CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / LUTO

Topol, protagonista de "Um Violinista no Telhado", morre aos 87 anos

A notícia foi confirmada pela Associated Press, sem citar a causa da morte

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 09/03/2023, às 10h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Topol, protagonista de "Um Violinista no Telhado", morre aos 87 anos - Divulgação/United Artists
Topol, protagonista de "Um Violinista no Telhado", morre aos 87 anos - Divulgação/United Artists

O ator Topol, indicado ao Oscar por sua performance como o leiteiro Tevye no musical "Um Violinista no Telhado" (1971), de Norman Jewison, morreu nesta quinta-feira (9) aos 87 anos. A notícia foi confirmada pela Associated Press, sem citar a causa da morte.

Chaim Topol nasceu em 1935 e ganhou experiência como entertainer na companhia de teatro do exército israelense, e ganhou destaque nos cinemas ao interpretar um imigrante árabe na comédia "Sallah Shabati" (1964), indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Foi pelo filme que Topol venceu o primeiro de seus dois Globos de Ouro - o outro viria em 1972, justamente por "Um Violinista no Telhado", em papel cogitado por Frank Sinatra, Zero Mostel e Rod Steiger.

Apesar de ter perdido o Oscar de melhor ator para Gene Hackman (por "Operação França"), Topol ganhou fama com o leiteiro Tevye. O ator participou de múltiplas montagens de "Um Violinista no Telhado" com o passar das décadas, incluindo nos palcos do West End londrino e da Broadway, recebendo também uma indicação ao Tony.

De acordo com Topol, ele interpretou o papel de Tevye mais de 3.500 vezes em sua carreira - a última delas em 2009, nos teatros de Boston (EUA). Ao contrário de outros atores muito conectados a um só personagem, ele nunca expressou ressentimento: "Quantas pessoas conseguem um papel como esse? Quantos atores têm a oportunidade de serem conhecidos mundialmente? Eu não vou reclamar!".

Topol também viveu Galileu Galilei na cinebiografia "Galileu" (1975); o cientista Dr. Hans Zarkov no clássico cult "Flash Gordon" (1980); e o contrabandista Columbo, um aliado de James Bond (Roger Moore) em "007 - Somente Para Seus Olhos" (1981).

Na TV, seu papel de destaque foi o polonês Berel Jestrow das minisséries "Sangue, Suor e Lágrimas" (1983) e "War and Remembrance" (1988-1989), sucesso de público e crítica na emissora aberta ABC.

O ator se aposentou não-oficialmente em 2010, e passou seus últimos anos administrando a Jordan River Village, instituição de caridade que fundou em Israel. Topol deixa a esposa, Gaia, e três filhas.

O Oscar 2023 está vindo aí! Para quem vai a sua torcida na categoria de Melhor Filme?

  • "Nada de Novo no Front"
  • "Avatar: O Caminho da Água"
  • "Os Banshees de Inisherin"
  • "Elvis"
  • "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"
  • "Os Fabelmans"
  • "Tár"
  • "Top Gun: Maverick"
  • "Triângulo da Tristeza"
  • "Entre Mulheres"

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!