu filho, que esteve desaparecido por 10 anos. Com a vitória, Julia Ducournau se torna a segunda mulher a vencer o prêmio principal de Cannes e a primeira a levar o prêmio sozinha. Jane Campion venceu em 1993, por “O Piano”, ao lado de Chen Kaige, de “Adeus, Minha Concubina”.

Outro destaque da premiação foi o prêmio de “Melhor Diretor” para Leos Carax por “Annette”, musical estrelado por Adam Driver e Marion Cotillard. A trama é ambientada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e conta a história de Henry, um comediante com um senso de humor feroz que se apaixona por Ann, uma renomada cantora de ópera. Vivendo um romance sob os holofotes, eles formam um casal apaixonado e glamoroso, até que o nascimento de sua primeira filha, Annette, vira suas vidas de cabeça para baixo.

“Annette” foi o filme de abertura do Festival de Cannes 2021, no dia 6 de julho. A estreia nos Estados Unidos está prevista para o dia 6 agosto e no dia 20 ficará disponível no catálogo do Amazon Prime Video. No Brasil, o longa ainda não possui previsão de estreia.

CONFIRA A LISTA COMPLETA DE VENCEDORES DO FESTIVAL DE CANNES 2021:
  • Palma de Ouro: “Titane”, de Julia Ducournau;
  • Grand Prix: “A Hero”, de Asghar Farhadi; e “Compartment No. 6”, de Juho Kuosmanen;
  • Melhor Diretor: Leos Carax por “Annette”;
  • Melhor Ator: Caleb Landry Jones por “Nitram”;
  • Melhor Atriz: Renate Reinsve por “The Worst Person in the World”;
  • Prêmio do Júri: “Ahed’s Knee”, de Nadav Lapid; e “Memoria”, de Apichatpong Weerasethakul;
  • Melhor Roteiro: Ryûsuke Hamaguchi por “Drive My Car”;
  • Melhor Primeiro Filme (Camera d’Or)Antoneta Alamat Kusijanovic por “Murina”; e
  • Queer Palm: “The Divide” de Catherine Corsini.