CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / LUTO

Vangelis, compositor de "Carruagens de Fogo" e "Blade Runner", morre aos 79 anos

Compositor venceu o Oscar de Melhor Trilha Sonora pelo filme" Carruagens de Fogo" em 1981

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 19/05/2022, às 15h55 - Atualizado às 15h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vangelis, compositor de "Carruagens de Fogo" e "Blade Runner", morre aos 79 anos - Reprodução/YouTube
Vangelis, compositor de "Carruagens de Fogo" e "Blade Runner", morre aos 79 anos - Reprodução/YouTube

Vangelis, o compositor grego de duas das mais icônicas trilhas sonoras de todos os tempos - "Carruagens de Fogo" (1981) e "Blade Runner - O Caçador de Androides" (1982) —, morreu aos 79 anos de idade.

Representantes do músico afirmaram ao jornal britânico Guardian que ele estava internado em um hospital na França. A causa da morte não foi revelada.

Nascido em 1943 como Evángelos Odysséas Papathanassíou, ele atingiu o auge da fama em 1981, ao vencer o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original pelo longa "Carruagens de Fogo". Sua música chegou ao topo das paradas americanas e por aqui virou tema da corrida de São Silvestre.

Autodidata, Vangelis foi membro do grupo musical Aphrodite's Child e também assinou a trilha de filmes como "Rebelião em Alto-Mar" (1984), "Francesco - A História de São Francisco de Assis" (1989), "Lua de Fel" (1992) e "Alexandre" (2004).

No Twitter, o primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, publicou uma nota de pesar pela morte de Vangelis:

"Vangelis Papathanassiou não está mais conosco. Para o mundo todo, essa notícia triste afirma que o mundo da música perdeu o internacional Vangelis. O protagonista do som eletrônico, do Oscar, do mito e dos grandes sucessos. Para os gregos, entretanto, sabendo que seu segundo nome era Odysséas, significa que ele começou sua jornada nas Estradas de Fogo. De lá, ele sempre nos enviará suas mensagens", escreveu.


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!